Bienal do livro Rio 2013

         
               
                  Boa tarde, leitores!
                É com imenso prazer que digo a todos que acompanham o blog que a equipe da Academia Literária DF estará presente na Bienal do Livro Rio 2013! Estaremos por lá como expectadores do evento e contaremos nossas impressões e experiencias. Além, claro, de encontrar aqueles autores que tanto adoramos encontrar em eventos e voltar com as malas abarrotadas de livros!
                Mas vamos lá, nem todo mundo sabe o que é a Bienal, então aqui vai uma breve apresentação sobre o evento:

                “A Bienal do Livro Rio é um dos maiores eventos literários do país, um grande encontro que tem o livro como astro principal. Para os leitores, é a oportunidade de se aproximarem de seus autores favoritos, além de conhecerem muitos outros. Durante onze dias, o Riocentro sedia a festa da cultura, da literatura e da educação. Nos espaços dedicados às atrações, o público pode participar de debates e bate-papos com personalidades culturais e de atividades recreativas que promovem a leitura. Atraente e diversificada, a Bienal do Livro Rio é diversão para toda a família!”  Bienal do Livro Rio 2013

             O evento, que comemora 30 anos de existência nessa edição, começou nos salões do Copacabana Palace, em 1983 e hoje abrange um território de 55 mil metros quadrados, localizado no Riocentro, a Bienal é um dos maiores acontecimentos, se não for o maior, literário do Brasil que movimenta editoras, escritores e leitores do país inteiro.
                Mas o que esperar desse evento?
                Listei aqui algumas atrações:

- A Bienal vai homenagear a Alemanha. Vários escritores que fizeram carreira por lá estão vindo expor seus livros aqui. O grande lance em minha humilde opinião vai ser para o intercâmbio literário entre Brasil e Alemanha.
 
- Amazon e Kobo vão estar presentes na Bienal. Os gigantes da leitura digital confirmaram presença, sendo esta a primeira vez que ambos participam de eventos literários no Brasil.


- A bienal deste ano está virando seus olhos para os jovens leitores e criou o Acampamento na Bienal. Um espaço para leitores e autores se encontrarem, trocarem ideias e histórias fantásticas. Além de palestras, haverá um concurso cultural de Fan Fiction, onde os três vencedores levarão vários livros autografados (até o momento não divulgados). Nomes de peso na literatura brasileira como Raphael Draccon, Thalita Rebolças, André Vianco, Carolina Munhoz, Eduardo Spohr e Leonel Caldela vão estar por lá.

- Mulher e ponto será um espaço de debates sobre assuntos do universo feminino. O ambiente será inspirado na delicadeza feminina, trazendo ao público personalidades, escritoras e jornalistas para debater com o público a literatura sob o olhar feminino abordando temas como amor, sexo, filhos entre outros.

- Café Literário reunirá diversos autores nacionais e internacionais para bate-papo sobre os mais diversos temas.

- PornoBienal. Assunto tabu em muitos lugares e que vem sendo cada vez mais difundido na literatura, a bienal abre espaço para um debate proibido para menores sobre a literatura erótica.


- Grito de independência. Não se trata de uma atração, mas sim de um manifesto simbólico dos escritores brasileiros por mais voz e espaço no mercado editorial. Criado pela escritora Janaina Rico, ainda não tenho muitos detalhes, mas haverá uma concentração no dia 07 de setembro para que o manifesto tenha início.

                Existem dezenas de outras atrações que podem ser conferidas no site oficial do evento.


                E você? Qual a atração mais aguardada? Qual o escritor mais aguardado? Comentem!
Luciano Vellasco

Sou o cara que brinca de ser escritor e se diverte em ser leitor. Apaixonado por livros, fotografia e escrever. Jogador de rpg nos domingos livres, colecionador de Action Figures e Edições Limitadas de jogos. Cinéfilo, amante de series e animes. Estou sempre em busca de conhecer novas pessoas e aprender com cada uma delas e por último, mas não menos importante: um lendário sonhador.
Leia Mais sobre o autor

Comentários
3 Comentários

3 comentários :

Deixe o seu comentário!