Livros Diferentes, Capas Iguais.

Livros 

Diferentes, Capas Iguais




Olá leitores amados, tudo bem? Como vocês estão?

Então hoje quero falar sobre algo que recentemente aconteceu comigo e quase pirei achando que estava louca. Peguei um livro e falei: "é esse que eu estava procurando" e quando fui ver não era o livro que eu queria. Sim, eram livros diferentes, capas iguais. Isso já aconteceu com vocês? 

Primeiramente achei estranho, pois na minha cabeça as pessoas pagavam por um fotógrafo, modelo, cenário, iluminador e coisas assim para ter uma capa linda. Mas e quando fica idêntico? Aí meu amigo é plagio mesmo (hahaha). Com essa dúvida/curiosidade fui à pesquisa, vasculhei conteúdo de uns blogs literários e trago aqui para vocês uma coluna em que mostro diferentes livros pelo mundo que utilizam imagens iguais (ou semelhantes), com o intuito de divertir e surpreender o leitor com tais paridades.

Antes de qualquer coisa vamos explicar o motivo à razão de isso acontecer.

1° - O meu pensamento de contratar um fotógrafo e ter uma foto exclusiva para a capa de um livro não compensa em termos financeiros.

2° - Para a produção de uma única imagem, às vezes é necessário providenciar o transporte para ir até algum lugar adequado, contratar um ou vários modelos, providenciar o figurino, a maquiagem… sem contar a própria câmera fotográfica, que precisa ser profissional para garantir uma imagem de boa qualidade.

3°- Diante de todo esse trabalho, algumas editoras, na hora de fazer a arte do livro, preferem acessar os famosos bancos de imagem, como Getty Images e Shutterstock, e comprar – ou simplesmente baixar – uma imagem feita por um fotógrafo profissional.

Apesar da comodidade, isso implica em um probleminha: capas muito parecidas.

Obviamente muitas editoras vão escolher a mesma foto, tornando as capas extremamente idênticas ou até mesmo minimamente semelhantes, mas quando o trabalho gráfico é bem feito a mesma foto pode ficar completamente diferente.

Uma mesma imagem pode ser utilizada para um livro de romance e um de suspense, por exemplo, depende do tipo de tratamento que ela vai receber. Um aspecto positivo para autores e editoras que adquirem imagens de bancos de dados é optar por comprar uma imagem crua ou natural e transformá-la – seja com trabalhos de cor ou cortes diferenciados.

Exemplo de tratamento: desfocar, efeitos de cortes, clarear, imagem original, foco na modelo da imagem original, distorção, entre outros. Outro exemplo que pode acontecer é um livro foca na modelo da imagem original e o outro nos mostra a imagem original mostrando que não era apenas uma modelo e sim um casal na imagem.

Muito bacana isso, é claro que confunde um pouco, mas pelo menos as capas são diferentes (e todas baseadas em uma mesma imagem, ou seja, o problema não é comprar uma imagem de banco de dados, mas sim, não trata-la e adequá-la de acordo as particularidades de cada livro). 

Não vou entrar na questão de quem “copiou” quem porque isso é algo muito complicado de fazer. Há muitas capas de livros espalhadas por aí, e aposto que muitas editoras nem sabem que estão produzindo uma capa igual à outra já lançada!

Eu particularmente não vejo problema algum em fazer capas com fotos disponibilizadas em bancos de imagem. Só acredito que para um autor não deve ser muito agradável ver um livro com uma capa igual ao dele, mas, sendo bem sincera – e bem clichê – é o conteúdo que importa, certo?


Confiram as imagens desse post e me digam se elas são capazes de gerar confusão?

  • A Hospedeira, de Stephenie Meyer & De Beproeving, de Tess Franke
    • Neste dois livros a diferença é o clareamento da imagem e o corte da imagem.


  • Yume, de Kamile Girão & Reincarnate Belovely, de Loren Manns
    • Os dois possuem a mesma imagem, sendo diferenciados apenas por alguns efeitos como cores, desenho e decoração.


  • Para Sempre, de Alyson Noël & North of Beautiful, de Justina Chen Headly
    • Os dois possuem a mesma modelo, porém cada uma está de um lado (efeito de espelho) e com uma imagem sobreposta, um no caso é a rosa e a outra uma bússola.



E aí, ficaram curiosos com as capas assim como fiquei? Então preparem o coração que coloquei mais imagens como essas na nossa página do Facebook da Academia Literária DF.

Para ver mais imagens clique no símbolo da Academia:


.

“Vale lembrar que essa coluna não tem a intenção de julgar as editoras envolvidas. O trabalho de produção de uma capa pode seguir três linhas: comprar os direitos autorais da capa original, produzir uma nova capa com imagem própria ou comprar uma figura em um banco de dados virtual para trabalhar em uma nova capa para o livro. Sendo assim, podem sim ocorrer coincidências entre as imagens provenientes dos bancos de dados do tipo online, fato que não desmerece o trabalho editorial de um livro.”

Se vocês tiverem capas para sugerir coloquem nos comentários ou mandem para nosso email 

academialiteráriadf@gmail.com




Fontes:
Comentários
4 Comentários

4 comentários :

  1. Oi! :)
    Adorei o post, ainda mais porque isso aconteceu com o meu livro e as pessoas vivem me perguntando porque eu copiei a capa do outro livro... e não é bem assim... enfim, é sempre bom esclarecer as coisas.

    Beeeijos.

    ResponderExcluir
  2. Nossa :O
    Eu realmente amei saber mais sobre essa parte do mundo literário. É importante mesmo ver os motivos, a gente acaba analisando com outros olhos essas mesmas capas. Senão for pedir muito parceira será que pode enviar a imagem? Queremos esclarecer exatamente isso (:
    Que bom que você adorou parceira, fico feliz.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Eita! Nunca aconteceu comigo, nem sabia que era possível e fiquei bastante surpresa! Vivendo e aprendendo! Mas isso me faz lembrar essas marcas menos famosas que usam cores e logotipos parecidos com os de marcas da moda para tentar enganar o consumidor... será que disse besteira?

    Beijos
    www.serleitora.com.br

    ResponderExcluir
  4. Pode acontecer sim Érica, afinal gente de má fé estão misturados, infelizmente, entre nós. Mas aqui no caso são os acesso aos famosos bancos de imagem, onde a pessoa pode comprar ou baixar uma imagem feita por um fotógrafo profissional e por isso as imagens são as mesma e as capas parecidas.

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!