RESENHA – Namorado de aluguel (Kasie West)

 Ficha técnica:
Referência bibliográfica: WEST, Kasie. Namorado de Aluguel. 1ª edição. São Paulo, Verus (selo da editora Record), 2016. Tradução Débora Isidoro. 252 páginas.
Gênero: Romance, Young Adults (YA)
Temas: amizades, rede social, escola
Categoria: Literatura Estrangeira; Literatura Americana
Ano de lançamento: 2015 nos Estados Unidos da América e 2016 no Brasil
Série: Namorado de Aluguel







“Como o valor pessoal é medido hoje? Pela quantidade de curtidas em um post, pelo número de amigos que temos em uma rede, pela soma de retuítes que acumulamos? Pelo menos sabemos o que realmente pensamos antes de postar nossos pensamentos e deixar outras pessoas os dizerem se eles são importantes ou não?”
Namorado de aluguel (posição 2.181 – 57% – de 3.840 - E-book via Amazon)

 Quando Bradley, o namorado de Gia Montgomery, termina com ela no estacionamento do baile de formatura, ela precisa pensar rápido. Afinal, ela vem falando dele para suas amigas há meses. Esta era para ser a noite em que ela provaria que ele não é uma invenção de sua cabeça. Então, quando vê um garoto esperando pela irmã no estacionamento do baile, Gia o recruta para ajudá-la. A tarefa é simples: passar-se por namorado dela — apenas duas horas, nenhum compromisso, algumas mentirinhas. Depois disso, ela pode tentar reconquistar o verdadeiro Bradley. O problema é que, alguns dias depois do baile, não é em Bradley que Gia está pensando, mas no substituto. Aquele cujo nome ela nem sabe. Mas localizá-lo não significa que o relacionamento de mentira deles acabou. Gia deve um favor a esse cara, e a irmã dele tem a solução perfeita: a festa de formatura da ex-namorada dele — apenas três horas, nenhum compromisso, algumas mentirinhas. E, justamente quando Gia começa a se perguntar se pode transformar seu namorado falso em real, Bradley reaparece, expondo sua farsa e ameaçando destruir suas amizades e seu novo relacionamento.
Este livro é impossivelmente romântico, mas no bom sentido. Ele não tem aquele drama todo dos personagens principais, que querem ficar juntos e sempre arrumam algum problema. Mas, calma! Vou explicar o motivo de ele ser romântico, antes que você torça o nariz e diga que detesta livros românticos.
Sabe quando você olha para uma pessoa e, simplesmente, do nada, você sente empatia por ela? Isso aconteceu com a Gia. Do fundo do meu coração, eu gostaria de ser amiga dela. O motivo é porque ela sabe que não é perfeita, e tenta consertar os seus erros da melhor forma possível, mesmo que em alguns casos ela não tenha conseguido logo de início.
Vamos lá. A Gia tem duas amigas que são muito próximas, Claire e Laney. Porém, uma nova integrante se junta ao grupo delas, Jules. O único problema é que esta tenta de todas as formas sabotar a Gia, como se tentasse separá-la das amigas. Já que ela seria a “líder” da turma.
Na realidade, a Gia é uma garota popular na escola, tanto é que ela é a presidente do conselho estudantil. Ela sempre tenta passar para as pessoas que é perfeita, sem conseguir, de fato, expressar os seus sentimentos. E, por causa disso, ela entra em uma “teia” de mentiras, induzida por uma competição, digamos assim, pela Jules. Não vou comentar aqui o que acontece, pois você vai precisar ler para saber.
A sua sorte é que ela conhece o Hayden, que finge, para as suas amigas, ser o ex-namorado dela, Bradley. O Hayden é um cara apaixonante. Ele faz mais um estilo geek. Apaixonei-me por ele em vários momentos (rsrsrs).
Vou parar a resenha por aqui, pois o livro é relativamente pequeno e tem uma leitura rápida. Então, se eu escrever vou soltar algum spoiler. Mas, uma coisa eu digo, por favor, leia!
A Kasie West, autora do livro, se formou na Universidade Estadual de Fresno, na Califórnia, e mora com o marido e os quatro filhos. Além de escrever, Kasie se diverte praticando wakeboard, ouvindo rock alternativo, lendo até tarde e comendo muito chocolate amargo com menta. Também gosta de fingir que namora Hugh Jackman e Adam Levine - os dois ao mesmo tempo.
O livro tem uma escrita simples, divertida, rápida e leve. Ele não faz parte de nenhuma série. O que achei bem legal. É o típico livro para um domingo em casa.
O livro possui 39 capítulos, e é narrado de forma linear cronológica e em primeira pessoa, pelo ponto de vista da Gia.
Gostei muito da capa do livro. Aproveitei para procurar na internet as outras capas estrangeiras, achei a original (americana), a alemã e a italiana. Todas também muito bonitas.
Capas: americana, alemã e italiana
Enfim, agora o que me resta é comer um delicioso chocolate, ou sorvete, para comemorar essa leitura.

Fonte: Photo by_Stephanie Ryan Photography
Bibliografia de KASIE WEST (ordem cronológica):
  •  Encruzilhada - Seguinte (2015)
  • Fração de Segundo - Seguinte (2016)
  • Namorado de aluguel – Verus (2016)
  • On the Fence – não há previsão para ser publicado no Brasil
  • The Distance Between Us – não há previsão para ser publicado no Brasil
  • P.S. I Like You – não há previsão para ser publicado no Brasil

Top Comentarista nº8: Clique para participar
Gabriella Crivellente da Nóbrega

Vivo, sonho e respiro a literatura, seja ela nacional ou internacional. O que importa mesmo é viver.
Leia Mais sobre a autora

Comentários
8 Comentários

8 comentários :

  1. A princípio tinha achado que seria um romance bobinho adolescente. Desses que nem faz diferença ler ou não. Pode até acabar sendo mais ou menos assim, mas vi muita resenha legal e boas considerações e ele parece valer a pena de qualquer forma. O que mais gostei é por não ser série, assim fica mais gostoso e fácil de ler. Além de ele ter essa escrita leve e rápida, acho que é bem cara de domingo a tarde mesmo. E combina com esse clima de romance do dia dos namorados, né. Queria ler.

    ResponderExcluir
  2. Geeeeeeeeeeente, mesmo que eu já não estivesse morrendo de vontade de ler esse livro antes, agora que eu estou louca e surtando, necessitando ler esse livro! Sabe quando você ama o que a história traz? Então, sou eu nesse momento! Começo dizendo que amei o quote logo no início e para falar que obvio que essa mentirinha não seria tão simples e nem seria por apenas 2 horas, e tenho que dizer que quando você falou que ele é Geek, meu Deus já sei que irei me apaixonar <3 *corações voando* Só tenho a dizer que sempre tem aquela que entra para o grupo para querer atrapalhar tudo, espero realmente que ela não consiga e que no final dê tudo certo mesmo no meio desse bando de mentiras em que ela se mete. Adorei o fato do casal não inventar mil e uma complicações para ficar juntos e principalmente o fato de ser em 1 pessoa, não sou fã de livros em terceira... Espero conseguir ler logo esse livro, tenho certeza que será um livro ótimo para relaxar, se divertir e se apaixonar! Sua resenha está perfeita.
    Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna, tudo bem? Acho que vale a pena a leitura. Você não vai se arrepender ;)

      Excluir
  3. Olá Gabi,
    Estou doida pra ler esse livro! Quero muito ler Namorado de Aluguel desde que vi o lançamento, e depois de ler tantas resenhas elogiando esse romance fofo e cativante, fiquei ainda mais animada para ler. Adoro livros, que além do romance, trazem também reflexão na trama (amo isso!), especialmente sobre amizades verdadeiras e sinceras. Também adoro acompanhar o amadurecimento da protagonista. Esse livro está na lista de desejados, espero poder ler o quanto antes.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Micheli, foi bem bacana ler este livro. Os personagens são bem fofinhos ;)

      Excluir
  4. Oi!
    A primeira coisa que me chamou atenção nesse livro foi essa capa linda, que de todas foi a que mais goste, e ao ler sobre a historia gostei muito, parece aquele tipo de historia simples, apaixonante e linda, gostei muito de saber que não temos tanto trama nessa livro e não enrolando tanto, quero muito ler esse livro !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suzana, acho que você vai gostar da leitura, vale muito a pena ;)

      Excluir

Deixe o seu comentário!