Tecnologia do Blogger.

03/05/2017

Entrevistamos Poliane Siqueira, capista da obra Guanabara Real

Olá, queridos leitores da Academia! Como estão? A essa altura vocês já devem estar se perguntando: Nossa Luciano, outra entrevista? Sim! E espero de coração que vocês possam curtir cada uma delas. Ao final (além dessa, temos mais uma) vocês irão entender e ver como essas entrevistas ajudam a entender como é o processo de criação de um livro. Desde sua concepção até chegar a mão de vocês, leitores.

Bom, dando continuidade a essa série de entrevistas com os envolvidos na produção da obra Guanabara Real - Alcova da Morte, hoje mostrando a vocês a conversa que tivemos com a Poliane Siqueira, a responsável pela capa fabulosa da obra. Se vocês perderam alguma entrevista, saiba que já falamos com o editor Artur Vecchi da Avec Editora, a autora Nikelen Witter e o autor Andre Zanki Cordenonsi e Enéias Tavares!

Poliane é ilustradora

Academia Literária
Pode nos contar um pouco da sua carreira como ilustradora? Já trabalhou com outros autores anteriormente?

Poliane Siqueira
Desde pequena gostava de desenhar e pintar. Ao longo dos anos, em paralelo com outras atividades, busquei me aprimorar.  Estudava anatomia, lia a respeito no comportamento da luz, participava de grupos, entre outras tantas atividades relacionadas com a ilustração. Num desses grupos, os administradores propunham temas para usar a imaginação e ilustrar. O Enéias Tavares viu uma das minha participações e me convidou para colorir e ilustrar algumas capas da série Brasiliana Steampunk. Por nossa parceria nesta série, o Enéias me indicou para ilustrar a capa do livro Guanabara Real: A Alcova da Morte que prontamente aceitei.


Academia Literária
Como foi trabalhar com a AVEC e os autores na confecção da capa de Guanabara Real? 

Poliane Siqueira
Foi interessante desenvolver a capa com tantas ideias, semelhante à escrita do livro, a nossa capa foi a dez mãos. Eles já tinham uma ideia de como queriam a capa, fizemos varias versões mas a opção final foi a inicial. Meu trabalho foi aprimorar a ideia deles e a fazer funcionar como um todo.


Academia Literária
Acredito que você tenha dado uma lida na obra para imaginar a ilustração. Para você, qual foi o personagem favorito na obra? 

Poliane Siqueira
Na verdade quando ilustrei a capa eles ainda não tinham "fechado" o livro. O que li foi um resumo mas recebi todo tipo de referência de como eles imaginavam as personagens. Aguardando ansiosamente minha edição para lê-lo todinho. Não tenho como escolher um. A Maria Tereza é uma mulher à frente de sua época, líder, forte e inteligente. O Firmino é negro, engenheiro (cursou engenharia), mão mecânica e não aceita o papel que lhe é imposto. E o que dizer de Remy Rudá? Descrito sucintamente como dândi místico, não precisa de mais nada, a descrição por si só é magnética. Imagina a personagem?

Ilustração da artista

Academia Literária
O que é mais desafiador no processo de criação de uma capa?

Poliane Siqueira
O que foi mais difícil foi trabalhar as particularidades de cada um, fazê-los diferentes entre si, porém criar a ideia de unidade como um grupo.


Poliane tem 27 anos e é ilustradora
Acompanhe o trabalho da ilustradora no Instagram

Guanabara Real - A Alcova da Morte é uma obra de fantasia escrito por três autores habilidosos. O livro se encontra a venda neste link. A editora liberou o primeiro capítulo para leitura neste link. Quer saber mais sobre a obra? Acompanhe o nosso blog, siga nossas redes sociais, que em breve sai a RESENHA da obra!


Até a próxima.


Top Comentarista n°7: Clique para participar

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!