A incrível arte de dar tempo ao tempo





Se você acompanha o blog sabe que dei um tempo com as atividades por aqui. Se você não acompanha e chegou por agora, senta aí, pega um café e leia este texto até o fim. Acredito que posso te passar uma ou duas informações legais sobre o que fazemos aqui. Se quiser saber porque paramos as atividades, basta ler esse texto aqui. Ah, se você é novo, curte nossas páginas. Ajuda demais ;)

                Primeiramente, queria (mais uma vez) pedir desculpas pelo sumiço. Esse blog é minha casa, meu lar, mas vocês tem de concordar comigo que às vezes é bom respirar novos ares. Passear por aí, como em uma viagem. Uma hora ou outra temos de voltar para casa. E cá estou. De volta. Claro que não com força total. Aos poucos, como que arrumando a zona da mala que você traz abarrotada de coisas quando volta de viagem. E por falar em coisas, queria comentar com vocês brevemente o que aconteceu comigo nesses dois últimos meses. Pode não parecer, mas foram muitas coisas. Foi um daqueles anos que você se descabela inteiro e amaldiçoa tudo ao redor, mas que quando chega ao fim, você deseja fazer tudo de novo. Abaixo descrevi em tópicos algumas coisas que rolaram comigo nesse meio tempo. 

O fim da jornada acadêmica


            Sim! Quem me acompanha sabe que esse fim de ano foi marcado por momentos de terror e insegurança devido a entrega e apresentação do TCC. Só quem já passou por isso sabe todo o sofrimento que passamos para entregar a monografia e defender um trabalho de meses em 20 minutos. Mas deu tudo certo no fim. Apresentei, tirei nota máxima e estou muito, mas muito feliz com tudo que passei para chegar nesse momento. Uma relação de amor e ódio mesmo. Quero deixar aqui meu agradecimento a todos que me apoiaram, deram palavras de incentivo, me abraçaram e disseram que tudo ia ficar bem, mesmo eu não acreditando. Amigos e leitores, vocês são o meu 10 💓
Ah, o tema do TCC tem tudo a ver com o que faço assim: “Blogs: Um estudo sobre a rentabilidade/sustentabilidade de um blog”. Como nicho, escolhi os blogs de cultura para analisar. Nele eu apresento não só a história dos blogs, mas também um estudo de caso sobre alguns blogueiros que tentam ganhar uma grana com esse trabalho e alguns caminhos de como você que tem um blog pode tentar arrumar sua própria fonte de renda. Ficou interessado? Me manda um e-mail (academialiterariadf@gmail.com) que eu mando uma cópia. Com uma condição, claro: segue a gente. Apoie nosso trabalho. Só vocês podem fazer isso tudo ser possível ;)

Deixo abaixo os agradecimentos que escrevi no meu TCC: 
Acho que nunca vou conseguir expressar em palavras tudo que fizeram por mim nessa fase final da minha trajetória no curso de Jornalismo. Desde antes, quando minha namorada e minha avó me encorajaram a ingressar no curso. Não estaria aqui escrevendo essas palavras não fossem essas duas. Minha avó Lindalva, humilde, contou para todos o sonho que ela tinha de ter um dos netos formado em Jornalismo, pois ela adora assistir jornal. E quando ela soube do meu interesse no curso, foi toda orgulhosa dizer aos quatro ventos que teria seu sonho realizado. Minha namorada Helkem, que me apoiou em todos os momentos dessa decisão e me aguentou nas piores situações. Só tenho a agradecer.
Aos meus pais, Adilson e Conceição, por se mostrarem presentes. Aos meus amigos, por terem me ajudado com palavras de incentivo. Obrigado a cada um dos que aguentaram meu pessimismo sobre não conseguir concluir as fases desse trabalho com êxito. A minha querida amiga e parceira Isadora Teixeira, por todos os trabalhos incríveis que fizemos juntos, por todos esses quatro anos de incentivo e companheirismo e por todos os prêmios que ganhamos. Aos professores, por sua excelência no ensino da profissão. E um agradecimento especial aos leitores do meu blog, o Academia Literária-DF. Não fosse por tudo que aprendi com o blog, provavelmente não teria escolhido o Jornalismo e muito menos teria escolhido essa temática para meu TCC.
"A última aula"

Obs: com o fim da faculdade, vem aquela coisa de ter de procurar emprego, né? kkkk. Quem souber de vaga na área de jornalismo, me procure ❤.


A experiência da CCXP


                Já é o 4 ano que vou nesse evento épico. Sim, eu sou veterano desde a primeira edição. E se tem algo que a CCXP sabe fazer é proporcionar momentos épicos para um público que é tão carente de eventos como o brasileiro. Se você é nerd sabe que é difícil encontrar um bom evento de cultura pop. Normalmente esperamos por eventos gigantes como esse que acontecem apenas uma vez no ano. Quem acompanhou meus stories viu o quanto me diverti naquele lugar. Recomendo que você, que gosta de cultura nerd, vá ao menos uma vez.
                Um detalhe sobre essa CCXP: fiquei MEGA feliz pelo meu amigo Felipe Castilho que lançou em parceria com a própria Comic Con um livrão maravilhoso chamado “Ordem Vermelha: filhos da degradação”. Tinha banners enormes para divulgar esse livro, filas maiores ainda e até o stand da Intrínseca era só para chamar atenção para o lançamento desse livro. Nem li o livro ainda, mas já o considero foda pelo feito de abrir portas para mais literatura fantástica nacional. Ainda vou falar sobre esse livro em posts futuros. Aguardem.

A experiência de ser engolido por um T-Rex 👌

Fotografia, minha segunda paixão


                Não gosto de rotular, mas se fosse para por em um Top 3, diria que fotografia é minha segunda paixão, com ler em primeiro lugar e jogar em terceiro. Claro que essas posições variam conforme meu humor, mas não vem ao caso falar disso. O que eu queria falar é que finalmente tomei vergoinha na cara e criei um perfil para divulgar ensaios fotográficos com pessoas. Comprei também um equipamento novinho lindão para tirar várias fotos. Quem sabe não realizo um ensaio seu? Manda e-mail que conversamos sobre orçamento ;)
O insta da Academia é só para livros, precisava separar as duas coisas. Por falar nisso, vocês acompanham o insta da Academia? Tem muita foto bacana lá, além de muitas dicas de leituras. Segue lá: @academia_literaria. Sobre esse novo perfil, estou focando, como disse, em pessoas. Era algo que queria fazer a muitooo tempo, mas fiquei enrolando, enrolando, enrolando… mas agora foi! Vou deixar um print abaixo para vocês verem algumas fotos. Se gostar, segue, curte, comenta. Cada interação ajuda demais o trabalho crescer. Link: @vellascofogorafia


Despedida do LabHacker


                Quando vocês pensam em política, qual a primeira coisa que vem a cabeça de vocês? Na minha vinha político. Engraçado que para mim o Congresso era apenas isso: um lugar que trocentos deputados decidiam o futuro da nação e pronto. O meu pensamento e a realidade eram duas coisas diferentes. Duas coisas mudaram isso: minhas aulas de jornalismo político e meu estágio no Laboratório Hacker.
             Ué, Luciano. O que esse estágio tem a ver com política? Vocês podem perguntar. Respondo: TUDO! De todos os ambientes pelo qual eu passei nos meus estágios (foram 5 lugares), o LabHacker foi de longe o mais peculiar. Vou tentar descrever resumidamente: uma sala onde pessoas trabalham por um parlamento aberto e transparente, que realizam inovações na área da política para aproximar o cidadão da política. Sim, esse lugar se encontra dentro do Anexo 4 da Câmara dos Deputados. 
 Coloquei isso na lista porque aprendi muito nos 8 meses que fiquei lá. Não só sobre política, mas como funciona o Congresso. Existe uma mini cidade lá dentro. E existem pessoas boas lá. Não gente, não explodam o Congresso. Existem pessoas lá dentro que estão tentando fazer a diferença pelo Brasil e que não levantam bandeira de partido nenhum. E se tem uma lição que levei pra vida foi a que não devemos julgar antes de conhecer. Deixo aqui registrado meu obrigado a equipe do LabHacker por todos os ensinamentos e por terem me acolhido tão bem nesse período.

Olha eu aí! 

Vou fazer um pouco de merchan (nem fui pago para isso)

Facebook | Site | Instagram | Blog


Retorno aos jogos


                Lembra que falei que jogar era minha terceira paixão? Pois bem, recentemente voltei a jogar e nossa, como é bom passar horas na frente de um monitor jogando, principalmente quando estou na companhia de amigos. Voltei a jogar Counter Strike com um grupo de amigos das antigas. Até montamos um clã. Quem sabe não role uns campeonatos no futuro? (HAHAHA) Também estou jogando no Xbox One. Tem conta? Manda mensagem que eu adiciono. Vamos jogar um pouco. Vez em quando eu posto alguma coisa a respeito no stories do instagram. Quem sabe o pessoal não se interessa. Eu posso publicar mais coisas :)




Leituras da Academia


                  Vocês não tem noção do tanto que estou com saudade de publicar resenhas! Estamos sim com muitos atrasos, mas não é porque não lemos, foi mais por conta da pausa. Acabei dando "férias" para as minhas colunistas. Obviamente, as leituras vão voltar. Resenhas, posts com dicas e tentarei fazer o post dos melhores de 2017 nas categorias livros, personagens e gêneros literários. Provavelmente será um post enorme com a lista dos melhores. Tipo o Oscar rs. Fica no aguardo que eu acho que essa será uma lista bem legal. Estou com ideias para fazer mais posts de listas, tipo o Buzzfeed, só que com livros. Vamos ver se sai algo bacana ;)



Aviso de promoções


                 Estamos com três sorteios muito legais rolando nas nossas redes. O primeiro (foto abaixo) é um mega sorteio na nossa página do Facebook. São 50 itens de Harry Potter que serão entregues a um(a) sortudo(a) e não para por ai. As três pessoas marcadas na publicação também ganharão brindes. Quer saber como participar? Clica aqui. No nosso instagram estamos sorteando o livro "Não me esqueças", da autora Babi A. Sette (link). O livro está devidamente autografado pela autora. E finalmente, depois de uma parceria da Academia com vários parceiros da Faro, estamos sorteando 4 kits de livros da editora para os nossos leitores! (link)

Promoção para nenhum fã de H.P botar defeito ❤
            
            Agora, alguns podem estar se perguntando: porque você está contando tudo isso? Ora! Lembra que eu falei que esta é minha casa (e da Helkem, não esqueçam!)? E vocês são meus convidados. Por ter em mente que o blog um dia se tornará minha fonte de renda, acabei deixando um pouco de lado a parte pessoal da coisa e quero neste ano que virá contar mais coisas para vocês. Sei que pode soar trivial contar sobre a minha vida, mas isso é algo que quero experimentar e desejo ver a receptividade de vocês. Também tentarei escrever textos reflexivos. Compartilhar experiências de vida... Sem deixar, claro, o foco deste blog, que é literatura! Vamos ver o que pode sair. Conto, é claro, com a participação de todos vocês.
       
                 O que eu tiro de tudo isso é: se você tem algo que você ama muito fazer, mas por algum motivo não está se sentindo bem com aquilo, da um tempo. Procure outras coisas para fazer. Se você ama mesmo o que faz, tenho certeza que voltará com tudo depois. E se não ama, tenho certeza que encontrará algo que seja a sua cara. Coisas incríveis podem acontecer se você der tempo ao tempo ;)
Obrigado a todos que apoiaram nosso projeto.
Até a próxima.


Luciano Vellasco

Sou o cara que brinca de ser escritor e se diverte em ser leitor. Apaixonado por livros, fotografia e escrever. Jogador de rpg nos domingos livres, colecionador de Action Figures e Edições Limitadas de jogos. Cinéfilo, amante de series e animes. Estou sempre em busca de conhecer novas pessoas e aprender com cada uma delas e por último, mas não menos importante: um lendário sonhador.
Leia Mais sobre o autor

Comentários
1 Comentários

Um comentário :

Deixe o seu comentário!