DIVULGAÇÃO: Entrevista com o autor Maurício Gomyde


Boa noite, leitores!
É amanhã o evento de lançamento do livro "A máquina de contar histórias", do autor +Maurício Gomyde, lançado recentemente pela Novas Páginas, selo do Grupo Editorial Novo Conceito. E para promover o evento, fizemos uma postagem sobre as obras do autor e agora postamos uma entrevista que alguns blogueiros do DF fizeram em parceria para divulgar o trabalho deste grande autor. Confiram abaixo:



1 - Quem é Maurício Gomyde?

R: Toda vez que me perguntam isso, a resposta sai diferente... rs. Talvez seja porque eu esteja mesmo em constante transformação. As coisas têm acontecido tão rapidamente, que preciso me reinventar todos os dias pra tentar continuar sendo o mesmo. Sou um contador de histórias, nada além disso. No momento, sou o chefe de família que precisa fazer das tripas coração pra reconquistar o amor das filhas. Sou meus livros e histórias, é isso. 

2 - Quando decidiu que queria ser escritor? E a sua família te apoiou nessa escolha?

R: Decidi já num momento em que o apoio da família tinha pouca importância no resultado. Digo, eu me descobri como escritor meio que por acaso. Nunca tive aquele sonho de infância, em que poderia dizer “algum dia vou escrever um livro”. O “O Mundo de Vidro” saiu meio que naturalmente. Quando vi, estava escrevendo. De qualquer forma, minha família torce demais para que as histórias saiam bacanas e a turma goste.

3 - No começo de sua carreira, ao escrever o primeiro livro, você já estava decidido por se lançar como autor independente? Ou a ideia foi tratada como uma "última opção"?

R: Esta foi uma decisão consciente. Eu não queria ter de escrever e sair esperando a “boa vontade” de uma editora em publicar meus livros. Eu queria era lançar logo. Quando termino o livro, fico agoniado para vê-lo pronto e na minha mão. E com as facilidades que a internet proporciona, nem pensava duas vezes. Eu gosto de fazer parte do processo, de verdade. Gosto de escrever, participar da capa, da diagramação, de fazer o booktrailer, correr atrás da divulgação, fazer eventos e ir até os Correios postar os livros vendidos. Ser independente é uma opção que envolve sentir o prazer do processo, e, por quatro livros, foi muito bom. Quando decidi aceitar a proposta da editora, foi porque senti que precisava dar um passo além, ter meus livros com mais exposição.

4 -  O que é ser escritor pra você? E qual a parte mais difícil dessa profissão?

R: Trato a literatura como algo que me dá um prazer imenso. A parte que mais gosto, se eu for apontar uma, é o ato de sentar e escrever, de contar a história, de pesquisar e ver que o papel vai aceitando algo que a mente vai bolando. Acho que não há parte difícil, é tudo muito prazeroso. E enquanto me der prazer, vou fazer. Se começasse a ficar difícil e penoso, acho que partiria para outra.

5 - Agora que você tem uma editora para publicar seus livros, podemos esperar por uma reimpressão dos livros lançados de forma independente?

R: Então, ainda estamos estudando isso. Eles disseram que vão escolher um para fazer. Mas só vou considerar mesmo quando o vir pronto. Por enquanto, continuo divulgando de forma independente e vendendo exclusivamente por minha loja virtual. De qualquer forma, acho que meus livros independentes ainda poderiam ter uma carreira bacana, já que 99% das pessoas ainda não os conhecem.

6 - Você tem alguma dica para os autores que querem começar a publicar de forma independente como você?

R: Nossa, são tantas ideias. Mas lembro que as dicas nunca devem ser levadas ao pé da letra, porque funcionam de jeitos diferentes para cada pessoa. Talvez eu dissesse para a pessoa não temer o trabalho. Há tanta coisa pra fazer! O autor independente não pode se acomodar. Tem de se divulgar bem e procurar se cercar de bons profissionais (capista, diagramador, leitor crítico, revisor, leitor beta).

7 - Por não ter uma editora, com todo o marketing de divulgação de novos livros para te ajudar, como era a divulgação do seu trabalho? Qual foi a importância dos blogs literários? 

R: Os blogs literários foram, e são ainda, fundamentais para a divulgação do meu trabalho (e de todos os autores, claro!). É tanta gente abnegada, que divulga pelo prazer de fazer literatura, de amar os livros, de curtir os autores! Isso não tem preço para o autor. Sou grato demais a todos os blogueiros parceiros, que sempre “abraçaram a causa”. Como a entrada nos grandes canais de mídia é sempre difícil, está aí uma excelente forma de chegar a lugares e pessoas a quem jamais chegaríamos.

8 - Deixe um recado para os leitores do blog

R: Espero que os leitores apareçam sempre, deem chance aos novos autores nacionais. Há muita gente bacana escrevendo livros ótimos, histórias sobre nós, sobre nossos lugares e coisas. E pra quem quiser conhecer mais um pouco sobre mim e sobre meu novo livro “A Máquina de Contar Histórias”, estou em todas as redes sociais e no mauriciogomyde.com. Obrigado demais por este espaço incrível.


É isso pessoal, vemos vocês no evento de amanhã. Vamos dar aquela força a literatura nacional!


Luciano Vellasco

Sou o cara que brinca de ser escritor e se diverte em ser leitor. Apaixonado por livros, fotografia e escrever. Jogador de rpg nos domingos livres, colecionador de Action Figures e Edições Limitadas de jogos. Cinéfilo, amante de series e animes. Estou sempre em busca de conhecer novas pessoas e aprender com cada uma delas e por último, mas não menos importante: um lendário sonhador.
Leia Mais sobre o autor

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!