Brasiliana Steampunk - Suplemento Escolar

Olá, queridos leitores! Como estão? 

Hoje quero compartilhar com vocês uma novidade maravilhosa. Nosso parceiro Enéias Tavares revelou qual é o projeto que pretende levar para a Bienal do Livro de São Paulo (não, ainda não é o segundo volume da série, mas é tão empolgante quanto) Trata-se do Suplemento Escolar de Brasiliana Steampunk


Uma nova visão dos clássicos



Quem leu o livro do autor ou acompanha o trabalho dele e de seus parceiros nas redes sociais sabe que Enéias reinventa alguns personagens da nossa literatura clássica no Universo de Brasiliana Steampunk. Isaías Caminha, Simão Bacamarte, Doutor Benignus são alguns exemplos. E sabemos o quanto muitos potenciais leitores abandonam os livros (acreditem ou não, eu fui um caso) por conta de nossas escolas inserirem em nossas grades de ensino livros clássicos que estão muito além da capacidade de leitura da maioria dos estudantes. Antes que critiquem, é obvio que a literatura clássica deve ser ensinada, mas a forma como é repassada aos alunos é que tem de se adequar a nossa realidade. E assim como o RPG me fez voltar a ser um leitor voraz, acredito que esse suplemento terá o mesmo efeito de tentar trazer uma nova geração de pessoas de volta a literatura. Bom, já falei demais. Vocês devem estar se perguntando: O que é esse suplemento?


Do que se trata

Com artes de Karl Felippe, cores de Poliane Gicele, diagramação de Jessica Lang e texto de Enéias Tavares, este suplemento gratuito acompanha uma série de outras ações e conteúdos promovidos pela Universidade Federal de Santa Maria, o projeto de extensão Bestiário Criativo, a editora Casa da Palavra/LeYa e a Escola de Economia Criativa do Grupo Epic. Nele, além de ilustrações belas ilustrações, mapas e artes inéditas, você encontrará todas as referências literárias da série, além de descobrir atividades práticas para sala de aula, que motivarão seus alunos a redescobrir os mundos criados por Machado de Assis, Raul Pompeia, Lima Barreto e outros autores tão importantes à nossa cultura nacional. 

Obs: A Academia teve acesso ao suplemento e podemos dizer com toda propriedade o quanto está esplendido! Ficaram curiosos, né? Luciano Vellasco, este que vos escreve estará lá no lançamento! E por falar nele: 

Recorte de uma das páginas do suplemento. 

Lançamento

Anunciado recentemente na página do autor, o suplemento será lançado no dia 03 de Setembro, as 14h no stand da Leya. E no dia 7 de Setembro para o resto do Brasil em um evento online. O evento também inaugurará a seção educacional do site oficial da série, numa ação conjunta com o Conselho Steampunk e a Dot Web, onde serão disponibilizados um e-book sobre a dimensão transmídia da série, conteúdos inéditos para serem baixados e outras novidades. O evento pode ser encontrado neste link. Aproveitando a oportunidade, conheçam também a página "Bestiário Criativo" (em breve farei um post só sobre isso), cujo  principal objetivo é "organizar atividades que discutam economia criativa, aproximando profissionais, artistas, professores e estudantes tanto de Santa Maria como também de outras cidades do Brasil".



Nas palavras do autor

Será um chamado às armas para não apenas redescobrirmos quem somos enquanto brasileiros, como também a recriarmos a nossa cultura num presente que mais e mais precisa dela. Está sendo muito bom ver professores e alunos engajados e conversando sobre arte, cultura e memória nacional. Espero que este suplemento, que iremos lançar oficialmente na Bienal do Livro SP, no dia 3 de setembro, consiga comunicar o quanto a nossa cultura nacional pode ser bela, divertida, instigante e desafiadora.

Enéias Tavares


Quem ai está empolgado? Curtam, compartilhem e apoiem a ideia. Iniciativas como essa devem ser valorizadas, pois a nossa literatura precisa de homens e mulheres audaciosos e criativos para mudar o nosso cenário atual. E assim como eles estão nessa batalha, a Academia e outros blogueiros estamos na mesma linha de frente para levar a você, querido leitor, conteúdos de qualidade. Como sempre digo: nada disso é possível sem a ajuda de vocês ;)


Obs2: Não se esqueçam que o jogo "Cartas a Vapor" se encontra em financiamento coletivo! Mais informações neste post. Enéias Tavares é autor parceiro da Academia, para mais informações, temos muito conteúdo sobre o autor neste link.


Até a próxima ;)


Luciano Vellasco

Sou o cara que brinca de ser escritor e se diverte em ser leitor. Apaixonado por livros, fotografia e escrever. Jogador de rpg nos domingos livres, colecionador de Action Figures e Edições Limitadas de jogos. Cinéfilo, amante de series e animes. Estou sempre em busca de conhecer novas pessoas e aprender com cada uma delas e por último, mas não menos importante: um lendário sonhador.
Leia Mais sobre o autor

Comentários
1 Comentários

Um comentário :

  1. Fiquei curiosa sim! Nossa, não leio nada do estilo faz tanto tempo. E esse parece ser bem legal, quero ver mais coisas dele =D

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!