Dicas Para Ler Mais



É fato conhecido que nossa média de leitura aqui no Brasil é de, infelizmente, apenas  4 livros por ano – o que é uma média muito baixa. Então, temos aqui algumas ideias que podem ajudar a mudar isso e incentivar quem não tem o hábito de leitura e, para aqueles que já adoram ler, essa lista pode ajudar a se organizar e aumentar o número de livros por ano. Que tal tentar seguir essa lista e ver se ela vai ajudar a mudar nossa média aqui no Brasil?

1 – Leia aquilo que te agrada. Escolha livros que tenham a ver com sua personalidade. Analise a capa, leia o título, leia a sinopse – se mesmo depois disso ainda estiver em dúvida, pesquise sobre o livro para saber das opiniões de quem já leu para saber se ele combina, ou não, com seu estilo. Quando lemos um livro com o qual nos identificamos a leitura é muito mais prática e fluída. Não tem sentido se forçar a ler algo que você não gosta só pra agradar a alguém.

2 – “Livros são caros”. Essa é a maior justificativa que alguns dão para não lerem tanto. Mas, nem sempre isso é verdade. Temos várias promoções durante o ano em muitos sites para todos os tipos de livros, descontos de até 80%-90% em alguns casos. “Ah, mas eu não tenho cartão pra comprar online”. Sem problemas, existem os sebos/sebinhos onde podemos adquirir vários livros em bons estados e por um preço excelente. Em último caso, basta pegar emprestado com algum amigo que leia – se cuidar do livro, aposto que esse amigo não se importará em lhe ajudar.

3 – Crie metas. Tente ler cada vez mais livros, aumentando aos poucos o número de livros que deseja ler no ano. Dessa forma você estará criando um hábito de leitura e se forçando a cada vez mais superar seus próprios limites. Não precisa ser algo esdrúxulo, um livro a mais a cada ano já é muito bom, principalmente pra quem está desenvolvendo esse hábito de leitura por agora.

4 – Faça uma lista de livros. Escreva uma lista com todos os livros que você gostaria de ler e selecione quais destes livros você pretende ler durante o ano, fixe essa lista em algum lugar – ou faça a lista pelo site do skoob – e vá se policiando para conseguir cumprir essa lista até o final do ano. Com isso fica mais fácil não perder o foco da leitura ou acabar esquecendo que livro estava lendo quando a vida fica muito corrida (escola, faculdade, trabalho, etc...).

5 – Se desafie. Não é só porque o livro que aquele seu amigo te recomendou – e não agradou no início – que você deva desistir de ler. Tente ler mais algumas páginas e dar uma chance para a história, alguns livros possuem um começo mais parado, mas, a medida em que avançamos na leitura, percebemos que a história começa a engrenar e o livro fica muito melhor. Então, não é só porque as primeiras páginas foram chatas que você deve desistir de um livro.

6 – Dê livros de presente. Que melhor maneira de incentivar a leitura do que essa? Muitas vezes ficamos em dúvida sobre o que comprar para presentear um amigo (parente, colega de trabalho, afins...), por que não escolher um livro que combine com a pessoa e presenteá-la? Isso faz com que seu círculo de amigos leitores aumente e, em alguns casos, você pode acabar criando o hábito de leitura em outras pessoas. Que tal tentarmos isso de vez em quando? (eu aceito livros de presente, ok? xD)

7 – Não sabe o que comprar para ler? Peça ajuda e indicação para amigos ou até mesmo para os atendentes da livraria, com certeza eles terão pelo menos um livro para indicar que deve chamar sua atenção. Ou então, se preferir, faça uma pesquisa na internet sobre o gênero literário que você mais gostar, você terá acesso à uma lista enorme – basta escolher e ir às compras.

Essas são pequenas opções do que podemos fazer para ler mais. E você? Já tem uma técnica para aumentar seu nível de leitura? Alguma outra sugestão para incluirmos aqui?


E, o mais importante, qual a sua meta de leitura pra 2014? 
Comentários
1 Comentários

Um comentário :

  1. Comecei a comprar livros a pouco mais de 5 anos. Antes disso, quando era adolescente, era rata de biblioteca. Sério, toda semana ia à biblioteca da cidade e também da escola. A atende dessa última até sabia o número do meu registro de cor. Lia dois livros por semana e esgotei os livros que me interessava na biblioteca da minha escola. É claro que tinha tempo sobrando na época, coisa que não tenho hoje. Mas, do mesmo jeito que a falta de $$$ não me impedia de ler quando era adolescente, a falta de tempo também não me impede hoje. Só não leio tão rápido quanto antes. Ma quem disse que tenho pressa?
    Ótimo post e ótimas dicas!!!!

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!