Tecnologia do Blogger.

12/09/2016

Eu fui: Bienal do livro São Paulo 2016




Olá, queridos leitores da Academia! 
Tudo bem com vocês? Finalmente consegui parar para escrever este post sobre a minha ida a Bienal de São Paulo. Vou contar para vocês o que eu vi e fiz por lá e também dar umas ponderações pessoais sobre a estrutura e as atrações. Bora lá? :)


Bom, antes de tudo, quero que saibam que eu nunca tinha ido a Bienal de São Paulo. Por duas edições eu tentei ir e nunca dava certo. Mas já fui a três edições da Bienal do Rio. Estão minhas impressões são de primeira viagem. Ok? Segunda coisa é que eu fui de última hora, mesmo. Faltavam menos de três semanas quando bati o pé e disse que iria. Agora me pergunta se isso é tempo suficiente para ver com tranquilidade hospedagem, passagens, roteiro de viagem, aulas perdidas na faculdade, etc? Foi uma loucura só.

Mãe, to na bienal *-*
Sobre a hospedagem, queria agradecer a Rapha do Equalize da Leitura por dividir as despesas e por ser uma ótima companhia. Fiquei muito contente com o tempo que dividimos nessa loucura que é a Bienal. Obrigado!
Como disse, decidi tudo correndo e não pude ir no primeiro final de semana do evento. Fui no segundo. Cheguei em SP na quinta a noite e logo na sexta já fui para o evento. A primeira coisa que gostei demais: credenciamento. Eu consegui uma credencial de blogueiro e fila estava bem rápida. Fiquei feliz da vida! Foi a primeira vez que fui num evento desse porte como imprensa.

Fiquei muito feliz, sério.
                Nesses três dias de evento consegui fazer muita coisa. Vou destacar rapidamente algumas: joguei cartas a vapor. Pensem num jogo legal! Ficaram curiosos para saber o que é? Clica aqui que eu falo tudo sobre. Fui no encontro de blogueiros da editora Intrínseca. Segunda vez que participo de um evento fechado para blogueiros. Fomos apresentados a várias novas apostas da editora, um mais legal que o outro!

Encontro de blogueiros da editora Intrínseca!
Fui em várias sessões de autógrafos de autores nacionais. Lembram da lista de Top 10 autores que quero ver na bienal? Pois então, eu consegui ver TODOS! Fiquei muito, mas muito feliz mesmo por ter encontrado cada um deles e por todos os outros que conheci por lá. Além deles, conheci alguns editores e profissionais do Marketing que trabalham nas editoras. Quem é blogueiro sabe que esse contato mais próximo com os profissionais do livro não tem preço. É muito gratificante ter o seu trabalho reconhecido por gente que lida com livros quase o tempo todo.

Um dos vários autógrafos que levei para casa *-*
                E claro, tirei muita, mas muita foto! Dos stands que estavam lá, o mais lindo sem a menor duvida foi o da Rocco. Esse ano eles não economizaram na decoração e trouxeram um dos stands mais bonitos que eu já vi em uma bienal. Um lugar para fã de Harry Potter nenhum botar defeito. Não comprei tantos livros assim. Também não consegui participar de muitos debates e palestras. Como estava sozinho, tinha muita coisa para ver e pouco tempo. Optei por conhecer e encontrar pessoas do que ficar nas filas para entrar nos debates. Por falar em fila, as maiores filas que encarei na bienal foram a do Draccon e a do Spohr. Aja perna para aguentar duas, três horas de espera. Claro que, vale a pena.

Uma pequena amostra de como estava o stand da Rocco
                Tive uma impressão boa da bienal de SP, mas ainda prefiro a do Rio. Vai ver porque ainda sou iniciante nessa edição, porém, pessoas com quem converso acharam a bienal muito fraca em comparação as anteriores. Como eu só fui essa vez, não posso opinar muito a respeito.
                É isso ai galera, se eu me entender mais, vou fazer textão para contar toda a experiência maravilhosa que é uma bienal, então, vou deixar aqui o link das fotos que tirei lá. Como diz aquele ditado: “Uma foto vale mais que mil palavras”. Vou usar elas para que falem por mim.

Resultado da minha ida a bienal. Muitos livros nacionais, muitos autógrafos *-*

Espero que tenham curtido e para quem pretende ir ano que vem, saibam que estarei lá na Bienal do Rio de Janeiro e vou arrastar uma galera de Brasília comigo. Espero ver todos vocês lá também ;)

Top comentarista nº6: Clique para participar
Comentários
10 Comentários

10 comentários:

  1. Ai que bacana! Meu sonho é em ir na Bienal, RJ ou SP, tanto faz rs <3
    Acredito que a experiência é incrível né?
    Muito amor envolvido para os leitores de plantão.
    O estande da Rocco estava demais, só pelas fotos deu pra ver que foi um sucesso.
    E o resultado da sua ida foi maravilhoso, quanta coisa boa <3
    Bateu uma invejinha (saudável) aqui :) rsrs
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Caroline!
      Foi uma experiência incrível sim. Mesmo tendo participado de três bienais no Rio, ainda assim, a experiência em cada uma foi única. Espero que você possa ir um dia. É bom demais!
      Beijossss

      Excluir
  2. De última hora mesmo heim? Que correria deve ter sido!
    Mas não valeu cada segundo? Porque nossa, poder ir lá, ver esses autores, conseguir autógrafos, conferir as estandes maravilhosas que fizeram, poder ir ao encontro de blogueiros e ver as novidades...ahh, é muita coisa legal. Que sortudo!
    Queria ir nessas que tem no Rio. É mais fácil pra mim, mas nunca organizo e aí bate a data e já era. Uma hora ainda vou...
    Se é melhor que a de SP não sei, mas a do Rio sempre me pareceu mais...louca, digamos assim. Mais animada. Vai entender...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! Vlw muito a pena a experiência Cris!
      Eu acho a do Rio mais louca mesmo. Vamos! Quem sabe ano que vem nos encontramos por lá ;)
      Beijos!

      Excluir
  3. Oi Luciano,
    Meu sonho é ir na Bienal, uma experiência única para os amantes de livros!
    Que bom que você conseguiu ver todos os autores nacionais que queria, valeu a pena mesmo todo esse esforço.
    A Rocco ARRASOU, com certeza eu iria surtar lá
    O pessoal reclamou muito dos preços salgados né? Mas você fez ótimas aquisições.
    Um dia ainda vou conseguir ir, na de SP ou RJ, quem sabe nas duas?
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Michele, o povo reclamou sim dos preços, mas acho que isso é o de menos, porque a experiência vale por isso. Você pode comprar livros baratos na internet, mas nada paga (exceto a entrada da bienal rs) a experiência e o contato que você tem com as pessoas lá.
      Beijos!

      Excluir
  4. Buáaaaaaaaaaaaaaa, quando pensei que já tinham acabado os bulling de quem foi na Bienal aí leio esse post! hihihi, eu não pude ir nunca, moro muito longe e sai muito caro, mas um ano eu irei com certeza. Adorei os livros que você mostrou aí nas fotos, deu aquela invejinha boa #aindabemqueacabou

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, só se programar. Se é seu sonho, nem que você junte dinheiro por anos, ainda vai valer a pena ir!
      Beijos ;)

      Excluir
  5. Oi..
    Pelas fotos e comentarios que li a bienal foi muito boa ,pena que nao tinha como eu ir por morar muito longe,queria entrar nessa loucura boa,mas fazer o que né..muito livro bom que vc adquiriu e realmente uma foto fala mais que mil palavras..
    Um abraço e muito sucesso :)

    ResponderExcluir
  6. Oie, tudo bom?
    Ahhh que super você ter ido a Bienal, infelizmente eu ainda não fui em nenhuma, nem de SP e nem do RJ, mas irei tentar me organizar para conseguir ir, as fotos estão lindas e gente a Rocco arrasou no stand né, aahh como eu queria ter ido.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!