Livraria El Ateneo Grand Splendid

Olá leitores da Academia Literária DF!

Mesmo em uma era tão digital muitas pessoas são apaixonadas por livros. O prazer de ir até a livraria, escolher um exemplar, pegá-lo na mão, sentir o cheiro, textura… São coisas que a leitura digital não pode substituir.

Hoje estamos aqui para compartilhar uma experiência maravilhosa com vocês. Uma de nossas integrantes teve a imensa oportunidade de viajar para Buenos Aires e ir até a Livraria El Ateneo Grand Splendid. Você já ouviu falar sobre esta livraria? Se sim, você está tão feliz quanto nós por saber que existe uma assim e se não, a dica é que essa é a segunda livraria mais bonita do mundo!

Livraria El Ateneo Grand Splendid



Segundo o jornal britânico The Guardian, a Livraria El Ateneo em Buenos Aires é a segunda mais bonita do mundo, perdendo apenas para a livraria Selexyz Dominicanen Boekhandel, na cidade holandesa Maastricht.






A Livraria El Ateneo Grand Splendid além de livros apresenta uma história. Podemos começar essa história com um Era uma vez....

“Era uma vez um teatro que virou cinema, 
um cinema que virou livraria 
e uma livraria que virou atração turística.” 


Antigamente este local era um teatro (Teatro Grand Splendid) que foi construído em 1919 e depois passou a receber espetáculos de tango. Em 1926, passou a funcionar como cinema e se manteve com essa estrutura por 70 anos. Em 2000, o Grand Splendid foi comprado pela rede de livrarias Yenni, propondo uma livraria dentro de um teatro, ou seja, trocar as poltronas por milhares de livros e o palco por um café com piano ao vivo.





A livraria contém cinco andares, sendo: o térreo, três galerias (como as de um teatro de ópera) e um subsolo, onde fica a seção infantil. O interior da cúpula é pintado com uma representação alegórica da Paz por Nazareno Orlandi em 1919.


El Ateneo Grand Splendid livraria é a maior quantidade e variedade de livros: 120 mil títulos em estoque. De acordo com dados percorrer a biblioteca de cerca de 3.000 pessoas por dia e vendeu mais de 700.000 livros no ano. É um ponto turístico para os visitantes de Buenos Aires.



A dica é que mesmo quem não deseja comprar nada, tens que conhecer o lugar, para fotografar cada canto da livraria, sua cúpula ou para contar aos amigos que esteve na segunda livraria mais bonita do mundo.

Opinião da  integrante como visitante e como fã de livraria:
“É um lugar magnífico, a mistura da livraria com o teatro ficou fantástica. O fato de conservarem a arquitetura do teatro que deu essa beleza ao local. Só dou a dica que a cafeteria é bacana, mas “mucho cara”. Então todos aquele que amam comprar, tocar, ler e usufruir livros devem conhecer essa livraria.”


Para os curioso de plantão cliquem no vídeo abaixo e vejam como é a livraria:


Não vamos acabar por aí né, estamos fascinados por esta livraria, mas está achando que livrarias assim só existem fora do Brasil? Não, não! Vamos reconhecer e valorizar o que temos no nosso Brasil, pois aqui também temos livrarias incríveis. Dois grandes exemplos: a Livraria da Vila e a Livraria Cultura, ambas em São Paulo.


A Livraria da Vila fica no bairro Jardim Paulista e possui cerca de 22 mil livros, sendo a maioria dedicada também às crianças. O lugar parece preenchido de livros, inclusive a porta. Com todo esse designer quem resiste em não dar um pulo na livraria e não comprar livros?

















A Livraria Cultura fica na Avenida Paulista e criou um espaço confortável para os leitores apreciarem a leitura de um bom livro dentro da própria loja.










Você conhece outras livrarias por aí? Então compartilhe conosco essas maravilhas com a gente, comentando este post!

Comentários
1 Comentários

Um comentário :

  1. Sério. Como arquiteta e apaixonada por livros, é IM-POS-SI-VEL não ficar doida com um lugar desses.

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!