Tecnologia do Blogger.

06/09/2013

10 motivos pelos quais você deveria ler todos os dias


Saudações leitores que acompanha o blog da Academia Literária!
Se você acha que a leitura é uma prática entediante, talvez seja hora de rever seus conceitos. Muitos estudantes tiveram o primeiro contato com a leitura através da obrigatoriedade do ensino das escolas, tendo o risco de ter uma leitura “chata” e “sem gosto”. Mas na verdade o que pode mudar isso além de histórias interessantes são os benefícios que a leitura propõe.

Livro, revista, jornal, blog, mangá, tirinha, gibi, bula de remédio, capa de revista, enciclopédia, Wikipedia… seja o que for que você goste de ler, leia. Os benefícios da leitura são tantos que é quase imprudente listar apenas alguns motivos. A Universia Brasil, de forma bem prática, listaram 10 motivos que deveria fazer você e eu ler mais.








1. Estímulo mental

O cérebro necessita treinamento para se manter forte e saudável e a leitura é uma ótima maneira de estimular a mente e mantê-la ativa. Além disso, estudos mostram que os estímulos mentais desaceleram o progresso de doenças como demência e Alzheimer.










2. Redução do estresse

Quando você se insere em uma nova história diferente da sua, os níveis de estresse que você viveu no dia são diminuídos radicalmente. Uma história bem escrita pode transportá-lo para uma nova realidade, o que vai distraí-lo dos problemas do momento.







3. Aumento do conhecimento

Tudo o que você lê é enviado para o seu cérebro com uma etiqueta de “novas informações”. Mesmo que elas não pareçam tão essenciais para você agora, em algum momento elas podem ajudá-lo, como em uma entrevista de emprego ou mesmo durante um debate em sala de aula.



4. Expansão de vocabulário

A leitura expõe você a novas palavras que inevitavelmente elas serão incluídas no seu vocabulário. Conhecer um número grande de palavras é importante porque permite que você seja mais articulado em seus discursos, de maneira que até mesmo a sua confiança será impulsionada.




5. Desenvolvimento da memória

Quando você lê um livro (especialmente os grandes) precisa se lembrar de todos os personagens, seus pontos de vista, o contexto em que cada um está inserido e todos os desvios que a história sofreu. A boa notícia é que você pode utilizar isso a seu favor, fazendo dos livros um treino para a sua memória. Guardar essa quantidade de informações faz com que você esteja mais apto para se lembrar de eventos cotidianos.




6. Habilidade de pensamento crítico

Já leu um livro que prometia um mistério confuso e acabou por desvendá-lo antes mesmo do meio da história? Isso mostra a sua agilidade de pensamento e suas habilidades de pensamento crítico. Esse tipo de talento também é desenvolvido por meio da leitura.Portanto, quanto mais você lê, mais aumenta sua habilidade de estabelecer conexões.




7. Aumento de foco e concentração

O mundo agitado de hoje faz com que sua atenção seja dividida em várias partes, de modo que manter-se concentrado em apenas uma tarefa torna-se um desafio. Contudo, livros com histórias envolventes são capazes de desligar você do mundo ao redor, fazendo com que sua atenção esteja inteiramente voltada para o que acontece na trama. Embora você não perceba, esse tipo de exercício ajuda você a se concentrar em outras ocasiões, como quando precisa finalizar um projeto urgente.


8. Habilidades de escrita

Esse tipo de habilidade anda lado a lado com a expansão do seu vocabulário. Assim como a leitura permite a você ser alguém mais articulado na fala, também vai ajuda-lo a colocar com mais clareza os seus pensamentos no papel. Isso vai dar a você a chance de produzir textos com mais qualidade, não apenas de vocabulário, como também correção gramatical e ideias mais ricas.





9. Tranquilidade

O fato de envolver você em uma história e livrá-lo do estresse cotidiano faz do livro uma ótima ferramenta para alcançar a paz interior. Nos momentos de estresse, procure se distrair do que acontece com uma história que atrai seu interesse. Isso vai acalmá-lo e ajudá-lo a melhorar seu humor.


10. Entretenimento a baixo custo

Muitas pessoas acreditam que o conceito de diversão está diretamente ligado aos altos custos de uma viagem ou mesmo de uma festa. Contudo, se você encontrar um livro que chame a sua atenção, poderá viajar sem sair da sua casa. E se você acha que os preços cobrados por um livro também são abusivos, pode baixar aqui mais de 1.000 títulos gratuitamente.




Além desses 10 motivos, podemos citar que você também 
descobre novos mundos, novos amigos e tem um crescimento pessoal. 
Invente Outros Motivos e aproveite os benefícios da leitura.


"Há dois bons motivos para ler um livro: 
o primeiro, para apreciá-lo; 
o segundo, para gabar-se de tê-lo lido."
Bertrand Russel (1872-1970)


























  


Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Amei!Vou guardar esse post, e quando me perguntarem por que eu leio tanto, vou saber responder a altura. Rsrsrs.
    Scar.
    http://wonderlandmundodoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Leitura é, sempre foi e sempre será a minha paixão. Além de todos esses motivos expostos no texto, que fui descobrindo aos poucos durante toda a minha vida de leitora, devo citar o principal deles: LER É DIVERTIDO!!!!!!!!!!!! Simples assim ^_^

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!