O que é um livro digital?


O que é um livro digital?


Nós sabemos que o mercado de livros digitais é uma tendência que cresce no Brasil. Mas será que as pessoas sabem o que é um livro digital? Será que o livro digital vai substituir o amado e querido Livro de papel? A Academia Literária decidiu trazer notícias sobre esse mercado e quer saber de vocês leitores o que vocês acham do livro digital. Então vamos ao conhecimento.

Segundo os dados da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil", realizada pelo Instituto Pró-Livro, 70% dos entrevistados nunca ouviram falar em livros digitais ou e-books.

A diretora da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Susanna Florissi, garante que o livro digital, ou e-Book, já é uma realidade, mas tanto o mercado editorial como os consumidores ainda precisam se adaptar à nova plataforma de leitura.
        
Os Livros Digitais tem vários formatos. Uns são mais simples, como o próprio PDF, que muitos profissionais não consideram como livro digital mas nós leitores consideramos; temos o ePub; e existem também livros digitais muito mais elaborados, que são mais caros de serem produzidos, como os livros interativos, que tem som, movimento, vídeo no livro.

O PDF é um formato mais "duro”, sem adequação, por exemplo, do tamanho da letra, mas é de fácil acesso e compatível com praticamente todos os computadores, tablets e smartphones. O ePub é a plataforma mais popular para eBooks, é estático e oferece adequação do tamanho da letra. Já os aplicativos são produtos desenvolvidos para ter mais interatividade e possibilidades, como movimento, áudio e vídeo


Você já deve ter encontrado vários termos que fazem alusão ao termo “e-book”, tais como:

  • e-book;
  • ePub;
  • PDF;
  • MOBI.



Provavelmente, essa quantidade gigantesca de termos acabam confundindo o visitante, não permitindo que ele saiba o que está baixando (gratuitamente) ou comprando. A verdade é que todos esses termos remetem a um único: Livros Distribuídos em Forma Digital, ou seja, não impressos.

Portanto, o livro digital nada mais é do que uma outra forma de distribuição do texto produzido por um autor, seja ele um livro didático, livros de literatura, jornais, revistas, HQs, textos ou áudio-livros. Seja qual for o material lido, o livro digital acaba englobando todos.

Vale lembrar que não devemos confundir o Livro Digital com o Livro Eletrônico. Apesar do termo “livro eletrônico” ser muito utilizado para se referir ao Livro Digital, é uma forma errada de se falar, levando o consumidor ao erro, pois o livro digital não é um livro eletrônico, mas sim um livro distribuído de forma eletrônica.

Assim, já que determinamos a terminologia correta, vejamos o que é cada item:


  • E-BOOK
O e-book é o termo americano para “livro digital”. E como já vimos, livro digital é uma forma de distribuição de textos. No entanto, muitos acreditam que e-book é um formato de livro, quando na verdade ele não passa de um termo, não de um formato, eis a grande confusão.
Um e-book pode ter diversos formatos, sendo os mais comuns o ePub, o MOBI e o PDF, que serão interpretados de forma diferente pelos dispositivos (computadores, iPad, iPhone e Kindle) para sua leitura. 


  • ePUB

A forma correta de escrever é “ePub”, e quer dizer “Publicação Eletrônica”. O ePub é um formato aberto, criado pelo Fórum Internacional de Publicação Digital – IDPF. A ideia do ePub é permitir que a experiência de leitura seja similar em qualquer tamanho de tela do dispositivo de leitura.
Por ser totalmente feito em HTML e CSS, a versatilidade que o ePub fornece é gigantesca! Com esse formato você pode fazer pesquisa de um termo no texto, aumentar ou diminuir o tamanho da fonte, alterar o tipo de fonte utilizada, e até alterar a cor que a fonte irá utilizar. Tudo isso pra ser mais adequado ao padrão de leitura do usuário.


  • PDF

O formato PDF é muito difundido na internet, principalmente por já ser utilizado em larga escala. Porém, infelizmente, não é um formato ideal para leitura em dispositivos móveis. O seu grande problema está em não se adequar às necessidades do leitor, como o ePub faz.
O PDF é um formato para arte final, isto é, uma vez produzido o arquivo, não há como alterá-lo. Desse modo, ler um livro em PDF em um iPhone, por exemplo, pode se tornar algo irritante. É necessário dar zoom in e out a cada parágrafo. Diferente do ePub que permite aumentar ou diminuir a fonte sem muita dificuldade, mantendo a escolha por todo o texto.


  • MOBI

O MOBI é um padrão utilizado somente pelo dispositivo da Amazon, o Kindle. O funcionamento do MOBI é muito similar ao ePUB, porém, por ser utilizado somente no Kindle, podemos dizer que é um formato “fechado” e muito pouco conhecido. Muito diferente do ePub e do PDF.





A Academia Literária DF também deu 5 dicas para publicar seu livro digital, Clique Aqui!
 Se você tem algum livro digital publicado, por favor deixe o seu feedback.



Espero que com essas explicações, não haja mais dúvidas sobre o que é um livro digital (e-book). Agora é só montar a sua estante ou biblioteca e ler nas horas precisas e vagas. Mas se ainda estiver com dúvidas, por favor, não hesite em perguntar nos comentários.

Digam-me leitores: vocês preferem Livros e papel ou Livros digitais? Responda nos comentários e boa leitura!






Comentários
1 Comentários

Um comentário :

  1. Caraaa, sério!, adorei o post! Foi bem explicativo! Beijo,
    http://entreeleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!