Entrevistamos A.Z. Cordenonsi, autor da obra 'Le Chevalier e a Exposição Universal'

Olá, queridos leitores da Academia! Como estão? Como prometido, daremos continuidade as nossas entrevistas feitas com a equipe responsável pela produção da obra Guanabara Real - Alcova da Morte. Como sabem, entrevistamos o editor Artur Vecchi da Avec Editora e autora Nikelen Witter. Hoje é a vez de Andre Zanki Cordenonsi. Vamos conferir?

Firmino é o personagem criado por Andre Zanki
Academia Literária
Fale-nos um pouco sobre você. Andre Zanki Cordenonsi? 

Andre Zanki
Eu sou um sujeito que sempre teve uma relação direta com os livros e a literatura. Mesmo que a minha formação me levou a um mundo de números, bits e bytes, minha obsessão pela leitura, desde muito pequeno, me tornou um leitor voraz e multiplataforma. Não tenho problemas em ler ebooks, livros físicos ou aplicativos. Não importa se é fantasia, terror, romance, ficção científica ou quadrinhos. Se me interessar, eu vou atrás. Acho que isso me tornou um leitor melhor e isso é importantíssimo para um escritor. Antes de mais nada, todo autor é um leitor e, por leitura, você pode abranger qualquer forma de arte. Afinal, você nunca sabe de onde virá a próxima cartada da musa inspiradora.

Academia Literária
Qual foi a sua contribuição no livro Guanabara Real - A Alcova da Morte?

Andre Zanki
O Guanabara Real - A Alcova da Morte foi um livro colaborativo em vários sentidos. Os três autores tiveram papéis importantes na definição do cenário e dos personagens, inclusive dando pitacos, sugestões e críticas no desenvolvimento dos capítulos. Isso foi muito importante para a criação de um mundo coeso, onde os três autores e os três personagens pudessem navegar na história escrita e nas histórias que ficaram apenas em nossa imaginação. Afinal, muito do que foi discutido serviu como background para o Guanabara Real e que vive, apenas, nas nossas notas. Mesmo que não seja necessário mostrar para o leitor final, muita coisa que estabelecemos nos ajudou a criar a atmosfera do Rio de Janeiro e do Brasil que estávamos criando.


Academia Literária
Pode nos contar um pouco sobre o seu personagem na obra? Ele é o engenheiro positivista Firmino Boaventura. Quais são as características mais marcantes do personagem?

Andre Zanki
O Dr. Firmino Boaventura é um personagem que vive em eterna dualidade. Filho de escravos, conseguiu sua alforria pela amizade que estabeleceu com o primogênito da família de criadores de gado, no interior de Minas Gerais. Sua inteligência ímpar lhe rendeu uma bolsa de estudos na França, onde cursou engenharia mecânica. Lá, tornou-se um pesquisador respeitável e doutor, mas a recém fundada república brasileira ainda não estava preparada para receber um engenheiro negro em seus domínios. Ao retornar ao seu país, se viu impedido de trabalhar, apesar de sua qualificação. Encontrou em Maria Tereza Floresta uma luz. Como detetive positivista, Firmino conseguiu encontrar uma forma de extravasar suas frustrações por não poder exercer a profissão que ama. Mas, a cada caso, a cada novo e intrincado mecanismo que ele constrói ou investiga, mais as desilusões apertam em seu peito e o equilíbrio que ele sempre buscou em toda a vida parece cada vez mais difícil.
Cartão de visitas de Dr. Firmino
Academia Literária
O que os leitores podem esperar da obra?

Andre Zanki
Guanabara Real - A Alcova da Morte é um livro pulp, de mistério, terror e ficção científica. É uma iniciativa ímpar em território nacional e que tem como objetivo levar aos apreciadores de uma boa aventura três heróis nacionais, lutando contra tudo e contra todos em nome de seus próprios ideias. São personagens extremamente humanos e frágeis, mas muito fortes em suas convicções. São personagens que poderiam perder tudo se agissem sozinhos, mas que, em trio, são capazes de enfrentar as maiores dificuldades. E é isso que queremos passar. E é isso que nós três, como autores, nos sentimos ao nos reunirmos para decidir as maquiavélicas intenções do Barão do Desterro.

41 anos, professor de Computação na Universidade Federal de Santa Maria.

Sobre o autor:

           Andre Zanki Cordenonsi é um autor gaúcho de fantasia e aventura. Ele foi finalista do prêmio Argos 2014, a principal premiação nacional do gênero. É romancista, membro do Conselho Steampunk – Loja Rio Grande do Sul e contista, com mais de uma dúzia de textos publicados. Atualmente é professor da Universidade Federal de Santa Maria e palestrante. Andre nasceu em Santa Maria, Rio Grande do Sul, onde mora com a esposa e dois filhos.

Guanabara Real - A Alcova da Morte é uma obra de fantasia escrito por três autores habilidosos. O livro se encontra em pré-venda neste link. A editora liberou o primeiro capítulo para leitura neste link. Quer saber mais sobre a obra? Acompanha o nosso blog que em breve sai a entrevista com os outros dois autores!

Até a próxima.


Top Comentarista n°24: clique para participar
Luciano Vellasco

Sou o cara que brinca de ser escritor e se diverte em ser leitor. Apaixonado por livros, fotografia e escrever. Jogador de rpg nos domingos livres, colecionador de Action Figures e Edições Limitadas de jogos. Cinéfilo, amante de series e animes. Estou sempre em busca de conhecer novas pessoas e aprender com cada uma delas e por último, mas não menos importante: um lendário sonhador.
Leia Mais sobre o autor

Comentários
7 Comentários

7 comentários :

  1. Muito bom conhecer um pouco mais dos autores e dos personagens da obra.
    A entrevista está bacana demais.
    Cada vez mais fico interessada nesse livro :)
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caroline! Estou lendo o livro. Até o momento estou adorando a obra. Em breve tem resenha.
      Beijos!

      Excluir
  2. OI.
    Achei interessante você entrevistar os três autores, nos deu diferentes pontos de vista e visão de cada autor, espero que tenha mais por aqui, simplesmente adoro.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Eita Luciano!
    A cada nova entrevista fico mais curiosa pela leitura do livro.
    Saber aqui um pouco mais sobre o personagem construído pelo Andre, me deixou bem instigada, porque afinal, o preconceito impera quando ele volta para o Brasil e terá sua oportunidade se unindo aos outros personagens.
    Fantástico!
    E adorei saber o quanto esse escritor é eclético tanto em sua área de formação, quanto em suas leituras e escrita.
    “Não basta conquistar a sabedoria, é preciso usá-la.” (Cícero)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  4. Oi Luciano,
    Me identifiquei muito com o André quando ele falou que lê qualquer gênero literário, pois para mim o que importa é a qualidade da obra, a escrita do autor e o que eu consigo absorver da história. Dr. Firmino Boaventura me parece ser uma personagem forte e determinado, mesmo perante todos os desafios que irá encontrar na sociedade. Sua história de vida pode passar alguns ensinamentos ao leitor e eu aprecio muito isso em um livro. Já estou na espera da próxima entrevista.

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!