Entrevistamos Enéias Tavares, autor da obra 'A Lição de Anatomia do Temível Dr. louison'

Olá, queridos leitores da Academia! Como estão? Dando continuidade a nossa série de entrevistas com os envolvidos na produção da obra Guanabara Real - Alcova da Morte, hoje mostraremos a vocês a nossa conversa com o querido autor Enéias Tavares! Se vocês perderam alguma entrevista, saiba que já falamos com o editor Artur Vecchi da Avec Editora, a autora Nikelen Witter e o autor Andre Zanki Cordenonsi!



Remy Rudá é o personagem criado pelo autor 

Academia Literária
Fale-nos um pouco sobre você. Quem é Enéias Tavares? 

Enéias Tavares
Em terceira pessoa? Vamos lá então. Enéias Tavares é um escorpiano que adora artefatos antigos, mistérios arcanos, baús literários e volumes empoeirados. Além disso, ele aprecia a companhia de seus escorpiões robóticos, Treco e Taco, seu cão de guarda infernal disfarçado de bengala, Adamastor, e suas panteras domésticas, Mona e Penélope. Quando não está em seu mausoléu escrevendo e surfando pelas redes tecnostáticas da internet, adora sair com amigos, ir ao cinema e namorar, pois ninguém é de ferro. Por fim, diria que o sujeito tem uma predisposição à megalomania e ao narcisismo, mas no final das contas, até que é gente fina. Tá vendo, Luciano, o que você arrumou com esse pedido de escrever em terceira pessoa?

Entrevistador: HAHAHAHAHA

Academia Literária
Qual foi a sua contribuição no livro Guanabara Real - A Alcova da Morte?

Enéias Tavares
Eu escrevi os capítulos protagonizados por Remy Rudá, o dândi místico da agência de detetives Guanabara Real. Ele está para o engenheiro positivista Firmino Boaventura, o personagem escrito pelo A.Z. Cordenonsi, como Fox Mulder está para Dana Scully. Obviamente, Maria Tereza Floresta, a heroína criada por Nikelen Witter, é bem mais charmosa que o Agente Skinner, mas a dinâmica vai nesta direção.


Academia Literária
Pode nos contar um pouco sobre o seu personagem na obra? Quais são as características mais marcantes do personagem? 

Enéias Tavares
Remy Ruda é o espírito sobrenatural dessa história e é através de seus olhos que iremos investigar os mistérios da Alcova da Morte do título e seus signos esotéricos escritos com sangue humano. Além disso, Remy é um homem do mundo, que adora experimentar novas sensações, sejam elas alcoólicas, culinárias ou eróticas. Espere dele frases de efeito e gestos teatrais. Nunca espere dele opiniões comuns e hábitos convencionais.

Cartão de visitas de Remy

Academia Literária
O que os leitores podem esperar da obra?

Enéias Tavares
Uma aventura literária com pitadas de romance policial, uma trama que envolve ameaças tecnológicas e um crime que flerta com o horror sobrenatural. Trata-se de um romance rápido e intenso, bem folhetinesco, o que era nosso objetivo desde o início: escolher um cenário brasileiro, criar três personagens bem divertidos e representativos daquilo que não encontramos de forma geral em nossa literatura, infelizmente, e executar um truque de mágica ficcional com coadjuvantes adoráveis e um vilão memorável que pensa ser Deus... ou o Diabo! Deixemos que os leitores e as leitoras decidam. Por fim, espero que eles reconheçam nesta obra a paixão de seus criadores e sua exigência com o texto, o estilo e a edição. Tá vendo, Luciano? Essa coisa de falar em terceira pessoa pega!

Entrevistador: Notei rs

Enéias Tavares, 35 anos, professor de literatura clássica e escritor.
Ah... e chef de cuisine quando dá tempo!

Sobre o autor:

       Enéias Tavares é professor de Literatura Clássica na Universidade Federal de Santa Maria e diretor do Centro de Pesquisas William Blake. Escreve ficção desde que tinha seis anos de idade (se é que rabiscos num pedaço de papel que o próprio considerava histórias em quadrinhos podem ser chamadas de ficção). Criou Brasiliana Steampunk em setembro de 2013, aglutinando velhas ideias para romances não terminados, heróis da literatura brasileira e verniz retrofuturista. Desde então, tem sido visto na companhia de pessoas suspeitas em fantasias exóticas. Sua base de operações é Santa Maria (RS).

Guanabara Real - A Alcova da Morte é uma obra de fantasia escrito por três autores habilidosos. O livro se encontra a venda neste link. A editora liberou o primeiro capítulo para leitura neste link. Quer saber mais sobre a obra? Acompanhe o nosso blog, siga nossas redes sociais, que em breve sai a RESENHA da obra!

Até a próxima.


Top Comentarista n°7: Clique para participar



Luciano Vellasco

Sou o cara que brinca de ser escritor e se diverte em ser leitor. Apaixonado por livros, fotografia e escrever. Jogador de rpg nos domingos livres, colecionador de Action Figures e Edições Limitadas de jogos. Cinéfilo, amante de series e animes. Estou sempre em busca de conhecer novas pessoas e aprender com cada uma delas e por último, mas não menos importante: um lendário sonhador.
Leia Mais sobre o autor

Comentários
7 Comentários

7 comentários :

  1. Essas entrevistas e divulgações estão cada vez me deixando mais animada para ler o livro.
    Adorei a entrevista e curti demais conhecer mais um pouco dos personagens, e sobre o autor também.
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caroline, eu li o livro. É sensacional! Recomendo muito a leitura.
      Beijos ;)

      Excluir
  2. Eu não sabia desse livro, mas gostei bastante!
    Agorinha fui no Insta e estavam falando sobre ele!
    Fiquei curiosa!
    Beijossss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rita, espero que possa dar uma chance a obra. Ela é muito boa.
      Beijos!

      Excluir
  3. Luciano!
    Já sabe que gosto muito das entrevistas, né?
    E saber da diversidade do autor, mostra o quão podemos ser ecléticos e passar isso para a obra escrita.
    Achei a forma de apresentação do Enéas bem sui generis...
    “ O amor é a sabedoria dos loucos e a loucura dos sábios.” (Samuel Johnson)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!

    ResponderExcluir
  4. Oi Luciano,
    Adorei acompanhar todas as entrevistas, mas achei esta, especialmente, divertida. O autor é engraçado e descontraído e seu personagem em Guanabara Real - A Alcova da Morte foi o que mais me chamou atenção, principalmente, depois da analogia a Arquivo X (série que amo) que ele fez. Depois de ver o ponto de vista de cada autor e suas contribuições a obra, consegui entende melhor o conceito da história e, tenho que dizer, estou muito interessada em fazer esta leitura.

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!