Academia Opina: Hábitos de leitura

frequência de leitura
Foto Karolina Grabowska - site pixabay
Olá amigos leitores, tudo bem?

Primeiramente, gostaria de dizer que estou muito feliz em estar aqui pertinho de vocês. Então, por isso, desejo bater um papo sobre hábitos de leitura com vocês. O que acham? Vamos começar? Vou tentar ser o mais rápida possível, mas, lembrem-se: eu sou geminiana e adoro conversar.

Sou consumidora voraz de livros, até mais que de sapatos (rsrsrs). Daí você me pergunta: “Tudo bem, Gabi, e o que eu tenho com isso?”. 

Eu te respondo: nada, amiguinho, mas eu gostaria de saber, se possível, qual a sua média de leitura e o que você gosta de ler.

Pois, de acordo com a pesquisa de opinião realizada aqui pelo blog, no dia 13/06/2016, percebi que 62% dos entrevistados estão fora do aprendizado formal, ou seja, quem, provavelmente, já concluiu o ensino médio – pessoas na faixa etária de 20 a 30 anos. Com isso, inferi que esses leitores leem mais por prazer do que por obrigação. Acertei?

Além disso, a pesquisa apontou que grande maioria dos entrevistados é do sexo feminino (71%).

Um dado super bacana, e que me deixou muito feliz, foi o resultado de regionalização, pois mesmo que boa parte dos leitores seja do Distrito Federal (47%), temos pelo menos um leitor de cada região do Brasil (eba!!!!).

Ok, eu sei que falo muito, então vamos ao que interessa.

frequência de leitura
Fonte: Pesquisa Retratos da Leitura no Brasila
Você sabia que desde 2011 o Instituto Pró-Livro realiza pesquisa sobre o panorama da leitura no país? Se não, gostaria de apresentar alguns dados relevantes sobre a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil e conversar sobre eles com vocês.

A imagem ao lado mostra o número de livros lidos por ano, entre todos os entrevistados da pesquisa. A imagem traz os dados da atual pesquisa e da que foi realizada no ano de 2007, para comparação. Em sua metodologia, ela considerou como “leitor” aquele que leu, inteiro ou em partes, pelo menos um livro nos últimos três meses. Eu, pessoalmente, não concordo muito com essa classificação. 

Frequência de leitura
Fonte: Pesquisa Retratos da Leitura no Brasila
Essa segunda imagem apresenta qual o gênero que os leitores costumam ler mais. Entre eles, o gênero “Romance” se destaca em terceiro lugar. Na pesquisa de opinião realizada pelo nosso blog, como dito lá no início do texto, esse gênero também foi um dos mais lis
tados que não poderiam faltar no blog, seja como resenha, divulgação, entre outros. 

Mas, é importante ressaltar que, de acordo com professora Ana Nery, “romance é um gênero textual, que se constitui de um tipo de história longa e complexa, com várias personagens. Ele permite que o leitor se aprofunde na trama e conheça bem cada um dos protagonistas dela. Dentro de um romance podem existir histórias secundárias que ajudam a compor o caráter e a personalidade das personagens ou ajudam no entendimento do que se passa na história. [...] E nem todo o romance é romântico”. 

Voltando para a pesquisa, ela apresentou que os livros mais marcantes, considerados pelos entrevistados foram:
Frequência de leitura
Fonte: Pesquisa Retratos da Leitura no Brasila

Desses, vocês já leram algum? O que acharam? 

Dessa relação, um que eu carrego para todo canto é o livro do Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry. Amo de paixão, e recomendo para quem nunca leu.

Por fim, como disse antes, eu gosto de ler. Só neste ano já li 27 livros. Mas, leio por prazer. Se me der um livro que eu tenha que ler por obrigação, será bem provável que eu enrole e o devolva para a estante. 
Frequência de leitura
Fonte: Pesquisa Retratos da Leitura no Brasila

Frequência de leitura
Fonte: Pesquisa Retratos da Leitura no Brasila

Agora, não vou tomar mais o tempo de vocês. Só queria mesmo bater um papo sobre os nossos hábitos de leitura. O que acharam?

Para saber mais sobre a pesquisa, clique aqui.

Até a próxima!

Top Comentarista nº4: Clique para participar

Gabriella Crivellente da Nóbrega

Vivo, sonho e respiro a literatura, seja ela nacional ou internacional. O que importa mesmo é viver.
Leia Mais sobre a autora

Comentários
6 Comentários

6 comentários :

  1. Que legal ver como andam as leituras, o tipo que mais gostam e etc. Esses dados foram bem interessantes. Aquele da lista já li muitos de lá também.
    Costumo ler mais por prazer do que por obrigação. Até na escola era assim, apesar de que tinha uns que não gostava e confesso que larguei vários e fui atrás de resumos na internet ou procurando opinião de amigos, mas aí é outra história...
    Ler por obrigação não funciona comigo :S
    Legal essa pesquisa ^^

    ResponderExcluir
  2. Oi Cristiane, comigo também era assim na época de escola, recorria aos resumos. Acho que fui pegar o hábito de ler, por prazer, depois da faculdade rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Oi Gabi, tudo bem?
    Eu gosto de ler desde que era muito pequena <3 Foi algo que fazia bastante no tempo da escola e até hoje faço bastante :) Mesmo tendo um bom ritmo de leitura ( foram 58 livros lidos neste ano, mais mangás, gibis e contos) ainda assim nunca consigo ler tudo o que gostaria :P
    Acho que as pessoas estão começando a ler mais, ler por prazer sabe?
    Meu marido odiava ler, de tanto incentivar, hoje ele lê uns dois por mês e curte bastante :)
    Beijooos
    https://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Gislaine, que legal!!
    É bom saber que você gosta de ler desde pequena :)
    Também estou no processo de incentivar meu marido. Acho que o ponto é identificar o tipo de leitura que se tem mais afinidade.
    Concordo com você, aparentemente as pessoas estão lendo mais, talvez pela facilidade que se existe hoje em dia.
    Qual gênero você mais gosta de ler?
    beijosss

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem? Muito interessante essa pesquisa, daquela listinha já li vários também, com destaque a "A Cabana", "O Pequeno Príncipe" , e o "Caçador de Pipas". Hoje, após ter concluído a faculdade, leio por prazer. Amo ler! Mas como sempre temos muitos compromisso no dia-a-dia, nem sempre dá para ler muitos livros. E também tenho o vicio de series, o que divide mais ainda meu tempo! Mas creio que leio em média uns 10 livros por mês, as vezes mais, outros menos...Mas sempre, por prazer e divertimento. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Márcia, o Pequeno Príncipe é um dos meus favoritos. Comecei a pegar o hábito de ler, por prazer, também só depois da faculdade ;)

      Excluir

Deixe o seu comentário!