Luta de fotógrafa e ativista pelo meio ambiente vira livro

A carioca Bárbara Veiga lança, no dia 25 de abril, em Brasília, o livro Sete anos em sete Mares 


 Olá, queridos leitores da Academia, como estão? Vocês já ouviram (ou falado para alguém) aquela frase clássica: “nossa, sua vida daria um livro!”? Acredito que tenha sido o caso da carioca Bárbara Veiga.



Por sete anos, a fotógrafa e ativista conta em um livro como foi navegar o mundo para defender o meio-ambiente, enfrentando piratas, prisões, tempestades e toda sorte de perigos que o mar pode representar. Toda essa vivência a bordo do veleiro “Papaya” foi transportada para as páginas do livro “Sete anos em Sete mares”, que tem lançamento marcado para o dia 25 de abril em Brasília, na livraria Sebinho.
Escrito em primeira pessoa, no formato de diário, a autora faz reflexões de suas aventuras, as emoções vividas e as descobertas da vida nos oceanos. Bárbara já fez parte do Greenpeace e da Sea Shepherd e descobriu cedo a vontade de defender o meio ambiente. Atitudes simples que podemos tomar no dia a dia como recolher o lixo em suas caminhadas por trilhas e praias foram a fagulha para algo maior e ao longo dos anos a ativista acumulou uma enorme bagagem de aprendizados e experiências.
Ao falar sobre o livro, a autora destaca: “Muita coisa acontece na sua vida em sete anos. Eu embarco na defesa das causas ambientais há mais de 15 anos. No livro, relato as experiências nesses últimos anos de missões. Quando voltei de viagem percebi que acumulei mais de 50 caderninhos cheios de alegrias e decepções. Sete Anos em Sete Mares fala sobre aprendizados, dificuldades, dúvidas, lutas e muito amor. Desejo mostrar a urgência que o tema pede”.

Aventuras em alto-mar

         Imagem vocês passar sete anos singrando os mares, sem sua família, sem amigos, sem confortos básicos, passando pelas mais diversas dificuldades e ao mesmo tempo conhecendo o mundo, se encantando com a beleza dos mais variados lugares do mundo, conhecendo gente nova de todos os tipos e culturas.

             A autora destaca que, entre os perigos e desafios que enfrentou, ela já foi presa duas vezes no Brasil e uma no exterior. Em uma delas, ficou em uma solitária durante dois dias sem comer ou beber. Bárbara teve que se declarar culpada por entrar ilegalmente no porto, teve sua fiança paga pelo Greenpeace e foi proibida de voltar ao local por dez anos. Depois disso, a realidade foi além da ficção e a autora esteve frente a frente com piratas no Golfo de Áden, que separa o Iémen da Somália. Imagem a situação! Isso é muito mais poderão ser apreciados por vocês na obra da autora. 



Sobre a obra

'Sete Anos em Sete Mares' é a jornada de uma mulher que escolheu se lançar ao mundo com vinte e poucos anos, abrindo mão dos amigos e do conforto, para se entregar a causas que possam ajudar a melhorar o planeta. Após cruzar oceanos, atuar em causas socioambientais em mais de 80 países e visitar as regiões mais inóspitas do mundo, Barbara Veiga, fotógrafa, documentarista e jornalista, conta suas emocionantes experiências ao passar sete anos morando no mar. São relatos sobre a paixão pela vida marinha e seus ensinamentos, aprender a confiar nas pessoas, ser uma mulher em um meio predominantemente masculino, a solidão e saudade de casa, aventuras em meio a piratas e prisões no Caribe, mas, acima de tudo, sobre uma vida trabalhando em causas de impacto socioambiental.


Sobre a autora


Barbara Veiga é fotógrafa documentarista com experiência de atuação em mais de 80 países. Uniu o jornalismo à fotografia e posteriormente ao audiovisual em parceria com organizações mundiais como Greenpreace, Sea Shepherd, Amazon Watch e Avaaz. Fez, pela Rede Globo, uma série de videorreportagens para o Fantástico, além de ter seus registros publicados em veículos como o site da BBC, matérias pelo The Guardian, The Los Angeles Times, The Australian e Vanity Fair.  Através da fotografia foi premiada pela National Geographic pelo trabalho “Pelo Homem, Pela Natureza”, exposto em Paris, no Jardin des Plantes (2011), além de Cannes, neste mesmo ano, durante o Festival de Cinema.


Como eu disse no início deste post, Bárbara Veiga irá lançar no próximo dia 25 de abril, às 19h, na livraria Sebinho o livro “Sete anos em sete mares”. Publicado pela editora Seoman, o livro será vendido pelo valor de R$ 56,00. O evento é totalmente gratuito e aberto a toda comunidade. 


Serviço
Lançamento: Sete anos em sete Mares
Local: Livraria Sebinho
Data: 25 de abril
Horário: 19h
Entrada gratuita

Vendas pelo site



O que acharam, leitores? Fica a dica de evento para vocês na semana que vem! Aproveitem para conhecerem a história de Bárbara e quem sabe, se inspirarem na realização de seus próprios sonhos.

até a próxima ;)
Luciano Vellasco

Sou o cara que brinca de ser escritor e se diverte em ser leitor. Apaixonado por livros, fotografia e escrever. Jogador de rpg nos domingos livres, colecionador de Action Figures e Edições Limitadas de jogos. Cinéfilo, amante de series e animes. Estou sempre em busca de conhecer novas pessoas e aprender com cada uma delas e por último, mas não menos importante: um lendário sonhador.
Leia Mais sobre o autor

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!