5 formas de valorizar o trabalho de um autor gastando nada (ou quase nada)


Me responda uma coisa: você lê obras nacionais? Com quem frequência? Só lê os livros que a escola te obriga? Se esse for o caso, não sabe o que está perdendo. Mas se você é um leitor que busca mais que apenas os livros que a escola coloca para leitura, saiba que existe um mundo de possibilidades dentro da literatura nacional… no entanto você não tem condições de comprar todos, né? Eu sei. Te entendo. 
Vez em quando, em posts, eventos ou mesmo em conversas, escuto a frase: “mas livro nacional é muito caro, não dá para comprar todos”. De fato. Por motivos que não cabe dissertar neste post, muitas obras nacionais chegam a valores que vão muito além do que temos disponível na carteira. Então como apoiar a literatura nacional se não pudermos comprar todos os livros que queremos? Depois de ver no Facebook uma imagem compartilhada por várias pessoas onde a pessoa colocou uma lista de ações para ajudar um autor nacional, decidi fazer um Academia Opina sobre o tema. Afinal, vocês sabiam que é possível apoiar autores nacionais sem gastar muito? Às vezes não gastando um centavo? Esse é o assunto do texto de hoje que será dividido em pequenos tópicos.

1- Recomende para um amigo

O clássico boca a boca. Você está na net e entrou na Academia Literária DF para saber que livros estamos divulgando por aqui. Ou viu uma crítica do blog Ponto para Ler, uma resenha no Leitora Sempre, uma foto no Vale Literário, um vídeo no Equalize da Leitura ou a lista de lançamentos do Skoob. Foi lá, comprou o livro, amou e agora não tem com quem conversar. Quem se identifica?
          Se você é do tipo de leitor que está por dentro do mundo literário, com certeza você é a pessoa certa para “espalhar a palavra” para aqueles amigos que não estão tão antenados assim. Então quando você diz algo do tipo:“o livro de fulano é muito bom, tem para vender no site dele!”, saiba que já está fazendo sua boa ação do dia ajudando a espalhar o que a literatura nacional tem de bom e que muitas vezes não tem o poder prático de chegar a essas pessoas.  


2- Avalie o livro nas lojas virtuais

Ok, para isso você precisa comprá-lo. Mas vamos supor que você comprou o livro do autor X. Gostou demais da história, dos personagens, do cenário e quer porque quer “espalhar a palavra”. Além do boca a boca você pode avaliar o livro nas lojas virtuais. Algumas como a Amazon, Saraiva e Submarino oferecem campos específicos para você dar uma nota e publicar um comentário a respeito do produto adquirido. Você sabia que muitas pessoas costumam olhar os comentários de outros leitores por lá? As avaliações podem servir para auxiliar o leitor que está em dúvida entre comprar a obra ou não, já que, muitos sabem que ainda existe um preconceito velado no que diz respeito à literatura nacional. Não que a avaliação seja a questão decisiva na compra, mas ajuda bastante. 


3- Siga o autor nas redes sociais

Você segue alguma celebridade nas redes? Essa eu nem preciso comentar muito. O mundo é das redes. Todos que querem aparecer para o público precisam estar nas mídias sociais. É quase um pré-requisito hoje em dia. Mas nada disso adianta se não houver seguidores, correto? Então sabe aquele autor que você curte demais? Segue ele. Você pode encontrar muita coisa bacana sobre as obras desse autor. E não só isso. Interaja com ele. Curta os posts, comente, manda inbox. Isso ajuda o autor não só a se relacionar com os leitores, mas também a impulsionar suas publicações e com isso ele pode alcançar ainda mais leitores. Lembre-se: quanto mais engajamento, maior é o alcance. 


4- Gostou da leitura? Poste nas suas redes

Se você é daquelas pessoas que adoram postar sobre coisas da sua vida como aquela baladinha de sexta à noite com os amigos, o churras com a família no domingo, o cinema de terça a noite, porque não postar a última leitura? Assim que sua publicação aparecer no feed, com certeza (se você tiver) seus amigos leitores vão te perguntar se o livro é bom. E se ele for bom mesmo, aí você “espalha a palavra”.

5- Vá a eventos

Essa não é para todo mundo, eu sei. Mas se você tem disponível na sua cidade, não deixe de ir. Faça uma força. Deixa para curtir com os amigos no sábado à noite, reserva o sábado a tarde para prestigiar o lançamento do autor X (e leve seus amigos!). Acredito que uma das grandes vantagens de se gostar de literatura nacional é o acesso “fácil” ao autor. Imagina só poder ir num evento do seu autor favorito e levar um livro para ele autografar? Felicidade para os dois lados! Não só isso, indo nos eventos você incentiva os organizadores a realizarem mais eventos. E quanto mais eventos, mais autores podem aparecer na sua cidade. Quem sabe ela não entre no circuito oficial de eventos como acontece com São Paulo e Rio de Janeiro? Tudo depende da presença dos leitores para acontecer. 

Extra- Não baixe (nem distribua) livro pirata

Esse aqui é o tal do desserviço. Nem preciso comentar sobre os danos que a pirataria causam para os autores, né? (Se for preciso, faço um post só sobre o assunto). Ok, quem sou eu para falar de livro pirata, né? Eu que já comprei (MUITO) CD piratão de Playstation 1 e 2 porque não tinha nem de longe a grana para comprar um original. E pior: eu poderia comprar uns 10 jogos pelo preço de um original. A conta é similar no caso dos livros. As vezes é possível comprar 4-5 livros em uma promoção numa Amazon da vida com o mesmo valor de um livro de um autor independente, por exemplo. Então eu não sou a pessoa 100% corretinha para dar bronca em quem faz isso e nem vou comentar aqui sobre a prática. Estou apenas apontando outros caminhos.
O negócio, queridos leitores, é que os tempos são outros. Temos acesso a vários conteúdos graças a inovações na área da tecnologia. Existem ferramentas que possibilitam consumir coisas originais por (MUITO) menos. Exemplos? Netflix para filmes, Spotify para música, X-Box Live para games. Hoje em dia é muito mais simples conseguir ler milhares de livros sem precisar gastar milhares de reais. Olha ai o Kindle Unlimited. Com uma mensalidade de R$ 19,90 você tem acesso a um mundo de livros. E você pode achar vários nacionais no catálogo. Vejo por ai muito autor que coloca o livro lá (as vezes faz até promoção para você baixar de graça pela plataforma). Basta dar uma sondada que você vai encontrar um bom livro. E se você é daqueles que preferem o físico ao digital, que tal poupar para comprar um livro mais caro a cada dois ou três meses? Basta um pouco de disciplina nos gastos que dá certo. 


O que acharam da lista? Faltou alguma dica valiosa? Comenta ai. Espalhem a palavra (rsrs). Em breve farei uma lista semelhante, mas voltada para os blogueiros. Aguardem. 



Até a próxima. 





Luciano Vellasco

Sou o cara que brinca de ser escritor e se diverte em ser leitor. Apaixonado por livros, fotografia e escrever. Jogador de rpg nos domingos livres, colecionador de Action Figures e Edições Limitadas de jogos. Cinéfilo, amante de series e animes. Estou sempre em busca de conhecer novas pessoas e aprender com cada uma delas e por último, mas não menos importante: um lendário sonhador.
Leia Mais sobre o autor

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!