O blog


O blog


O Blog surgiu de uma ideia minha de publicar um livro, pois a maioria (senão todos) que escrevem querem um dia que outros sintam o que sentimos ao escrever. Não conhecia quase nada a respeito de mercado editorial, de autores nacionais ou de toda a dificuldade de se publicar um livro, apenas sabia que um dia iria publicar um livro. Só não sabia como. Curioso como eu sou, comecei a pesquisar e pude notar que publicar livros no Brasil era algo muito difícil. Ainda mais para os que mal sabiam como a coisa funcionava. Foi ai que veio a ideia. Já era blogueiro antes. Tinha um blog pessoal, onde eu postava coisas que eu gostava. Porém, precisava de algo um pouco mais profissional. Precisava de algo que chamasse a atenção das pessoas, e que fosse relacionado ao meio literário, obviamente. 
         Ainda que eu não tenha escrito um livro, gostaria de ver meus futuros colegas em uma situação melhor do que a que estão hoje, pois existiam livros excelentes que nunca tiveram uma chance de chegar às mãos dos milhares de leitores vorazes espalhados pelo Brasil. Experimentávamos naquele ano um “Boom” de publicações nacionais e uma porta se abria para que novos autores aparecessem e se revelassem para o público. 
Nasceu ai a Academia Literária DF.
O blog tem como finalidade fomentar a literatura e levar as pessoas à ideia de que livros são essenciais para a formação das pessoas. Tanto acadêmica quanto pessoal. 
Criei junto com alguns amigos o blog e lancei um desafio a todos: ajudar a mudar o cenário da Literatura Nacional. Porém, fazia-se necessário entender e sentir na pele as dificuldades que os autores nacionais passavam. Então fizemos uma aposta que muitos podem considerar como perigosa, até mesmo suicida para a sobrevivência de um blog literário: durante um ano inteiro só publicaríamos resenhas de livros nacionais a fim de testar a viabilidade da literatura brasileira como principal assunto/produto a ser explorado e divulgado. Era uma proposta ousada e incomum pois é fato notório que a maioria dos grandes blogs que tratam de literatura são o que são hoje graças aos grandes Best Sellers, estrangeiros em sua maioria esmagadora, que tanto enchem estantes dos leitores ávidos por mais e mais leitura. Começamos, portanto, nossa caminhada na contramão de uma fórmula garantida de visibilidade. Mas, neste caso específico, os fins justificavam os meios e o crescimento gradual da Academia provou que a Literatura Nacional, apesar de todas as dificuldades, está sim encontrando seu espaço tanto na mídia quanto no gosto do leitor.
E cá estamos. 
Hoje falamos de tudo um pouco, mas sempre dando aquele cantinho especial para nossos guerreiros, nossos autores nacionais, pois cada um deles merece a chance de tentar um lugar ao sol.

          Sejam todos bem vindos a Academia Literária DF


Luciano Vellasco
Idealizador e Fundador do blog


Dados Gerais

Nome: Academia Literária DF
Administradores: Luciano Vellasco e Helkem Araújo
Colunistas: Isadora Teixeira, Gabriella Crivellente e Sarah Mascarenhas
Colaboradores: Bárbara Freitas, Nillo Barbosa, Thais Borges.
Fundação: 20/07/2013
Média de visualizações por mês: 20.000 usuários
Email: academialiterariadf@gmail.com






Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!