Cine Academia #04: Dragon Ball Super Broly

Hoje vou falar sobre uma animação incrível que assisti semana passada! Temos fãs de Dragon Ball aqui? Vem ver o que achei de Dragon Ball Super Broly ;)




Filme: Dragon Ball Super - Broly
Direção: Tatsuya Nagamine com roteiro de Akira Toriyama
Duração: 105 minutos
Lançamento: 3 de janeiro de 2019
Classificação: Livre
Sinopse: Apesar da Terra estar em um período de calmaria, Goku se recusa a parar de treinar constantemente - ele quer estar pronto para quando uma nova ameaça surgir. O que ele não imaginava era que seu novo inimigo seria Broly, um poderoso super saiyajin sedento por vingança, que deseja destruir todos que encontrar pela frente.












História do filme
               Há quarenta e um anos da cronologia atual de Dragon Ball, o planeta dos Saiyajins recebeu a visita indesejada do King Cold e seu filho Freeza. Ele diz que se aposentou e que agora seu filho é que vai comandar os exércitos, que incluía os Saiyajins. Depois de demonstrar seu poder superior, Freeza e seu pai partem do planeta.
Freeza se apresentando aos Sayiajins

               Após isso, o Rei Vegeta visita o local onde ficam encubados os Saiyajins recém nascidos e se espanta ao ver um bebê plebeu entre os bebês de elite. Logo o monarca descobre que o bebê chamado Brolly tinha um poder de luta anormal que superava o de seu filho, resolvendo assim condená-lo ao exílio em um planeta distante e inóspito chamado Vampa. Inconformado, Paragus, o pai de Brolly tenta persuadir o rei, mas em vão. Ele vai atrás de seu filho e sua nave quebra após colidir no planeta, deixando-os presos lá. Cinco anos depois, Bardock, um guerreiro de classe baixa volta de uma missão suspeitando das ordens de Freeza. Decidido de que o imperador estava tramando alguma, ele envia seu filho Kakarotto, mais tarde chamado Goku, para o planeta Terra. Em seguida, confirmando suas suspeitas, o planeta é destruído por Freeza, que temia uma lenda sobre o Super Saiyajin, um ser que poderia derrotá-lo. Todos os Saiyajins, com exceção de Broly, Paragus, Son Goku, Vegeta, Nappa e Raditz, morrem na explosão.
Que cenas meus amigos, que cena!

               A história pula para os dias atuais, com Goku e Vegeta treinando. Longe dali, Freeza prepara um novo plano de invasão a terra com o objetivo de encontrar e utilizar as Sete Esferas do Dragão. No meio disso, dois soldados de classe baixa do exército de Freeza, Cheelai e Lemo captam um sinal vindo do planeta Vampa enquanto procuravam por novos recrutas. Depois de serem resgatados, Paragus e Broly se unem a Freeza para se vingar de Goku e Vegeta. Após chegarem a terra, a luta entre os Saiyajins se inicia.

Pontos fortes
               Bom, sou meio suspeito para falar sobre Dragon Ball, pois sou muito, mas muito fã mesmo. E ver um personagem como o Broly ser canonizado na franquia, foi algo que eu deveria, obrigatoriamente, ver no cinema. Então, vou começar pelo enredo inicial, que trouxe muitas informações bacanas que até então não tinham recebido sua devida importância, como o uso dos novos Scouters para sentir a presença do inimigo e como o Freeza havia subjugado os Saiyajins. Para aqueles que assistiram o saudoso filme “Broly, o lendário Super Saiyajin”, pode apagar ele da memória, assim como boa parte do filme do Bardock. A história de ambos foi refeita para encaixar no novo enredo do filme.

               Agora para as cenas de ação. Minha nossa, o que foi aquilo! Quem assiste Dragon Ball deve estar acostumado com aquelas cenas que o povo some e só ficam os pontinhos se chocando na tela. Aqui quase não tem isso. São mais de 30 minutos de pancadaria coreografada. São mais de 30 minutos de muitos poderes, muita imagem bonita e muita destruição. Você praticamente não tem tempo de respirar porque a porrada come solta e sem freio até a conclusão da batalha. Os animadores estavam inspirados quando fizeram a animação da porradaria. A cada nova transformação que os guerreiros atingem, a empolgação fica ainda maior.
               E por fim, a conclusão que, ao menos pra mim, foi a melhor possível. Já que, no filme original, Goku consegue deter Broly com a ajuda dos guerreiros Z. Aqui, a fusão da conta do problema, mas o que fez mesmo a diferença foi à ação de certa subordinada de Freeza que tinha se afeiçoado por Broly. Não vou falar muito senão vira spoiler.

Pontos fracos
               Vegeta teve um bom protagonismo nesse filme. Normalmente ele só aparece para apanhar. Mas aqui até que ele durou bastante, mas em determinado ponto, simplesmente o cortaram para deixar o Goku lutar. Não curti isso pelo simples fato do Vegeta lutar com um inimigo até cair. Não fez sentido algum cortarem ele daquele jeito, mas né. O protagonismo do Goku fala mais alto e ele tinha de lutar contra o inimigo.
               Outra coisa que não engoli tão bem (pós-euforia) foi à utilização da fusão metamoru como solução. Teria sido muito mais fácil ir buscar os brincos da fusão Potara no planeta do Supremo Senhor Kaioshin do que ficar mais de uma hora tentando se fundir. Por falar nisso, adoraria saber como diabos o Freeza aguentou tanto tempo lutando contra o Broly. Claro que isso foi para canonizar também o Gogeta (e vender mais brinquedos). Mesmo assim, poderiam ter arrumado uma desculpa melhor.


               Algumas cenas do filme foram para encher linguiça e acredito que poderiam ter explorado outros aspectos no lutar, como as motivações que levam Broly a ficar furioso. Mas são pequenas coisinhas no roteiro que poderiam melhorar, o que não estraga a experiência de ir ao cinema assistir uma obra de arte como essa. 

Conclusão
               O filme é sem sombra de dúvidas o melhor da franquia até então. Eu já tinha curtido o filme de introdução do Bills, nem tanto assim o renascimento de F, mas esse superou tudo. Tanto em enredo, quanto em porradaria. Super recomendo para quem é fã da franquia e principalmente fã do Broly. Além de vir com uma roupagem nova (e mais humana), o lendário Super Saiyiajin é um inimigo espetacular e você com certeza vai torcer por ele nem que seja um pouquinho.
              
              O que acharam da minha opinião? Concordam? O que acharam do filme? Vamos bater um papo nos comentários. 😁

Luciano Vellasco

Sou o cara que brinca de ser escritor e se diverte em ser leitor. Apaixonado por livros, fotografia e escrever. Jogador de rpg nos domingos livres, colecionador de Action Figures e Edições Limitadas de jogos. Cinéfilo, amante de series e animes. Estou sempre em busca de conhecer novas pessoas e aprender com cada uma delas e por último, mas não menos importante: um lendário sonhador.
Leia Mais sobre o autor

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!