Eu Amo Escrever, e você?



Qual o sentido da escrita? Por que escrever? Muitas vezes, quando debruçado em uma mesa, no sofá, na cama ou em qualquer lugar onde encontramos inspiração, pensamos muitas vezes em várias ideias ou até mesmo sobre um mesmo tema.
E se pergunta constantemente: por que não escrevo sobre isso?

O princípio e motivo básico da escrita é a expressão: de um pensamento, de sentimentos, de conhecimento, de uma reflexão, etc.

Podemos dizer que a escrita é a exposição verbal do que poderíamos ter dito! Também podemos alterar o velho ditado “Algumas coisas não precisam ser ditas para serem entendidas” para “Há coisas que precisam ser escritas e não faladas!”.

A escrita, então, é como o escape daquilo que está dentro de nós! Portanto, para a maioria é uma satisfação tê-la como algo natural ao homem, intrínseco.

Contudo, há aqueles que encontram dificuldades em escrever, o que quer que seja! Falta-lhes gozo pela leitura, sentem aprisionados à folha branca! A escrita é um experimento, quanto mais se escreve, mais se quer escrever! Assim também, quanto mais se lê, mais se quer expor o que aprendeu, o que pensa a respeito daquilo que leu!

Mas, se ainda assim não encontrou motivos para escrever, vamos citar alguns que inspiram normalmente nossos leitores e autores:

Escrevemos:

- quando estamos tristes;
- para desabafar;
- nem que seja apenas para ficar naquele pedaço de papel;
- quando estamos alegres e precisamos contar o que sentimos a respeito daquela vitória conquistada;
- para contar um segredo, mesmo que seja só para o diário;
- para dizer que estamos apaixonados;
- para dizer que amamos alguém;
- porque ficamos com saudades;
- porque um amigo foi morar em outro estado ou outro país;
- para felicitar um nascimento e para parabenizar um aniversariante;
- para deixar uma lembrança para alguém;
- para consolar um amigo;
- para encorajar um irmão;
- para nos sentir mais próximos da família;
- porque desejamos passar em um concurso, seja vestibular, seja para um órgão público ou uma empresa particular;
- para criar histórias;
- para estar em um mundo imaginário;
- para rir, chorar, se aventurar....
- para nos expressarmos melhor!

Escrever, portanto, é um ato de conquista também! Através da escrita adquirimos objetos desejados, o que faz do ato de escrever parte importante da realização de nossos sonhos!

“Para mim, escrever comporta um sentido de aventura, de contato sobretudo com o inesperado, como aquele evocado por Ali Babá com as palavras mágicas: Abre te sésamo, como se a escrita  sempre estivesse a me apontar uma saída possível.” (Trabalho de Marizabel Santos Almeida “Porque Escrever?”)



E então, encontrou sentido em escrever? Leia e escreva, pois quem tem esses dois hábitos é mais ouvido, é mais apreciado e mais experiente e, portanto, sai na frente!


Fonte: BrasilEscola
Comentários
1 Comentários

Um comentário :

  1. "... ela tinha escrito para o consumo e deleite da própria alma. Sabemos que é desta maneira incomum que trabalham os escritores merecedores de algum respeito. Todos que são dignos de mérito escrevem para seu próprio entretenimento ou, quando muito, para divertir um ou outro amigo. Não será exagero afirmar que escrever não passa de uma escapada no sentido de diminuir a dor de estar vivo. Uma maneira de compartilhar com os iguais as dúvidas rotineiras."

    PIMENTA, Antenor. "Último Aurélio ou o cadáver adiado". Rio de Janeiro, Rocco, 1998. Pág. 78

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!