Leitura tátil em 3D para crianças




Olá, queridos leitores.
                Hoje temos uma boa notícia para compartilhar. Mas não é algo que vai influenciar a minha vida ou a sua, já que você está lendo esse post. Deixa-me explicar melhor: essa notícia vai influenciar – e muito – a vida de várias crianças com alguma deficiência ou redução visual. Eis a boa nova: um projeto desenvolvido nos EUA transforma desenhos de livros infantis em figuras táteis para que crianças com limitações visuais também possam desfrutar o prazer da literatura. Simples e genial!!!
                Confira abaixo a transcrição da matéria escrita por Filipe Serrano para a revista INFO.

***

                Projeto transforma desenhos de livros infantis em figuras táteis, criadas em 3D. A intenção é estimular crianças com deficiência visual a ler.
                A impressão 3D está estimulando crianças com deficiência visual a ler. Com impressoras, cientistas da Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, transformaram desenhos de livros infantis em figuras em três dimensões. Assim, as crianças tocam na forma dos objetos e dos personagens enquanto pais ou professores leem a história. A iniciativa Tactile Picture Books Project é liderada pelo professor Tom Yeh.
                Segundo Yeh, o objetivo é desenvolver um software que permite aos pais, no futuro, fotografar os desenhos dos livros infantis e transformá-los em formas 3D com uma impressora em casa.
                Tom Yeh e equipe têm trabalhado com crianças de Denver para melhorar a representação das figuras. Para o pesquisador, a vantagem é que as crianças têm contato com os livros antes de aprender os sinais em braile. O contato ainda estimula o desenvolvimento tátil. “Cada criança tem dificuldades visuais diferentes, e poderemos customizar os livros para cada uma”, diz Yeh.

***

               Nós da Academia Literária-DF louvamos a iniciativa e ficamos muito felizes em saber que mesmo quem não pode ver e ler ainda pode aproveitar a magia das histórias e dos livros.
                Quem quiser conhecer mais sobre a iniciativa, pode aproveitar e visitar o site do projeto. Vale lembrar que o site é em inglês.



Referência do texto:
- SERRANO, Filipe. Leitura Tátil em 3D. Publicado na revista “INFO”, edição nº 346, outubro de 2014. Página 17.

Crédito das imagens:
- Imagem de capa: Blog Beyond Design.
Helkem Araujo

O meu mundo não é como o dos outros, quero demais, exijo demais; há em mim uma sede de infinito, uma angústia constante que eu nem mesma compreendo, pois estou longe de ser uma pessoa; sou antes uma exaltada, com uma alma intensa, violenta, atormentada, uma alma que não se sente bem onde está, que tem saudade; sei lá de quê! - Florbela Espanca
Leia Mais sobre a autora

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!