Do que vive o scifi nacional e como você pode ajudar a fortalecê-lo

A autora Day Fernandes faz uma reflexão do que é ser autor de scifi no Brasil e apresenta seu no projeto



Olá, queridos leitores da Academia! Como estão? Hoje temos um post um pouco diferente do habitual. A autora Day Fernandes veio falar um pouco sobre sua experiência como escritora de Sci-Fi e convidar vocês para apoiar seu novo projeto! Confere aí 😉


Do que vive o scifi nacional e como você pode ajudar a fortalecê-lo
Por Day Fernandes



Fala galera do universo literário! Hoje é dia de falar sobre um dos gêneros mais polêmicos da literatura: a ficção científica.
Amado por uns e odiada por outros, o scifi se destaca por trazer elementos envolvendo tecnologias futuristas, viagens espaciais, cenários pós-apocalípticos, inteligências artificiais, vida extraterrestre e várias outras teorias que podem ou não acabar apenas como meras especulações.
Contudo, quando mudamos o holofote científico para o mercado nacional, a produção literária não vai muito longe.  Com poucos autores representantes do gênero, o Brasil deu seus primeiros passos rumo ao mercado de ficção científica na década de 50, através de obras inspiradas em jogos de RPG, Graphic Novels e Hq’s. Recentemente, a gigante do streaming, Netflix, também apostou na ficção científica nacional, emplacando sua primeira produção brasileira original: a série 3%. Mas ainda há um longo caminho a ser percorrido.
Desde a crise no mercado editorial até a dificuldade para acesso aos leitores do gênero, os autores contemporâneos têm enfrentado uma série de obstáculos para publicação de suas obras de ficção científica. Poucas editoras apostam no gênero, que possui um nicho de consumidores bastante restrito. Já outras, apesar de publicarem, dão preferência aos clássicos estrangeiros.
Então, afinal de contas, do que vive o scifi nacional na atualidade?
Duas palavras: publicação independente.
Seja através de ebooks ou impressões feitas por financiamento coletivo, a publicação independente é a maior ferramenta dos autores hoje, e não apenas os de ficção científica!
Exatamente por isso, apresento a vocês um dos mais novos projetos de publicação no scifi: A duologia “A Fortaleza”.


Imagine um mundo em que toda a viva terrestre teve de ser transferida para o subterrâneo após a contaminação da superfície. Agora imagine esse mesmo mundo com cada pessoa sendo classificada por suas habilidades e inteligência para salvar a raça humana. Se você tem potencial, se torna um soldado do Governo. Se não... Sinto muito, meu amigo. Você já está morto.
Essa foi a realidade que Camille e seu irmão Daniel precisaram enfrentar tão logo adentraram na Fortaleza n° 7, um complexo subterrâneo gigantesco construído como a última esperança da humanidade. Lá dentro, Daniel se torna um soldado, enquanto Camille e seu pai são descartados como lixo. Contudo, ambos conseguem escapar da morte e se refugiam com um grupo de pessoas que tiveram o mesmo destino. Juntos, eles formam a resistência e após Camille se tornar adulta, ela assume a liderança do grupo de rebeldes.
Com reviravoltas impactantes e uma teia de segredos escondida desde suas fundações, “A Fortaleza” explora além da literatura. Cada personagem é retratado por suas fraquezas, frustrações e pecados. Há medo, dor, guerras e sangue, exatamente como tem sido moldada a história da civilização humana ao longo das eras.
Não é uma história sobre heróis e vilões, é uma história sobre sobreviventes.
O projeto estréia hoje, dia 08 de março, no site do Catarse e conta com recompensas especiais para os apoiadores do primeiro dia, como frete grátis, acesso a documentos confidenciais da Fortaleza e mapa dos túneis em tamanho A4.
(imagem)
Você, caro leitor, pode ajudar o scifi nacional a atingir novos patamares! Apoie o projeto no site  e acompanhe as novidades sobre a campanha também nas minhas redes sociais!




E você, querido leitor? Conhece autores nacionais que escrevem sobre esse gênero? Comenta aí!

Luciano Vellasco

Sou o cara que brinca de ser escritor e se diverte em ser leitor. Apaixonado por livros, fotografia e escrever. Jogador de rpg nos domingos livres, colecionador de Action Figures e Edições Limitadas de jogos. Cinéfilo, amante de series e animes. Estou sempre em busca de conhecer novas pessoas e aprender com cada uma delas e por último, mas não menos importante: um lendário sonhador.
Leia Mais sobre o autor

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!