5 Dicas para publicar seu livro digital



                   Boa noite, leitores.
                   Já falei com vocês dos autores independentes e das plataformas de auto publicação que existem para que seu livro chegue rapidamente ao mercado virtual. Hoje eu vou dar cinco dicas que autores e especialistas oferecem para quem não quer esperar uma chance com as editoras e vender seu livro digital no mercado virtual. 

1 - Saiba o que mais vende.

Infelizmente, o mercado digital não é para todos. Ele tem limitações quanto ao tipo de livro publicado. A autopublicação é mais rentável para gêneros mais populares como fantasia e ficção científica. Embora não seja uma regra absoluta, poucos são aqueles que se destacam fora desse ambiente. 

2 - Venda ao menos uma série.
Não que isso seja uma obrigação, mas Best Sellers recentes – Wool e Cinquenta tons de cinza por exemplo – fizeram um grande sucesso por se tratarem de séries. Coleções de livros com os mesmos personagens e temática costumam proporcionar mais fidelidade do leitor.  

3 - Sinopse que chame atenção.
A apresentação do livro no site tem de ser clara, informativa e acima de tudo, despertar a curiosidade do leitor. Como diria a autora Lycia Barros: “As cinco primeiras folhas são as mais importantes da sua vida”. Neste caso, são as cinco primeiras linhas.

4 - Capa atraente.
Já ouviram aquela expressão “nunca julgue o livro pela capa”? Pois é, esqueça. Ela não se aplica aqui. O leitor vai julgar seu livro pela capa, pelo simples fato de que nas vendas digitais é preciso comprar o livro antes de folhear a primeira página. É absolutamente necessário que a capa seja legível e elegante, até porque ela vai aparecer no site em um tamanho reduzido (o thumbnail). Acerte nas dimensões, para acertar nas vendas.

5 - Preço justo.
Você que já foi tantas vezes numa livraria, olhou aquele livro legal, folheou as páginas, achou a capa maneira, mas quando viu o preço... botou de volta na prateleira e saiu triste por ser caro demais para o seu bolso, sabe como é frustrante o preço abusivo de alguns livros, principalmente os lançamentos. Agora imagine uma vitrine online, onde o leitor não pode folhear o livro para conferir se a narrativa chama atenção, dá zoom na imagem minúscula da capa e ainda se depara com um preço comparável ao livro que ele queria na livraria, tenha absoluta certeza de que ele vai passar reto pelo seu livro. Os sites de autopublicação (o da Amazon em específico) dão liberdade para o autor escolher o preço do título, então tenha bom senso e equilíbrio na hora de dar o preço: O preço não pode ser alto demais a ponto de afugentar o leitor na primeira impressão e nem a preço de banana, pois seu livro pode ser desvalorizado (salvo em promoções).


            Essa foram nossas dicas para você tentar carreira nesse mercado em expansão. Se você tem algum livro digital publicado, por favor deixe o seu feedback. Ele é importante para os que estão pensando em seguir esse caminho.

Luciano Vellasco

Sou o cara que brinca de ser escritor e se diverte em ser leitor. Apaixonado por livros, fotografia e escrever. Jogador de rpg nos domingos livres, colecionador de Action Figures e Edições Limitadas de jogos. Cinéfilo, amante de series e animes. Estou sempre em busca de conhecer novas pessoas e aprender com cada uma delas e por último, mas não menos importante: um lendário sonhador.
Leia Mais sobre o autor

Comentários
1 Comentários

Um comentário :

  1. Muito interessante este post. São dicas simples, mas aposto que passa totalmente batido quando a pessoa se aventura nesses caminhos pela primeira vez. Com certeza a experiência sempre ajuda em qualquer coisa que se faça, mas uma ideia mais clara de como a coisa funciona antes de dar os primeiros passas evita muito transtorno e dor de cabeça.

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!