Semana do Livro Nacional



         
                Afinal, o que define um bom livro?                                                                       
                Quem o escreve? A capa? A editora? Os leitores? A história? Os personagens?            
                Na verdade, um pouco de tudo isso acima e acrescente ai uma dose bem potente de divulgação.
                O autor pode ser um cara foda bom, mas sem divulgação não vai para frente. A editora pode ser a maior, mas se não divulgar não vende, os leitores podem ser os mais fieis, mas se não passar para frente não rende, a história pode ser a melhor do universo, mas ninguém afirmará isso se não souber que aquela obra existe.
                Para piorar uma situação que já era ruim, aparece o tal do descaso. Não estou me referindo a um nem a outro especifico, mas de um modo genérico, o mercado editorial brasileiro peca muito no quesito divulgação. Claro, vemos ai autores Best Sellers com mais de 10.000 tiragens vendidas, seus nomes nas capas das revistas e sites mais conceituados, seu nome na boca dos leitores, mas estes, você consegue contar nos dedos. E os outros? Onde está aquele autor que começou com tiragens de 1000, 500, 100 exemplares que muitas vezes sai de seus próprios bolsos? Estes, infelizmente têm de ser seus próprios “Marqueteiros”. De boca em boca, de blog em blog, de evento em evento divulgando seus livros sem qualquer tipo de apoio. Essa é uma dura realidade da grande maioria dos jovens escritores de nosso país e por conta de todo esse descaso, vozes se levantaram e pediram por mudanças, pediram por valorização, pediram o destaque que cada trabalho merece, pediram por leitores. Nasceu então a Semana Nacional do Livro.

“Há seis meses nascia uma ideia que mobilizaria o meio literário em um só propósito, em um mesmo objetivo, em uma só voz. Uma pessoa se tornou duas, que virou cinco, que se multiplicou em dez e quando menos percebemos, mais de quatrocentas pessoas vestiram a camisa, arregaçaram as mangas e fizeram acontecer essa primeira edição da Semana do Livro Nacional.
2013 será um ano histórico na vida dessas pessoas e de você também, leitor, que se beneficiará e muito com essa união entre norte, sul, leste e oeste do Brasil, todos falando de literatura nacional de qualidade. Quer sejam autores, blogueiros, editoras ou livrarias, a partir de amanhã, 20 de julho, até o próximo domingo, 28, vamos apresentar um pouco de nosso trabalho, de nossos esforços e de novas aventuras que você poderá viver. O mundo da imaginação não tem limites.
O que vai acontecer durante esses nove dias? Autores se uniram e organizaram eventos em várias cidades do país, para se aproximarem de vocês, leitores. Portanto, compareçam, prestigiem, convidem seus amigos, aproveitem a oportunidade de conhecer escritores de pertinho, ganhar brindes e ter livros autografados.
As editoras também estarão se mobilizando, divulgando e promovendo desconto na aquisição dos livros nacionais de seus catálogos. É uma grande oportunidade! Os blogs literários estarão divulgando obras, resenhas, eventos e entrevistas para que possam conhecer melhor esse mundo que nos parece tão distante, mas está logo ao lado. Abram os olhos e se deleitem com um universo fantástico e inesquecível. E as livrarias estarão dando destaques em suas vitrines aos livros brasileiros e receberão, tanto autores quanto leitores, em eventos diversos”.
Essas são as palavras da organização do evento, que não é representado por um autor X ou Y, mas por uma geração inteira de escritores que desejam avidamente que o bordão: “Que livros nacionais não vendem, que há pouca publicidade, que leitores têm preconceito de nacionais e não compram” seja revisto. Tanto pelas editoras, quanto pelos próprios leitores.
A proposta é simples, porém genial: Um grupo de autores, em conjunto com blogueiros, livrarias e editoras, organizou uma mega evento de uma semana com o objetivo de promover somente obras nacionais. Dessa forma, os leitores terão maior informação, acesso e conhecimento sobre as obras modernas que são lançadas em vários cantos do nosso Brasil.
Quem quiser saber mais sobre o projeto, basta acessar o blog, o Facebook e o Twitter.
A Academia Literária esteve no evento de Brasília e podemos afirmar com veemência que quem estava lá não se arrependeu. Quem estava lá se viu cara a cara com sete grandes promessas da nossa literatura. Quem estava lá gostou daquele contato próximo que todo leitor adora ter com seus autores. Quem estava lá saiu satisfeito e certo de nossa pátria também pode produzir Best Sellers tão bons quanto aqueles que chegam de outros países.

Divulgação é a alma do negócio.

Luciano Vellasco

Sou o cara que brinca de ser escritor e se diverte em ser leitor. Apaixonado por livros, fotografia e escrever. Jogador de rpg nos domingos livres, colecionador de Action Figures e Edições Limitadas de jogos. Cinéfilo, amante de series e animes. Estou sempre em busca de conhecer novas pessoas e aprender com cada uma delas e por último, mas não menos importante: um lendário sonhador.
Leia Mais sobre o autor

Comentários
5 Comentários

5 comentários :

  1. Ah eu queria ter ido no evento de Brasília ''/
    E concordo que os escritores brasileiros tem que ganhar espaço u.u

    ResponderExcluir
  2. O evento foi ótimo. Pena que durou pouco. Com tanta gente interessante, com livros interessante e histórias de luta no mercado editorial tão diversas, 1 hora de evento foi muito pouco. Quero mais!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Bela postagem!! Pena que durou pouco mesmo, podia durar o dia todo! rs Foi bom demais e espero que tenham outros! rs

    ResponderExcluir
  4. Ah! Podia durar mais mesmo, mas infelizmente eu tive que correr por aeroporto, adoraria ter ficado mais e prometo voltar com calma! Obrigada pelo carinho no post. Beijos!
    www.creationimagine.blogspot.com
    www.larissasposito.wix.com/bpln

    ResponderExcluir
  5. Adorei o texto. Ainda bem que existem pessoas como você que realmente dão valor a trabalhos nacionais. Sucesso nessa trajetória.

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!