RESENHA – O amor não tem leis (Camila Moreira)

ATENÇÃO!
A obra resenhada apresenta cenas eróticas. Leitura não recomendada para menores de 18 anos.
Camila Moreira
Ficha técnica:
Referência bibliográfica: MOREIRA, Camila. O amor não tem leis. 1ª edição. Rio de Janeiro, Suma das letras (selo da editora Objetiva), 2014. 288 páginas.
Gênero: Erotismo
Temas: Advogados, homofobia
Categoria: Literatura Nacional
Série: O amor não tem leis (Livro 1) e O amor não tem leis – O julgamento final (Livro)

 “Não quero que olhe o que estamos fazendo, pois o olhar nos engana. Você tem que ver com o seu coração, com a sua alma.”
O amor não tem leis – Livro 1. (posição 3805 - E-book via Amazon)





Queridos leitores, este livro é uma duologia da autora brasileira Camila Moreira. É um romance erótico que estava parado na minha estante já há um bom tempo. Gostei da leitura, a autora tem uma escrita leve e fluída. No livro é possível perceber que ela se inspirou no livro “Cinquenta Tons de Cinza”, da autora E. L. James.
Aqui vamos conhecer a Maria Clara, que precisava de horas complementares de estágio para conseguir se formar em direito. Como a família da sua amiga, Priscila, tinha um escritório de advocacia, ela pediu uma vaga de estágio na empresa.
Ao chegar lá, ela descobriu que o seu supervisor seria o irmão mais velho da amiga, Alexandre Ferraz, um renomado advogado criminalista que, além de arrogante, tinha a característica de ser um chefe rigoroso. Apesar dela ser muito amiga da Priscila, a Clara não teve muito contato com irmãos da amiga. Então, desde o primeiro momento que eles se viram, foi possível perceber uma tensão sexual entre os dois (clichê, eu sei!).
A Clara gostava de sexo e não queria se prender a nenhum relacionamento fixo. Ela também tinha uma personalidade forte e uma língua bem afiada. Por isso, o Dr. Ferraz ficou encantado com ela. Afinal, ela se tornou um desafio por não querer nada sério.
Confesso que no início eu achei legal essa característica dela, pois normalmente as personagens de romance erótico são virgens e tímidas. No decorrer da história, é possível perceber que essa atitude, na realidade, era por conta de um problema que ela teve no passado, que obviamente não comentarei por aqui.
No desenrolar da trama, percebemos a aproximação dos dois, porém, vemos também a relutância da Clara em aceitar a relação deles e admitir que estava apaixonada.
Muitas coisas acontecem no livro, desde uma ameaça de um cliente vingativo até a volta de um ex-namorado que pode abalar a estrutura desse casal. Por disso, a história não fica monótona.
O único ponto negativo que eu achei foi já no final do livro com uma atitude que ela teve. Até entendo o desespero, mas foi muito infantil e egoísta da parte dela. Só para constar, ela tem 23 anos. Então, por favor, leiam e comentem esta resenha, pois quero ver qual a opinião de vocês sobre isso.
A autora também abordou a homofobia. Por conta de um outro estagiário do escritório, Nando, que havia revelado aos seus familiares que era gay. Mas, como o pai dele não aceitou a opção sexual do filho, ele o agrediu e o expulsou de casa. Desta forma, a Clara o convidou para morar com ela, o que os tornou muito amigos.
A Camila Moreira é taurina e estudante de Direito e Letras. Goiana de nascimento e mato-grossense de coração. A funcionária pública municipal começou a escrever nas horas vagas, no final de 2013. Da autora, a Suma de Letras já lançou “O amor não tem leis” e ‘O amor não tem leis – O julgamento final”, que tiveram repercussão internacional: Camila foi citada pelo jornal americano The Washington Post como referência da nova literatura erótica brasileira.
O livro, composto por 24 capítulos, é narrado em primeira pessoa pelo ponto de vista da Clara e do Alexandre de uma forma linear cronológica.  No decorrer da trama, são citadas as seguintes músicas:


 Por fim, ressalto que a continuação desta história, “O amor não tem leis – O julgamento final”, foi lançada também no mesmo ano. Agora, o que me resta é saber o que acontecerá com esse casal.

O amor não tem leis

Bibliografia de Camila Moreira (ordem cronológica):

Livros:
  • O amor não tem leis – Essência (2014)
  • O amor não tem leis – O julgamento final – Suma das Letras (2014)
Top Comentarista n°10: Clique para participar


Gabriella Crivellente da Nóbrega

Vivo, sonho e respiro a literatura, seja ela nacional ou internacional. O que importa mesmo é viver.
Leia Mais sobre a autora

Comentários
6 Comentários

6 comentários :

  1. Tenho muita vontade de ler os livros da Camila!
    Acho que vou começar por esse!
    Amo romances eróticos!
    Ainda bem que esse foge um pouco do clichê!

    ResponderExcluir
  2. Oi Gabi,
    O Amor não tem leis foi meu primeiro contato com a Camila Moreira e eu adorei sua escrita e construção de personagens. Os protagonistas tem personalidades fortes e são cabeças duras e adorei isso, pois não tem como ficar entediado na leitura com os dois em cena. Por ser um livro erótico eu já esperava as cenas hot, mas não esperava que a autora fosse tão detalhista na descrição das cenas....heheheh. O final, realmente, me incomodou um pouco, pois não gostei da escolha de Maria Clara, mas o livro e a continuação valem muito a pena.
    Para quem, assim como eu, gosta dos livros da autora, também indico 8 segundos, pois foi uma trama bem surpreendente.

    ResponderExcluir
  3. Ganhei esse livro num sorteio, porém não chegou ainda. Mas estou bem animada pra ler.
    Parece ser uma história interessante! Gosto de personagens com a personalidade forte, fazem a leitura ficar mais emocionante.
    E sobre ela ter 23 anos e ser um pouco infantil, não gosto muito disso.
    Mas espero ler em breve, ainda mais sendo um nacional.
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  4. Gabi!
    Como não li o livro não posso comentar como pediu sobre o ponto negativo diante da atitude dela, porque você não disse o que é...
    Gostei de toda premissa embora tenha achado que ela faz sexo apenas como uma forma de vingança por coisas que aconteceram no passado.
    Desejo uma ótima semana!
    “Compreender que há outros pontos de vista é o início da sabedoria.” (Campbell)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!