Codex de Ouro


Olá Leitores queridos!
Hoje vamos falar sobre o Codex de Ouro. Você assim como eu já se perguntou o que é o Codex de Ouro? Aposto que sim. E sim, vamos esclarecer o que é, mas o que queremos hoje é ressaltar um dos eventos mais importantes aos leitores e principalmente aos escritores nacionais.

O  Codex de Ouro é uma premiação anual que consagra o autor dando forma à opinião do leitor, ou seja, este evento procura aqueles livros que estão na boca dos leitores para premiá-los, ao invés de autores que são totalmente aclamados pela mídia. É promovido pelo Ponto do Autor e tem como desejo de celebrar as conquistas dos autores que representam a força da literatura nacional.
 
O evento não tem a pretensão de definir qualidades ou apontar o que há de melhor em crítica literária, pois já existe outras premiações com este intuito, como por exemplo, o Jabuti – em âmbito nacional e o Nobel da Literatura – em âmbito internacional. A importância do Codex de Ouro é o retorno do público leitor.



Em 2011 aconteceu a 1° edição do Codex de Ouro, onde a categoria LIVROS foi subdividida em oito classificações de gênero.  E embora alguns gêneros possuíssem certa similaridade, decidiram separar os grupos para distribuir o prêmio de forma mais justa, favorecendo a um maior número de autores em meio a tantos talentos ora existentes em nosso país.





Categorias:
Romance; Chick-Lit; Poesia; Drama/Policial; Sobrenatural/Terror; Ficção/Fantasia; Infanto-juvenil; Antologia de Contos/Crônicas - Individual e Conjunto.


Foi desenvolvido também prêmios e critérios de avaliação para Publicidade & Arte; Suporte Weblit/Mídia; Destaques (editora, autor (a)); Vox Populi (título, autor (a));  e   Honoris Codex.



Neste ano, 2013 as categorias permaneceram, mas com algumas mudanças. Vamos então ver as mudanças, o que é e como é o critério de indicação de cada um.
 GÊNEROS: Esta categoria está subdividida em sete classificações de gênero distintas. Embora alguns gêneros possuam certa similaridade, decidiram separa os grupos para distribuir o prêmio de forma mais justa e favorecendo a um maior número de autores em meio a tantos talentos ora existentes em nosso país.



Categorias:
Romance/Drama; Chick-Lit; Infanto-juvenil; Sobrenatural/Terror; Ficção/Fantasia; Suspense/Policial; Antologia de Contos/Crônicas.





CRITÉRIOS PARA A INDICAÇÃO

Indicações – através da visibilidade da obra na weblit, sendo esta o ponto de partida para a análise do retorno dado pelo público leitor de uma forma geral, por meio de suas resenhas e comentários, como também as impressões publicadas por resenhistas, blogueiros e críticos literários.





Arte & Publicidade

Selecionado algumas categorias consideradas fundamentais na hora de chamar a atenção dos leitores. É a criação artística trabalhando na construção de apelos visuais e audiovisuais que têm o objetivo de encantar o leitor e nele despertar o interesse para conhecer mais sobre a obra literária.
Categorias: Booktrailer; Design de capa; Música literária; Publicidade on line



CRITÉRIOS PARA A INDICAÇÃO
Booktrailer: Um recurso recente na divulgação das obras literárias, o booktrailer vem sendo cada vez mais usado por autores e editoras como um dos elementos da publicidade on line. A enorme variedade de opções disponíveis para a produção de um booktrailer faz dele um importante aliado para atrais a atenção dos leitores. Considerado como pontos principais o conjunto de recursos utilizados (efeitos audiovisuais, música, imagens, textos, a criatividade, dinâmica, beleza e clareza na mensagem dada ao leitor.

Design de capa: A capa é o elemento de apelo visual que tem a responsabilidade de apresentar a obra literária, deve apresentar pontos principais como criatividade, a arte visual e a adequação à proposta da obra.

Música literária: Mais que um recurso amplamente utilizado na composição de filmes, uma arte magnífica que precisa ser trazida para o meio literário. Critérios: melodia, adequação da música ao tema proposto, afinidade da letra com a história (quando cantada) e o apelo sonoro causado.

Publicidade on line: Não é apenas um banner, booktrailer, hotsite ou release, mas todo o conjunto de apelo visual ou audiovisual distribuído pela web, de forma paga ou não, que ajuda a propulsionar o interesse pela obra literária. Critérios: organização da campanha, estratégia, objetividade nos elementos da publicidade e aderência de todo o material ao conteúdo da obra literária.



SUPORTE WEBLIT/ MÍDIA
Nesta categoria temos o suporte weblit que representa hoje a linha de frente tanto para autores quanto para editoras, desvelando ao público leitor todos os detalhes do mundo literário. Criada para homenagear aqueles que tornam possível a existência do Codex de Ouro, pois é através deste suporte que hoje em dia são capazes de promover esta premiação.
Categorias: Resenhista; Revista on line; Blog Literário


CRITÉRIOS PARA A INDICAÇÃO

Resenhista: em benefício da literatura, cabe doar seu tempo mesmo quando a busca é frustrada; ultrapassar os limites da leitura e assumir a responsabilidade de expor ao público, por meio de suas impressões, a experiência da leitura concluída. Critérios: objetividade na comunicação, a qualidade do texto produzido e a originalidade no contato com o leitor.

Revista on line: matérias inteligentes e críticas especializadas, as revistas levam ao leitor uma espécie de raio-X de cada nova obra literária, proporcionando-lhes uma visão imparcial e apurada sobre a literatura. Critérios: qualidade das matérias publicadas, interatividade com o público leitor e o comprometimento com o meio literário.

Blog literário: são  recantos literários que vêm proporcionando aos leitores mais aficionados um verdadeiro manancial de informações sobre tudo o que envolve a magia dos livros. Critérios avaliados:  o conjunto de recursos utilizados (efeitos audiovisuais, música, imagens, textos), a criatividade, dinâmica, beleza e clareza na mensagem dada ao leitor.




Destaques
Criada para homenagear os principais responsáveis pela existência da literatura: nossos queridos autores. Incluído também a Editora porque esta é o pilar mais forte para sustentar o meio literário, é quem tem o importante papel de selecionar, entre milhões de trabalhos, aqueles que possuem a riqueza almejada pelo exigente público leitor.
Categorias: Autor, Autora e Editora.



 CRITÉRIOS PARA A INDICAÇÃO

As indicações nesta categoria não ocorrem necessariamente devido ao lançamento de uma obra em especial. Claro que isso também conta, sobretudo quando esta obra atinge um grande sucesso entre o público, mas eles querem indicar também aqueles que, cada um a sua maneira, contribuíram para o crescimento do meio literário com a promoção de eventos para o ramo.





VOX POPULI
Categoria em que o público pode eleger, por meio de votação direta e sem qualquer interferência de decisão do Ponto do Autor, um título e um autor ou autora destaque entre os indicados do ano.
Categorias: Título e Autor(a) 

Método de Votação Popular: através do Skoob - O que você anda lendo com uma ferramenta específica de votação para a escolha popular de um título e um(a) autor(a). 



HONORIS CODEX
Homenagem aos grandes autores que há mais de três décadas contribuem com suas obras para o enriquecimento da vasta literatura nacional. Independentemente de realizações no ano em foco, esses autores podem ser honrados com um Codex de Ouro especial, válido por todo o histórico de trabalhos realizados ao longo de suas vidas.



CRITÉRIOS PARA A ESCOLHA DO HONORÁVEL AUTOR

Cada membro do grupo indica um autor que tenha mais de 35 anos de carreira literária e defende sua indicação apresentando informações sobre a vida e a obra deste autor. Após uma primeira votação em que cada membro vota em dois indicados diferentes do seu próprio indicado, somente os dois mais votados passam por nova votação do grupo para a definição do honorável autor do ano.




Em divulgação ao vivo pela web, Grupo Ponto do Autor anunciou as obras literárias indicadas para as categorias de gênero do II Prêmio Literário Anual Codex de Ouro. Para conferir a lista completa de indicados ao Codex de Ouro 2013, clique aqui.

Assim como em 2011 este ano temos excelentes livros concorrendo, sendo difícil a escolha, mas deixemos essa missão ao Ponto do Autor. Ah, não se esqueçam de deixar seu voto no VOX POPULI através do skoob, quem sabe o seu escritor favorito não é premiado. 

A Academia Literária parabeniza todos os autores, especialmente as nossas parceiras Vivianne Fair com o livro A Caçadora – Sorriso de Vampiro e a Janaina Rico com Ser Clara pela indicação e deseja boa sorte.



 “Quanto mais autores, resenhistas, blogueiros, críticos, editores e colaboradores aderirem ao nosso movimento, maior, mais importante e abrangente se tornará o Codex de Ouro. A ampliação de nossa rede de conhecimento é fundamental para o enriquecimento do prêmio, e ela depende de cada ser vivo que respire literatura.


Comentários
1 Comentários

Um comentário :

  1. Esse prêmio promete mexer com o cenário literário brasileiro. E muitíssima boa sorte às queridas Vivianne Fair e Janaina Rico. Torcendo por ambas ^_^

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!