Um Mundo Com Estantes


Já pensou entrar em algum lugar em busca de livros e encontrar estantes vazias? E ainda ouvir que o Livro está acabando.... Seria o fim né, mas confesso que a tendência é os livros com capas e as estantes serem substituídos por livros digitais. Entretanto, não considero esta uma evolução do mundo literário, pois acredito que a magia se perde e já pensou você perde/apaga seu arquivo (livros, contatos, fotos...) sem querer!? Bate na madeira 3 vezes! Nas estantes não, tem aquele lugar especial e conservador - O mundo das ideias salvo pelas estantes.



Mas o que são estantes?


Segundo o Dicionário o significado de Estante é um bloco de um armário, utilizado para guardar objetos variados, como livros, enfeites, documentos etc.

Antigamente as estantes era simplesmente um objeto para guardar livros, nada mais do que isso. Estudos mostram que nesta época, ou podemos dizer por séculos, os livros eram guardados em prateleiras horizontalmente, ou seja, deitados, levemente inclinados, dificultando o manejo dos acervos, com livros empilhados uns sobre os outros. Eram facilmente encontradas em ambientes em que as pessoas liam de fato e nas casas do mais contemplado (ricos) ou dos cultos, apresentando cômodo próprio como a biblioteca.






Um exemplo dessas Bibliotecas é visto em um clássico infantil, A Bela e a Fera. Uma das minhas partes favoritas do desenho da Bela e a Fera é quando ele a presenteia com aquela biblioteca fantástica, "Todos... esses... livros... para... mim?" 




Aumentando a quantidade de livros, modificaram-se posições de livros e de prateleiras. As estantes  tinham prateleiras horizontais com divisões verticais ou não, eram colocadas numa parede ou apoiadas no chão, fechadas ou não com portas e projetadas para que os livros ficassem de preferência na posição vertical e assim caber o maior numero deles. 



Com o passar do tempo, foi inventada a ordenação vertical, e isso facilitou muito a vida dos leitores. Os livros então poderiam ser retirados das prateleiras sem que os outros fossem afetados, e propiciou até sua conservação. 

A função primeira era de guardar livros e de forma correta: dava para ler o titulo e quando se escolhia um, não precisava mexer nos outros. Não tinha movimento incomodo e quanto mais livros, mais atrativa e melhor a estante. 



Importante lembrar que somente após a Grande Depressão, as  prateleiras e estantes nos domicílios começaram a ser mais recorrentes, e os livros passaram a ter preços mais acessíveis. Ao ter o acesso mais facilmente de estantes/prateleiras e livros, surgiu à ideia, moda e mania de acrescentar novas formas, adornos, bonecos, bichinhos de pelúcia, adesivos, entre outros objetos decorativos.



Essas características dadas as estantes faziam e fazem com que o modo como guardamos nossos livros nas prateleiras ou estantes pode dizer muito sobre nós. Por exemplo, há quem prefira utilizar suas prateleiras como decoração, guardando seus livros por ordem de cor, o que causa um efeito colorido no acervo e torna o ambiente mais estiloso. Há também quem prefira os livros divididos por tamanho, a ordem por tamanhos dos livros não é tão comum, mas leitores mais milimétricos se deliciam com essa ordenação. 



 
Então uma das coisas mais importantes para os amantes dos livros, além de ler suas novas aquisições, é como guardá-las em suas prateleiras ou estantes. Com intuito de contribuir com vocês, leitores, indicamos algumas maneiras de organização.



Maneiras de organizar sua estante:


Por cores – Arrumar os livros variando suas cores. Esse é recomendado em estantes que são abertas, dando um efeito colorido e ambiente mais estiloso.  E sim, você terá de ter paciência para sempre organiza-los.
 Por gênero – Classificar os gêneros – Romance, Drama, Comédia, Terror... - e juntar. É ideal para quem tem muitos livros e gosta de escolher o livro pelo seu gênero. Fica fácil de escolher um gênero específico.
 Por autor – Dividir os livros conforme os autores. Por exemplo: livros da Vivianne Machado todos juntos e livros do André Vianco todos de outro lado.

Por editora – Organizar por editora e nome do autor. Por exemplo: Os livros da Editora Leya são todos juntos e a todos eles são organizados pela ordem alfabética do nome do autor. O mesmo para todos os livros da Editora Intrínseca.
 Pelo título – Há quem goste de alternar, então essa é a maneira mais divertida de variar seus livros. Organizar conforme o título de cada livro. Mas lembrem-se alguns livros que sejam trilogias poderão ficar separados.
 Cronologicamente – Que segue a mesma ordem ou que se refere aos tempos, às datas: história contada cronologicamente, ou seja, seguindo um acontecimento num dado tempo. Tem que ter muita paciência para organizar, pois a divisão ocorre através do ano de cada livro. 


  • Aprenda a fazer uma estante de livros prática: aqui!

“As estantes não deixaram e possivelmente nunca deixarão de existir, Deus nos acuda!

E você, qual a sua organização favorita dos livros nas prateleiras? Comente esse post e compartilhe com outros leitores loucos por livros. 



Comentários
1 Comentários

Um comentário :

  1. Gosto de organizar meus livros por autor e separo em literatura nacional, literatura estrangeira e arquitetura. Assim fica cada um na sua área. E estantes são a coisa mais fantástica do mundo. Dá pra criar muitas coisas interessantes se quem projeta deixar a imaginação fluir. Acaba virando uma item de decoração mega importante ^_^

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!