Cinco anos em cinco conquistas



            Queridos leitores da Academia, é com muita alegria que sopramos as velinhas de cinco anos! Fizemos tanto nesse tempo. Aprendemos muito, conhecemos livros maravilhosos e seus autores. Conhecemos leitores, blogueiros, livreiros, donos de editora… tantas pessoas que fica quase impossível listar todo mundo. Alguns, inclusive, viraram nossos amigos 💓 Só temos a agradecer a cada um que passou pelo nosso projeto. Seja lendo nossos posts, interagindo nas nossas redes sociais, comparecendo aos nossos eventos, participando dos nossos projetos de incentivo a leitura!
           
            Eu gostaria de ter feito um texto com uma retrospectiva legal sobre esses cinco anos, mas eu não consegui passar para as palavras tudo que nos aconteceu nesse tempo, então decidi listar aqui para vocês cinco coisas que consideramos nossos feitos. São acontecimentos que mexeram conosco, que mudaram a forma como encaramos o mercado editorial e é claro, conquistas pessoas!
           

1- Organizamos os eventos Mochila Literária DF e Semana do Livro Nacional

            É muito engraçado como as coisas são. Na semana que o blog foi criado, o primeiro evento no qual participamos oficialmente foi o Semana do Livro Nacional, que para quem não sabe, é um evento que acontece simultaneamente em várias capitais do Brasil, com vários autores de cada localidade. Não tínhamos experiência em eventos e meses depois fomos “convidados” para participar da organização do Mochila Literária. Coloquei entre aspas porque a organizadora do evento estava desesperada e precisava de ajuda haha. Foi aí que conheci a Jéssica Rodrigues, do Leitora Sempre. Minha parceira mais antiga. Juntos formamos a base do grupo que organizaria diversos outros eventos em Brasília.
              Como se não fosse o bastante, meses depois fomos convidados para organizar a segunda edição do Semana do Livro Nacional. Vejam vocês, na primeira edição éramos apenas espectadores e já na segunda éramos os organizadores.  É ou não é uma bela de uma conquista para um blog tão jovem? Seguimos no comando do evento até sua 4° Edição e de lá pra cá aprendemos e realizamos mais de cinquenta eventos literários diversos.

O primeiro evento a gente nunca esquece.

2- Já palestramos em escolas.

            Eu não era um leitor. Isso só foi mudar quando o RPG entrou na minha vida. Todo mundo que me conhece sabe disso. E vemos nas escolas, jovens passando pela mesma realidade de rejeitar os livros. Por n motivos. Acreditamos no poder transformador da literatura por experiência própria e pouca coisa é mais gratificante do que passar essa mensagem para as pessoas. A primeira vez que demos uma palestra foi no Gama, para os alunos de lá a convite do autor Flávio Vieira. E apesar de estarmos bem nervosos, o bate-papo foi muito legal. Já falamos também com os alunos do Sesc e os alunos do Renapse. Se você que está lendo esse post é professor, chama a gente para falar com seus alunos sobre literatura. Estamos a disposição para projetos na área escolar ;)


Palestra para alunos e pais de escolas do Gama. 


3- Estivemos na curadoria do Primeiro Encontro de Blogueiros de Brasília.

            A Feira do Livro de Brasília, juntamente com a Bienal, é o maior evento de literatura do Centro-Oeste, onde grandes figuras da nossa literatura passam para conversar com leitores ávidos por mais conhecimento. Então imaginem fazer parte dessa grande festa? Eu tinha um desejo de realizar um grande encontro dos blogueiros literários e a Feira me deu a oportunidade de organizar o 1° Encontro de Blogueiros Literários e Jovens Escritores juntamente com a autora Marina Oliveira. Foi um desafio enorme gerenciar um encontro com mais de 50 blogueiros, mas no final deu tudo certo e até hoje as pessoas se lembram com saudosismo o quão legal e importante foi aquele evento para o trabalho dos blogueiros. Sou muito grato a organização da Feira pela oportunidade e muito feliz por ter feito um bom trabalho nesse encontro.

Um dia para recordar: Os participantes do primeiro encontro de blogueiros literários

Obs: esse ano eu fui convidado pela Feira para uma mesa de bate-papo sobre blogs e literatura jovem que foi igualmente legal.

4- Criamos o evento “Literatura por Mulheres”

            Acho que esse é o nosso maior orgulho enquanto produtores culturais. O Literatura por Mulheres é um evento que discute e da voz para a mulher na literatura. Ele existe desde 2016 e foi uma iniciativa nossa em conjunto com a Jéssica, do Leitora Sempre e o Paulo e a Ana Paula do Ponto para Ler. O evento acontece anualmente no mês de março e se encontra em sua terceira edição. Conhecemos ao longo dos anos muitas autoras incríveis, inclusive temos duas de outros estados que vieram para Brasília apenas para participar do nosso evento.
Estamos com muitos planos de fazer outros estilos de evento parecidos com esse. Nossa primeira grande expansão nesse sentido é o Brasília que Escrevo, que aconteceu em Abril e teve como gancho as comemorações do aniversário de Brasília. Convidamos para o evento alunos do Sesc e do Renapse para baterem um papo com autores que vivem e falam de Brasília.
O carinho e dedicação que temos por esse evento foi capaz de nos fazer alcançar incontáveis pessoas, fazer autoras serem vistas por muita gente e principalmente, sermos reconhecidos pelo nosso trabalho. O que nos leva a nossa quinta conquista.


5- Recebemos uma homenagem da Câmara Legislativa

            A vida é mesmo uma caixinha de surpresa. Depois do sucesso enorme que foi a terceira edição do literatura por mulheres, recebemos a notícia que o nosso projeto foi parar na Câmara Legislativa do DF. Em forma de moção, a organização, as autoras e os parceiros do evento receberam uma homenagem pelo projeto. Foi uma conquista e tanto para o nosso trabalho ser visto e homenageado por uma instituição tão importante quando a Câmara Legislativa. Quantos blogueiros literários vocês conhecem que foram homenageado dessa forma? É ou não é para ter orgulho dessa conquista? E vocês acham que vamos parar por aqui? Claro que não! Temos muito trabalho a fazer ainda. Muitas ideias na cabeça para novos projetos. Quem sabe o que o futuro nos reserva?

Só temos a agradecer a todos que apoiam nossos projetos!

É isso, leitores. Gostaram? Sabiam de tudo isso? Ainda somos pequenos, mas temos muito amor pelo que fazemos e esperamos de coração chegar com 10 anos de atividades com mais conquistas do que idade hahaha. E é claro que contamos com o apoio de todos vocês.


Até a próxima.



Luciano Vellasco

Sou o cara que brinca de ser escritor e se diverte em ser leitor. Apaixonado por livros, fotografia e escrever. Jogador de rpg nos domingos livres, colecionador de Action Figures e Edições Limitadas de jogos. Cinéfilo, amante de series e animes. Estou sempre em busca de conhecer novas pessoas e aprender com cada uma delas e por último, mas não menos importante: um lendário sonhador.
Leia Mais sobre o autor

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!