PÁGINAS e TELAS – Estreias cinematográficas de janeiro



Olá, queridos leitores! Hoje é quinta-feira, dia de estreia nos cinemas!
                Ok, mas você deve estar se perguntando: “se este é um blog literário, por que ela tá falando de cinema?” Eu te respondo: estamos inaugurando uma coluna nova na Academia Literária-DF. Apresento-lhes a coluna PÁGINAS e TELAS! Aqui vamos listar os filmes que irão estrear nos cinemas que sejam adaptações de livros ou que tenham relação com a Literatura.
                Sim, eu sei que estamos atrasados. Correrias da vida, se que você me entende. Era para esse post ter ido ao ar no comecinho do mês, na primeira quinta-feira. Mas não deu... Vocês me perdoam? Prometo fazer todo o possível para manter essa coluna atualizada.
                Mas então, vamos ver os filmes que já estrearam e que ainda vão estrear nesse primeiro mês de 2017? Então, peguem suas pipocas, comprem seus ingressos e me acompanhem!

***

Sete Minutos Depois da Meia-Noite
(A Monster Calls, Juan Antonio Bayona, EUA, 2016)


Estreia: 05 de janeiro.
Sinopse: Conor é um garoto de 13 anos de idade, com muitos problemas na vida. Seu pai é muito ausente, a mãe sofre um um câncer em fase terminal, a avó é uma megera, e ele é maltratado na escola pelos colegas. No entanto, todas as noites Conor tem o mesmo sonho, com uma gigantesca árvore que decide contar histórias para ele, em troca de escutar as histórias do garoto. Embora as conversas com a árvore tenham consequências negativas na vida real, elas ajudam Conor a escapar das dificuldades através do mundo da fantasia.
Elenco: Liam Nelson (voz do monstro); Felicity Jones (mãe); Sigouney Weaver (avó); Lewis MacDougall (Conor); Toby Kebbell (pai).
Gênero: Fantasia, drama.
Duração: 1h 48min

Baseado no livro homônimo de Patrick Ness lançado no Brasil anteriormente pelas Editora Ática e Editora Presença. Atualmente, é a Editora Novo Conceito que detém os direitos de publicação da obra, com uma belíssima capa com a arte do filme.
Veja as edições aqui.


Assassin’s Creed
(Assassin’s Creed, Justin Kurzel, EUA/França, 2016)


Estreia12 de janeiro.
Sinopse: Callum Lynch (Michael Fassbender) descobre que é descendente de um membro da Ordem dos Assassinos e, via memória genética, revive as aventuras do guerreiro Aguilar, seu ancestral espanhol do século XV. Dotado de novos conhecimentos e incríveis habilidades, ele volta aos dias de hoje pronto para enfrentar os Templários.
Elenco: Michael Fassbender (Aguilar / Callum Lynch); Marion Cotillard (Dr. Sophia Rikkin); Jermy Irons; Brenda Gleeson; Michael K. Williams; Charlotte Rampling.
Gênero: Ação, Ficção Científica.
Duração: 1h 56min

Assassin’s Creed é uma bem-sucedida franquia de jogos criada pela Ubisoft para várias plataformas, incluindo os consoles X-box e PlayStation. O game foi inspirado no romance “Alamut”, do escritor esloveno Vladimir Bartol, e começou como um spin-off da série Prince of Persia. O jogo original foi um esboço para Prince of Persia: The Two Thrones, antes da equipe decidir fazer uma nova propriedade intelectual, incluindo também um cenário no Médio Oriente, baseado no culto histórico de Assassinos Islâmicos ativos durante as Cruzadas.
Com o sucesso do jogo, as histórias dos games foram romanceadas e se tornaram livros pelas mãos do escritor Oliver Bowden e também alcançaram grande sucesso. No Brasil, os livros foram publicados pelo Grupo Editorial Record, totalizando até o momento 08 romances, 02 edições de luxo, 02 HQs e 01 livro especial sobre o filme.
Veja as edições aqui.


Eu Fico Loko
(Eu Fico Loko, Bruno Garotti, Brasil, 2017)


Estreia12 de janeiro.
Sinopse: Christian (Filipe Bragança) é um adolescente pouco popular na escola, que também não tem vida fácil em casa. Enquanto sofre bullying dos colegas e busca a sua própria identidade, ele se preocupa com o primeiro beijo, a primeira noite com uma garota... Christian também é um cinéfilo que grava paródias de filmes para colocar na Internet. Aos poucos, ele decide usar as redes sociais para contar as suas histórias de vida.
Elenco: Filipe Bragança (Christian); Christian Figueiredo (ele mesmo / narrador); Giovanna Grigio (Gabriela); Isabella Moreira (Alice); Michel Joelsas (Mauro); Alessandra Negrini (mãe); Marcello Airoldi (pai); Suely Franco (avó).
Gênero: comédia.
Duração: 1h 32min

                Christian Figueiredo é um youtuber de grande sucesso entre o público adolescente. Lançado em 2015 pela Editora Novo Conceito, seu livro foi um sucesso estrondoso de vendas, o que garantiu a publicação de mais duas continuações.
Veja as edições aqui.


Os Saltimbancos Trapalhões – Rumo a Hollywood
(Os Saltimbancos Trapalhões – Rumo a Hollywood, João Daniel Tikhomiroff, Brasil, 2016)


Estreia19 de janeiro.
Sinopse: O Grande Circo Sumatra está em meio a uma grande crise financeira desde a proibição de animais em espetáculos e Barão (Roberto Guilherme), dono do circo, acaba aceitando fazer leilões de gado, comícios e outros eventos alternativos no circo. Didi (Renato Aragão) e Karina (Letícia Colin), artistas do circo, estão infelizes com a situação e decidem montar um novo número e, assim, tentar atrair o público novamente.
Elenco: Renato Aragão (Didi); Dedé Santana (Dedé); Livian Aragão (Luiza); Rafael Vitti (Pedro); Letícia Colin (Karina); Emílio Dantas (Frank Severino); Alinne Moraes (Tigrana); Marcos Frota (Barão).
Gênero: comédia.

                Em 1981 estreava no Brasil mais um longa da trupe encabeçada por Didi: Os Saltimbancos Trapalhões. O filme era baseado na peça teatral “Os Saltimbancos”, de Sergio Bardotti e Luis Enríquez Bacalov, adaptada para o português por Chico Buarque, por sua vez uma adaptação do conto “Os Músicos de Bremen” dos Irmãos Grimm. Agora, 36 anos depois, já sem as presenças de Mussum e Zacarias, o sucesso volta às telonas de forma remodelada e carregada na nostalgia. É para matar as saudades da infância!


Quatro Vidas de Um Cachorro
(A Dog’s Purpose, Lasse Hallström, EUA, 2017)


Estreia26 de janeiro.
Sinopse: Um cachorro morre e reencarna várias vezes na Terra. Embora encontre novas pessoas e viva muitas aventuras, ele mantém o sonho de reencontrar o seu primeiro dono, que sempre foi seu maior amigo.
Elenco: Dennis Quaid (Ethan); Britt Robertson (Hannah); Logan Miller (Todd); K.J. Apa (adolescente Ethan); Peggy Lipton; Juliet Rylance (Elizabeth); Luke Kirby (Jim); Caroline Cave (Ellen).
Gênero: Drama, comédia.
Duração: 2h 00min.

              Baseado no best-seller de mesmo nome do autor W. Bruce Cameron. O livro chegou ao Brasil em 2010 pela Editora Pocket Ouro. Atualmente, está sob os direitos da Editora HarperCollins Brasil.
Veja as edições aqui.


Resident Evil 6 – O Capítulo Final
(Resident Evil – The final chapter, Paul W.S. Anderson, EUA/ Alemanha/Austrália/Canadá/França, 2016)


Estreia26 de janeiro.
Sinopse: Sobrevivente do massacre zumbi, Alice (Milla Jovovich) retorna para onde o pesadelo começou, Raccoon City, onde a Umbrella Corporation reúne suas forças para um ataque final contra os remanescentes do apocalipse. Para vencer a dura batalha final e salvar a raça humana, a heroína recruta velhos e novos amigos.
Elenco: Milla Jovovich (Alice); Ali Larter (Claire Redfield); Iain Glen (Dr. Isaacs); Shawn Roberts (Albert Wesker).
Gênero: Ação, Terror.
Duração: 1h 47min

                Resident Evil é uma franquia que pertence à empresa de videogames Capcom. Foi criada por Shinji Mikami como uma série de jogos de survival horror, iniciada em 1996 com Resident Evil para PlayStation. Desde então, a série de jogos passou a incluir o gênero ação. Foi influenciada pelos filmes de George A. Romero e também pelo jogo Alone in the Dark. O sucesso da franquia garantiu sua expansão para outras mídias, incluindo aí os livros. Enquanto os jogos aderem a uma história mais consistente, existem alguns desvios do enredo nos filmes e nos livros que são considerados histórias paralelas.
                A novelização do filme chega ao Brasil pelo Grupo Editorial Record.
  Veja as edições aqui.

***

Fontes:
Skoob


E então, leitores? Alguns desses filmes já estrearam nos cinemas! Já viram algum? Recomendam? Vamos conversar nos comentários ;)


Helkem Araujo

O meu mundo não é como o dos outros, quero demais, exijo demais; há em mim uma sede de infinito, uma angústia constante que eu nem mesma compreendo, pois estou longe de ser uma pessoa; sou antes uma exaltada, com uma alma intensa, violenta, atormentada, uma alma que não se sente bem onde está, que tem saudade; sei lá de quê! - Florbela Espanca
Leia Mais sobre a autora

Comentários
3 Comentários

3 comentários :

  1. Helkem!
    Janeiro chegou com ótimas estreias no cinema, mas temos de optar pelos melhores entre os melhores porque as entradas estão caríssimas, principalmente se for em 3D.
    Fui essa semana assistir Assassin's Creed, mas infelizmente o atendente não estava conseguindo registrar as entradas no computador e já estava em cima da hora da sessão começar e daí... várias pessoas foram embora, inclusive nós, sem assistir o filme.
    “Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas.” (Confúcio)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de JANEIRO dos nacionais, livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rudynalva!

      Estamos com o mesmo problema! Falta de $$$$ pra ir ao cinema o quanto gostaríamos. Mas na próxima semana vamos assistir Assassin's Creed. Não podemos perder esse porque o Luciano é super fã!!!!!!!!

      Bjus

      Excluir
  2. 2017 está cheio de filmes bons, hein? me interessei muito pelo 7 minutos depois da meia noite, o restante nao quero mt ver, queria ver o do cachorro mas, depois da noticia de que ele era explorado, larguei de mao! beijo!

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!