32° Feira do Livro de Brasília: Inscrições para Blogueiros Literários


Olá, queridos leitores da Academia! Como prometido, hoje vamos começar a soltar as primeiras informações sobre a 32º Feira do Livro de Brasília. Preciso confessar que estou muito empolgado/ansioso/nervoso com a responsabilidade de coordenar um evento tão significativo para nós, blogueiros, que estamos constantemente em busca de reconhecimento pelo nosso trabalho que vai muito além de simplesmente divulgar um livro na internet. Enfim... Vamos ao que interessa. Blogueiros de plantão, querem participar do evento? Querem ostentar um crachá de blogueiro e cobrir o evento? Vou dizer como:

A 32º Feira do Livro de Brasília irá acontecer nos dias 16 a 24 de Julho de 2016 e teremos uma programação especial dedicada aos blogueiros. No primeiro final de semana (16 e 17 de julho) irá acontecer o 1º Encontro Nacional de Blogueiros Literários. Isso mesmo! Um dia inteiro com palestras e bate-papo sobre a nossa paixão/profissão. A ideia é mostrar ao público como funciona o nosso trabalho, desde a criação de um blog até o momento em que conseguimos ganhar dinheiro com isso (o sonho de muitos, a conquista de poucos, infelizmente). Queremos que este seja o primeiro de muitos eventos do gênero, pois acreditamos que o trabalho dos blogueiros deve sim ser valorizado e reconhecido não só no mercado editorial, mas também no mercado de trabalho como um todo.
O grande objetivo do encontro, além de nos conhecermos (a maioria de nós só tem contato um com o outro pela internet), é formar uma grande rede de trabalho colaborativo para discutir ideias, dar sugestões, promover mais eventos e, principalmente, levar a Literatura para todo o país. Para isso, teremos debates abertos ao público ao longo do encontro e, ao final, um coquetel fechado apenas para os blogueiros. E então, já citei motivos suficientes para você, blogueiro, participar do encontro?
Se não foi o bastante, olha essa: os blogueiros serão a mídia OFICIAL da Feira. Como assim? Calma que explico: será montado na feira um local reservado apenas para os blogueiros credenciados. Esse espaço contará com computadores, carregadores e, mais importante de tudo, internet. A ideia é que o espaço funcione como um meio para divulgar o evento de lá mesmo, em tempo real. Para completar, a credencial dará aos blogueiros algumas regalias como poder circular livremente pelo evento e descontos na praça de alimentação (questão ainda em negociação com as empresas participantes e valores a definir). Nossa presença será tão importante quanto a presença da mídia tradicional. E aí? Convencidos?



No final deste post está o formulário de inscrição. Preencham com cuidado, pois avaliaremos as informações de cada um. Será também por meio desse cadastro que nós da Academia, juntamente com a coordenação do evento, enviaremos os releases e demais notícias a serem divulgadas por aqueles que se inscreverem. Alguns desses releases são obrigatórios divulgar, os demais serão opcionais (avisaremos em cada caso). Todos os blogueiros receberão um e-mail de confirmação caso o cadastro seja aprovado.
Este é um evento que será coordenado pela Academia Literária DF e a escritora Marina Oliveira, com o apoio e orientações da Coordenação Geral da 32º Feira do Livro de Brasília. Todos os direitos de publicações, imagens e créditos são de nossa autoria. Não esqueçam de dar os devidos créditos quando divulgarem o evento ;)

  Qualquer dúvida, sugestão ou reclamação poderá ser enviada pelo email encontroblogueirosliterarios@gmail.com

Obs: Escritores, o edital para participar do evento já saiu. Vocês podem conferir as regras aqui.







Perguntas mais frequentes (clique para ver)

1- Qualquer blogueiro pode participar?
R: Não, apenas os blogueiros literários podem se credenciar. Ou seja, apenas os blogs que têm foco divulgar Literatura. Portanto, digamos que o seu blog é sobre moda (por exemplo) e eventualmente você divulga algum livro, sua inscrição não será validada, pois seu foco é moda e não Literatura.

2- Meu blog é um canal do YouTube. Posso participar?
R: Deve! Teremos debates focados nos profissionais Booktubers! As outras mídias (Twitter, Facebook, Instagram, etc.) também serão aceitas! Basta apenas que o foco de seu trabalho seja Literatura. Então, se você é um Youtuber que fala sobre jogos e eventualmente comenta sobre algum livro, sua inscrição não será validada.

3- E quem é de outro estado?
R: Todos são bem-vindos! Porém, infelizmente não temos verba disponível para patrocinar sua vinda para o evento. Desse modo, se tiver interesse em participar, todos os custos com passagem e hospedagem (e demais despesas) serão por sua conta. Estamos apenas cedendo o espaço para que os blogueiros possam se divulgar. Que tal buscar os outros blogueiros da sua cidade para rachar as despesas?

4- Quando será entregue a credencial?
R: A credencial será entregue no primeiro dia do encontro (dia 16) em local que ainda será divulgado.

5- Tenho colunistas. Eles poderão participar também?
R: Sim. Quando fizer sua inscrição, informe em campo especifico a quantidade de colunistas que seu blog possui e os nomes de cada um (iremos verificar um por um). Eles receberão uma credencial de blogueiro também.



Esperamos por vocês no evento!

Top Comentarista nº3: Clique para participar
Luciano Vellasco

Sou o cara que brinca de ser escritor e se diverte em ser leitor. Apaixonado por livros, fotografia e escrever. Jogador de rpg nos domingos livres, colecionador de Action Figures e Edições Limitadas de jogos. Cinéfilo, amante de series e animes. Estou sempre em busca de conhecer novas pessoas e aprender com cada uma delas e por último, mas não menos importante: um lendário sonhador.
Leia Mais sobre o autor

Comentários
7 Comentários

7 comentários :

  1. Fiz minha inscrição e estou torcendo para ser aprovada. Além de participar de mais um evento com a Academia, vai ser muito legal conhecer blogueiros da cidade e aprender com as experiências de cada um <3

    ResponderExcluir
  2. Uma ótima ideia para os blogueiros heim, que legal.
    E uma chance para mostrar como é esse trabalho e todo o esforço que vocês dedicam à ele. Além de se conhecerem pessoalmente mesmo. Tomara que dê tudo certo e seja um sucesso. Boa sorte ;)

    ResponderExcluir
  3. Achei ótima a ideia do evento e já fiz a minha inscrição!
    Não recebi nenhum email de confirmação de recebimento do formulário de inscrição nem nada do tipo... é assim mesmo?
    Bjs! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Manu! Seu formulário de inscrição foi recebido sim. Vamos avaliar os blogs confirmados até a primeira semana de Junho. Não se preocupe que se o seu blog seguir o que pedimos, você será selecionada :)
      Beijos!

      Excluir
  4. Que ideia genial. Desejo muito sucesso aos participantes e que possam trocar experiências a acrescentar mais ainda a seus trabalhos nos Blogs. Com certeza terá muitas participações! Abraços.

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!