Clássicos Nacionais - Cecília Meireles



Celília Meireles é uma das grandes escritoras brasileiras, cujos poemas encantaram leitores de todas as idades.

Cecília Benevides de Carvalho Meireles, nasceu em 7 de novembro de 1901, Rio de Janeiro. Teve a infância marcada pela dor e solidão, nunca conheceu o pai (pois morreu antes que tivesse nascido) e a mãe morreu quando tinha apenas 3 anos de idade. Foi então criada por sua avó, Dona Jacinta. Foi por volta dos 9 anos de idade que Cecília começou a escrever suas primeiras poesias.

Formo-se professora e, com apenas 18 anos de idade, publicou seu primeiro livro, “Espectro”, composto de vários poemas simbolistas. Embora estivesse no auge do Modernismo no país, a poetisa foi influenciada pelo movimento literário simbolista. Em 1922 casou-se com o pintor Fernando Correia Dias, com quem teve três filhas.



Sua formação e interesse pela educação a levou a fundar a primeira biblioteca infantil do Rio de Janeiro em 1934. Teve várias obras de literatura infantil, como destaque “O cavalinho branco”, “Colar de Carolina”, “Sonhos de menina” e “O menino azul”. Todos esses poemas infantis são marcados pela musicalidade (uma das principais características das poesias dessa escritora).






Em 1939, Cecília publicou o livro “Viagem”. A beleza das poesias lhe ajudou a ter um grande conhecimento dos leitores e também dos acadêmicos da área da literatura. E, com esse livro, ganhou o Prêmio de Poesia da Academia Brasileira de Letras. Em 9 de Novembro de 1964 Cecília Meireles veio a falecer.























Comentários
1 Comentários

Um comentário :

  1. Ela fazia aniversário dois dias antes de mim e morreu no dia do meu aniversário....

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!