1° Feira de Troca de Livro da Academia


Olá, queridos leitores da Academia! Como estão? É com muita alegria que iniciamos as comemorações do aniversário da Academia Literária. Daqui menos de um mês, no dia 20 de julho, nosso projeto celebra cinco anos do início de suas atividades e uma data dessas não poderia passar em branco, não acham?
 Temos algumas surpresas e ações que estão sendo preparadas para os nossos leitores que serão divulgadas ao longo do mês de julho. E neste post gostaríamos de iniciar uma dessas ações: o nosso evento de aniversário.


Apresentação

A Academia Literária-DF celebra seus 05 anos de atividade em 2018. E foram 05 anos de excelentes leituras, muito engajamento, muitos projetos realizados e sonhados, muitas conquistas, muito aprendizado, muito trabalho e, principalmente, a consolidação de parcerias maravilhosas e muitas amizades construídas.
No início de tudo, o objetivo era despretensioso: compartilhar nosso amor pela Literatura com outros leitores, conhecer e divulgar bons autores nacionais. Mas quis uma força maior que fossemos além. Antes do primeiro ano de atividade estávamos galgando espaço na realização de eventos! E começamos logo com o grande desafio de organizar a edição Brasília do Mochila Literária, um evento que reuniu em uma tarde nada menos que dezesseis autores para rodadas de bate papo com os leitores. Foi uma prova de fogo, mas conseguimos. De lá pra cá realizamos diversos eventos de lançamentos de livros, encontros de fãs, bate-papos com vários autores e até promovemos grandes eventos como o Encontro de Blogueiros e Jovens Escritores na 32º Feira do Livro de Brasília (2016). Também fomos um dos blogs idealizadores dos eventos Literatura por Mulheres (cuja terceira edição ocorreu este ano) e Brasília que Escrevo (que estreou no calendário da Capital em 2018). Diz o ditado que “uma andorinha sozinha não faz verão” e nunca estivemos sozinhos nessa empreitada! Tivemos sempre a felicidade de contar com parceiros competentes e queridos com os quais sonhamos juntos e unimos força para realizar cada um desses eventos.
Foram 05 anos intensos e muito felizes!
E por cada conquista e por cada pessoa que conhecemos nessa jornada, gostaríamos de agradecer e celebrar! E não há maneira melhor de celebrar do que fazendo o que tanto gostamos de fazer: promover a Literatura, promover encontros, compartilhar histórias e experiências. Como? Uma feira de troca de livros!
Inspirados por ação semelhante realizada anualmente pelo Planetário de Brasília, a Feira de Troca da Academia será uma oportunidade de leitores, escritores, amigos e parceiros fazerem a Literatura circular. A dinâmica do evento se dará através da doação de exemplares de livros (em qualquer quantidade que o leitor desejar) e do resgate, no acervo doado, de outros exemplares em quantidade igual ao que cada pessoa doar. Será, portanto, uma tarde para praticar o desapego, renovar a estante e, sobretudo, compartilhar!

Feira de Trocas

Para este ano pensamos em comemorar o aniversário do nosso projeto com uma mini Feira de troca de livros. O modelo de trocas foi inspirado no modelo usado pelo Planetário de Brasília e temos como objetivo que as pessoas compartilhem suas histórias e recebam novas dos outros participantes, além da interação e trocas de experiência que os participantes poderão ter no evento.

Regras do nosso evento:
  • Para participar da troca, a pessoa tem de ceder um (ou mais) livro (s), que não poderá ser devolvido.
  • O participante assinará um termo de doação para poder participar das trocas.
  • Para cada livro que for cedido, o participante receberá uma ficha para trocar por outro exemplar. Livros infantis e HQ's terão de ser trocados por equivalentes.
  • O livro tem de estar conservado. Não serão aceitos livros com capas rasgadas, folhas faltando, encadernação solta, etc.
  • Será de livre escolha de cada participante resgatar a quantidade total de livros a que tem direito (dentro os exemplares disponíveis) ou uma quantidade inferior.
  • Será terminantemente proibido a venda de quaisquer produtos dentro das dependências do Sesc.
  • Livros didáticos, religiosos, dicionários, de cunho político, lista de endereços e telefones, enciclopédias, dissertações, pornográficos, legislação, informática e similares também não serão aceitos.

Este é um evento que estamos realizando em parceria com o Sesc-DF. Ele será realizado na Biblioteca do Sesc Estação 504 Sul, no dia 21 de Julho, a partir das 14h. O evento é totalmente aberto à comunidade.
Importante: os livros que não encontrarem um novo dono serão doados. Então, se você conhece um projeto, uma escolha ou biblioteca que precisa de exemplares eu seu acervo, mande um e-mail para academialiterariadf@gmail.com. Os que não forem doados a projetos, ficarão em posse da biblioteca do Sesc.
Autores e blogueiros de Brasília: temos uma proposta bem bacana para vocês divulgarem seus respectivos trabalhos na nossa Feira. Procurem a gente nas redes sociais ou mandem e-mail que explicamos para vocês nossa ideia. Estejam à vontade para sugerir alguma coisa. Estamos abertos a novas ideias.
Então é isso, leitores. Mais um evento que temos muito orgulho e alegria de organizar. Esse é um projeto piloto que testaremos esse ano. Se ele for um sucesso, iremos replicar a ação nos anos seguintes e quem sabe não vire uma tradição como o “Literatura por Mulheres”. Contamos com vocês para que isso aconteça. E fiquem ligados por estamos preparando mais quatro ações para comemorar nossos 5 anos de atividade.

Confirme presença no evento!

Até a próxima.

Luciano Vellasco

Sou o cara que brinca de ser escritor e se diverte em ser leitor. Apaixonado por livros, fotografia e escrever. Jogador de rpg nos domingos livres, colecionador de Action Figures e Edições Limitadas de jogos. Cinéfilo, amante de series e animes. Estou sempre em busca de conhecer novas pessoas e aprender com cada uma delas e por último, mas não menos importante: um lendário sonhador.
Leia Mais sobre o autor

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!