CONSIDERAÇÕES - Semana do Livro Nacional - DF





                Olá, prezados leitores.
                No último sábado, dia 25 de julho de 2015, ocorreu no auditório da Livraria Leitura do Shopping Casa Park a etapa Brasília do Semana do Livro Nacional. O evento, que já está na sua 3ª edição, foi realizado em várias cidades brasileiras durante essa semana que passou. Aqui em Brasília, a organização ficou a cargo de um grupo de blogueiros engajados: nós da Academia Literária-DF, Leitora Sempre, Mundo B, Ponto Para Ler e Segredos Entre Amigas. Na reta final da preparação para o evento e também no grande dia, recebemos a importante ajuda da blogueira do blog Brooke Bells. Tivemos o apoio da Livraria Cultura e o patrocínio do Sindicato dos Escritores do DF.



                Os leitores de Brasília puderam conhecer de perto e se inteirar um pouco mais sobre o trabalho de 10 talentosos expoentes da literatura brasileira. Da Capital Federal, tivemos a participação dos escritores Bárbara Morais, Dérik Reis, Flávio Vieira, Laís Rodrigues, Nestablo Ramos, Patrícia Baikal, Victor Gomes e Vivianne Fair. Da cidade de Lauro de Freitas (Bahia), tivemos a presença de Silvia Fernanda; e de Santa Maria (Santa Catarina), recebemos Enéias Tavares. Comandando esse time de feras, nosso talentoso e sempre bem humorado mediador, o escritor e jornalista Marcos Linhares.




                Foi uma tarde divertidíssima.
Divididos em 02 blocos, os escritores falaram sobre suas obras, suas carreiras, suas experiências com o mercado editorial, planos futuros e novidades. O cenário literário brasileiro foi assunto frequente no bate papo. Houve momentos mais descontraídos com piadas, brincadeiras e comentário sobre particularidades interessantes das obras de cada palestrante. E houve momentos em que a conversa tomou rumos mais sérios, abordando questões como a dificuldade para um autor nacional conseguir espaço no mercado brasileiro e a recente tramitação no Senado da lei referente ao preço fixo do livro.
Como não poderia deixar de ser, houve também o sorteio de brindes. Essa parte deve-se integralmente a generosidade dos nossos escritores convidados e suas respectivas editoras, que gentilmente ofereceram os brindes. E que generosidade! Para alegria da galera, sorteamos muuuuuuuitos livros. Além dos livros dos nossos palestrantes, dois autores que vieram ao evento prestigiar seus colegas também doaram exemplares de suas obras para serem sorteados entre os brindes: Kássia Monteiro e L.R. Arantes. E não foram apenas livros não. Entre os itens especiais, tivemos uma caneca linda doada pela Patrícia Baikal; ilustrações exclusivas feitas pelo Nestablo Ramos, que também ofereceu dois passes para um sortudo participar de seu programa Enerdizando, na Rádio Federal; uma bandeja artesanal repleta de mimos feitos pela própria Vivianne Fair e uma prova com quase todas as ilustrações do livro para colorir que a autora está preparando para lançar em breve. Em homenagem ao nosso segundo aniversário, a Academia doou um lindíssimo porta-marcador artesanal, confeccionado por nossa amiga, artesã Alê Arte.
Para encerrar o evento, tivemos a sessão de autógrafos. Os autores novamente deram um show de simpatia e cordialidade e todos os fãs foram atendidos com o maior carinho. Muitas selfies, risadas e conversas descontraídas marcaram esse momento de confraternização.

***

Confraternização. Essa é a palavra que melhor define esse evento. Foi uma tarde para celebrar o talento de gente da nossa terra, celebrar a criatividade e a imaginação do povo brasileiro. Foi uma tarde para reencontrar velhos amigos e conhecer novos. Foi uma tarde para apreciar bons momentos que só a literatura pode proporcionar.
Aos nossos escritores convidados, a todos e a cada um em especial, nosso muito obrigado por dividirem seu tempo, suas experiências, seus sonhos e suas história conosco.
Ao público que esteve presente, nosso agradecimento sincero. Tudo o que todos nós fazemos, blogueiros e escritores, é para levar a vocês um pouquinho do lindo mundo das estórias escritas, desenhadas, narradas.
Esperamos que todos tenham se divertido e curtido a tarde. Pra relembrar alguns desses momentos, vejam as fotos do evento aqui.



Obrigado a todos e até o próximo evento! 
Helkem Araujo

O meu mundo não é como o dos outros, quero demais, exijo demais; há em mim uma sede de infinito, uma angústia constante que eu nem mesma compreendo, pois estou longe de ser uma pessoa; sou antes uma exaltada, com uma alma intensa, violenta, atormentada, uma alma que não se sente bem onde está, que tem saudade; sei lá de quê! - Florbela Espanca
Leia Mais sobre a autora

Comentários
2 Comentários

2 comentários :

  1. Muito divertido e descontraído! Espero que se repita por muitos anos! :D

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo evento galera! Foi super divertido e interessante ^^

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!