Considerações: Encontro de fãs - Harry Potter


                    Eu confesso: sou trouxa.
                Nunca li Harry Potter na vida. Assisti os filmes, mas fiquei por ai. E claro que, como leitor, isso não conta muito. Digo para meus amigos que não gosto muito do personagem Harry Potter (talvez isso mude se eu ler os livros, não é mesmo?). E sou crucificado por isso, pois antes mesmo de tentar entender que estou falando de um personagem e não do universo (os dois tem o mesmo nome) já fui jogado no Hades dos piores dos piores. E não é para menos, afinal, é Harry Potter.
                Não estou me justificando nem nada. Você que está lendo isso pode me atirar nas profundezas do Hades também, como tantos outros. Mas é preciso analisar minha história com a leitura para entender porque não cresci acompanhando a saga do bruxo mais importante do mundo literário. Mas isso vai ficar para outro post. O que estou querendo dizer com tudo isso é que apesar de não ter lido nenhum livro, eu entendo perfeitamente o poder de persuasão do universo criado pela autora J.K de produzir novos leitores.

Alguém da um troféu para esses pais :)
               Querem uma prova? Vejam a garotinha da foto acima. Aos 9 anos ela lê livros mais grossos do que eu lia quando tinha a idade dela. Para um país que lê em média 4 livros por ano isso é fantástico! Isso deve ser visto, ouvido e falado. Isso é notícia. E por quê? Porque, quando ela acabar os sete livros, ela vai querer mais. E a partir dai, não existe limite. Não é assim que formamos novos leitores? Dando mais conteúdo para eles devorarem? Acredito que esse seja o maior objetivo de um blogueiro literário: fazer seus leitores lerem mais. Mas isso também fica para outro post.

Esse pessoal fez muito bonito nesse evento com esses cosplays *-*
                Quando vi que outros estados teriam algum evento sobre H.P. e Brasília (mais uma vez) ficaria de fora, sabia que deveria tentar algo, que deveria correr atrás. Minha intenção, desde que comecei a promover eventos sempre foi tornar Brasília um centro de eventos importantes, assim como são outros estados como Rio e São Paulo. Um sonho distante, de fato. Sozinho eu jamais vou conseguir tal feito. E é por isso que eventos como esse são importantes. Trazer Harry Potter para cá trouxe, ao menos para mim, mais uma prova que Brasília têm sim um público leitor forte. Eles só precisam da motivação certa para aparecer. Só assim para explicar o motivo de eventos que são executados no mesmo lugar, na mesma hora, e não tem o mesmo número de pessoas (a diferença às vezes é gritante).

#somostodosrafael xD
            Sobre o evento em si, não tenho muito o que dizer. Só posso comentar que foi fantástico ver mais de 30 pessoas antes das 15h da tarde me esperando para o evento começar (ok, os brindes para os primeiros ajudaram, mas mesmo assim, foi legal). Foi demais ver a participação de todo mundo nas brincadeiras. Foi demais ver o pessoal suspirando pelos prêmios e com um sorriso genuíno quando conseguiam ganhar algum deles. Só tenho a agradecer a todos vocês por fazer tudo isso valer a pena.
               No mais, quero deixar um recado para vocês, Pottermaníacos: apareçam onde estiverem. Não só por causa de Harry Potter, não só por causa daquela série de livros do momento, não só por causa de brindes. Mas por causa do amor e carinho que temos pelos livros, que são responsáveis por unir pessoas de diferentes crenças e gostos. Meu apelo é que vocês se unam para tornar Brasília um palco para grandes eventos literários, dignos da vontade de vocês consumirem literatura. Pensem e reflitam sobre isso. Imaginem um dia que, para ver um grande autor, um escritor que vocês admiram muito, seja preciso pegar um ônibus ou metrô para vê-lo, ao invés de pegar um avião para o Rio ou São Paulo.
               Obrigado pelo evento maravilhoso. Vocês são d+!
                             

Um agradecimento especial ao pessoal da livraria Leitura do Conjunto Nacional que super nos apoia e ajuda nos eventos, para a Rocco, que nos apoiou com os brindes. Para as meninas do Café Nerd, vocês são demais e já quero todos os seus produtos. Para o casal do Hidromel, foi uma grata surpresa (se estiverem lendo isso, manda os contatos para divulgarmos). E finalmente, aos meus amigos que sempre me apoiam nesses eventos e evitam que eu fique louco rs

Fotos do evento: aqui.

Até breve, leitores ;)
               




Luciano Vellasco

Sou o cara que brinca de ser escritor e se diverte em ser leitor. Apaixonado por livros, fotografia e escrever. Jogador de rpg nos domingos livres, colecionador de Action Figures e Edições Limitadas de jogos. Cinéfilo, amante de series e animes. Estou sempre em busca de conhecer novas pessoas e aprender com cada uma delas e por último, mas não menos importante: um lendário sonhador.
Leia Mais sobre o autor

Comentários
2 Comentários

2 comentários :

  1. Uma pena eu não ter conseguido ir. Pelo visto foi muuuuuito bom (já pode fazer outro porque já quero ir). E fico feliz que tenha sido um sucesso!! Por mais eventos assim em Brasília 💚 sério, estamos carentes de eventos literários 😉
    PS.: Também não sou fã do Harry (ou do Rony) 🐍🐍🐍

    ResponderExcluir
  2. Que post legal *-*
    Eu também nunca tinha lido HP até então, e só fui mudar isso esse mês (já estou no segundo livro), e é incrível a forma com essa série influenciou tanta gente a entrar no mundo da literatura, e acho que não tem coisa melhor que isso.
    Em relação aos eventos em geral (por parte das editoras), acho que deveria ter maior amplitude em relação as cidades, já que quase sempre são escolhidas as mesmas, e por muitas das vezes o nordeste acaba sendo esquecido, mas é a vida né?! O que importa é que independente de eventos ou brindes, o nosso coração de leitor nunca vai morrer. Beijo!

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!