RESENHA - Mulheres (Carol Rossetti)

Está é uma resenha especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Numa data tão simbólica, não há nada melhor que apreciar um livro que reafirma em cada página que as únicas senhoras sobre a vidas das mulheres são elas mesmas. Apreciem a leitura.

Carol Rossetti
Ficha técnica:
Referência bibliográfica: ROSSETTI, Carol. Mulheres. Retratos de respeito, amor-próprio, direitos e dignidade. 1ª edição. Rio de Janeiro, Sextante, 2015.
Gênero: Ilustração.
Temas: Feminimismo, comportamento, liberdade, dignidade, empoderamento feminino.
Categoria: Literatura Nacional.
Ano de lançamento: 2015.








                Primeiramente, é necessário esclarecer que este livro não conta uma história, não apresenta uma narrativa. Este livro mostra várias pequenas facetas de mulheres diferentes entre si mas que demonstram em suas atitudes e escolhas o direito de serem quem são e como são. Nem mais, nem menos.
Também sou mulher, também adoro sapatos
e acho que não resta dúvidas de que adoro
livros!!!!
                Mulheres é um compilado de várias ilustrações de autoria de Carol Rossetti. Publicadas originalmente nas redes sociais e em seu site pessoal, essas ilustrações abordam uma variada gama de assuntos ligados ao universo feminino, dos mais corriqueiros aos mais polêmicos. Através de desenhos criados em seu traço já característico e de sucintas e certeiras frases, a ilustradora e autora aborda variados assuntos confrontando preconceitos, desconstruindo conceitos arcaicos, quebrando paradigmas; reforçando a noção de auto-imagem, potencializando o poder do amor-próprio. E sempre, sempre empoderando as mulheres, reafirmando que compete apenas a elas avaliar, julgar e definir sua própria identidade e o que convém ou não a seu corpo, a sua vida e a seu posicionamento perante à sociedade.
                Delicioso de ler e maravilhoso de se olhar, Mulheres transborda verdades. Singela e sensível mas de opiniões afiadas, a obra flerta com o lúdico do desenho feito a mão e colorido a lápis de cor para transmitir uma mensagem séria, poderosa e muito atual. Embora seja direcionado às mulheres e aborde os pequeno e grandes conflitos do cotidiano feminino, esse também é um livro com o qual os homens não apenas poderão como irão se identificar. Afinal, o direito de se expressar livremente, de ter sua individualidade respeitada, de amar sem rótulos e restrições, de ser visto além da superficialidade da aparência e tantos outros não são exclusividades femininas. Independentemente de gêneros, é impossível um leitor não se sentir representado por uma ou por várias das ilustrações e situações ali expostas.
                Dividido em 06 grandes temas (corpo, moda, identidade, escolhas, amores, valentes), o livro é composto por aproximadamente 130 ilustrações. Cada tema é iniciado por um texto explanatório onde a ilustradora e autora explica suas motivações e intenções acerca daquele conjunto de ilustrações. As personagens ali retratadas são fictícias em sua grande maioria, mas há também algumas mulheres reais, como o caso da americana Whitney Thore, cuja história foi uma grande inspiração para a autora segundo ela própria.



A capa foi retirada dessa ilustração.
                O cuidado com a diagramação e a editoração dessa obra foi primoroso. Como livro de arte que é, Mulheres recebeu páginas de alta gramatura (páginas mais grossas que os livros de literatura). Em respeito à fonte original, as folhas são foscas lembrando o Canson ou outros papeis especiais para desenho. Sendo uma por página, a ilustração ocupada toda sua área em quase todos os casos, e mantém o texto na letra da própria ilustradora tal qual ela fez. Para não interferir ou adulterar o caráter “feito a mão” dos desenhos, nem mesmo há numeração nas páginas, decisão essa muito acertada. A capa é linda! Um zoom de uma das ilustrações, o rosto de uma mulher de olhos fechados, é a imagem que ilustra de maneira poética e exemplar esse trabalho encantador.
             Carol Rossetti decidiu ser ilustradora aos 4 anos, quando ganhou de seus pais uma caixa de lápis de cor. Mais tarde, resolveu que queria estudar Design Gráfico, área na qual se graduou em 2011. Ela mora em Belo Horizonte e concilia seus projetos autorais de ilustração com o estúdio Café com Chocolate Design, criado por ela e três amigos. Até hoje, ela adora ganhar cadernos e se delicia com as infinitas possiblidades de um papel em branco.
                Mulheres é um livro fascinante. É daqueles livros para se ter sempre por perto, seja para reler e reforçar na mente a mensagem que contém, seja para se deliciar com suas belas ilustrações. É  um livro que talvez não agrade pessoas preconceituosas, de pensamento muito conservador e/ou de mente fechada. A todas as outras, sua leitura será certamente muito prazerosa e, provavelmente, renderá alguns bons momentos de reflexão.
               



Bibliografia de Carol Rossetti (ordem cronológica):

Livros:

  • Mulheres  – Sextante (2015).




Eu e o Luciano em nosso momento tietagem. A Carol, além de muito talentosa, é também muito atenciosa e fofa.



Top Comentarista n°8: clique para participar



Helkem Araujo

O meu mundo não é como o dos outros, quero demais, exijo demais; há em mim uma sede de infinito, uma angústia constante que eu nem mesma compreendo, pois estou longe de ser uma pessoa; sou antes uma exaltada, com uma alma intensa, violenta, atormentada, uma alma que não se sente bem onde está, que tem saudade; sei lá de quê! - Florbela Espanca
Leia Mais sobre a autora

Comentários
20 Comentários

20 comentários :

  1. Este livro é lindo! Estou somente aguardando uma oportunidade para adquiri-lo. Ele me chama atenção desde á capa e claro, á todo seu conteúdo que se consiste em dedicar, especialmente ás mulheres, incentivando a aceitarem e serem como são. Perfeito!

    ResponderExcluir
  2. Realmente parece ser um ótimo livro para comemorarmos o dia da mulher. Diferente de tudo que já vi, com ilustrações e frases lindas. Todo mundo fala muito bem e sempre ficou mais curioso ainda à cada resenha. Abraços :*

    ResponderExcluir
  3. Acho muito legal esse livros por ter pequenas histórias, os perfis e as ilustrações que fazem a diferença e mostram as várias faces de uma mulher. É muito interessante e uma bela obra de arte em si. Bem legal mesmo =D

    ResponderExcluir
  4. Tenho ele e amo as ilustrações dele. Se falar das mensagens de apoio a nós mulheres, mostrando todas as facetas, todos os tipos de mulheres e suas belezas unicas.
    Gostei da postagem. Leia ele todo dia pra lembrar quem somos!
    Abs
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    adorei sua publicação e resenha. Esse livro de Carol Rossetti certamente irei indicar para minhas amigas, pois não faz meu gênero. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  6. oi ^^
    esse livro é simplesmente lindo. achei a abordagem muito interessante e a editora teve todo um cuidado com a diagramação que está realmente belíssima. com certeza vale a pena dar uma lida. http://www.seguindoocoelhobrancoo.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá queridos tudo bem, gostei muito desse livro da Carol Rosseti tbm tiver o prazer de conhece-la na bienal do livro e saber mais a respeito do trabalho dela. Muito inteligente. bjs

    ResponderExcluir
  8. Oiii, ainda não tive oportunidade de realizar a leitura deste livro e posso dizer que eu o quero a bastante tempo já.
    Acho que seria legal uma grande maioria ler, para conhecer antes de expor alguma opinião, goste muito da sua resenha.
    Beijão <3

    ResponderExcluir
  9. Eu quero muito ler esse livro, acho que é uma leitura obrigatória para todas as mulheres!

    laoliphant.com.br

    ResponderExcluir
  10. Helkem, tudo bem?
    Já vi o pessoal falando por aí desse livro.
    Apesar da temática atual, não é um livro pra mim.
    Não gosto de livros assim. :)


    Beijos!

    www.oblogdasan.com

    ResponderExcluir
  11. Oie
    eu to louca por esse livro, muito lindo e com certeza com belos ensinamentos e verdade, além dessas ilustrações lindas demais, muito boa sua resenha, espero com certeza ter em breve

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Que livro lindo! Ilustrações e temas maravilhosos! Parabéns pela resenha,tá ótima e o post ficou lindo! Pensando seriamente em presentar umas amigas depois da indicação.
    Abraços;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá! Tudo bem?
    Quando esse livro foi lançado ele não chamou tanto a minha atenção, mas depois de ler sua resenha fiquei realmente curiosa! Adorei a proposta e assim que der vou ler. :)

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  14. Vi os cards que foram distribuídos no Literatura por Mulheres e fiquei bem curiosa para folhear o livro. Somos tantas mulheres em uma só que é difícil encontrar uma mulher igual a outra, se ela conseguiu abordar mesmo essa diversidade, com certeza o livro deve ser bem interessante!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Oi Helkem, sua linda, tudo bem?
    Adorei as ilustrações!!!! E pelas imagens que você colocou, achei super criativa a forma como a autora abordou a forma como o home e a sociedade como um todo enxerga a mulher. Excelente dica para o mês de março, que é volitado para as mulheres. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Helkem, sua linda, tudo bem?
    Adorei as ilustrações!!!! E pelas imagens que você colocou, achei super criativa a forma como a autora abordou a forma como o home e a sociedade como um todo enxerga a mulher. Excelente dica para o mês de março, que é volitado para as mulheres. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Adorei o livro, gostei de saber que tem uma abordagem diferente, bem interessante mesmo, eu como sou mulher já me sinto inclinada a ler.

    ResponderExcluir
  18. Cada resenha que leio desse livro fico cada vez mais necessitada de tê-lo em minhas mãos. Acho que ele é essencial a todos as mulheres. Ainda há muita falta de informa sobre empoderamento feminino, principalmente nas classes sociais menos privilegiadas. Acho que o conteúdo desse livro precisa atingir essas classes.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Oi!
    Que livro mais linda, já tinha ouvido falar muito sobre ele, mas as ilustrações da Carol Rossetti são maravilhosas e achei bem interessante os temas que ela aborda com seus desenhas e quero muito esse livro !!

    ResponderExcluir
  20. Oi! Eu não sabia que esse livro era relacionado com a página do face! Eu acompanho o face e acho muito legal as ilustrações e as legendas que a Carol faz! Sabendo agora de onde vem o livro estou com mais vontade ainda de adquiri-lo!

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!