Curiosidades Literárias - Literatura, Livros e Autores

Você já se perguntou como o autor escreveu aquele livro? Ou qual livro é o mais vendido do mundo? Muitas pessoas apenas pegam livros para ler, sem saber nem do que se trata se existe ou não uma história por trás da história que se está lendo. A literatura e seus autores também têm histórias através desses livros.

O mundo dos livros, dos autores e do mundo literário é cheio de curiosidades bem interessantes, umas até absurdas. Confira algumas aqui:


As Duas Faces do Destino

O poeta português Fernando Pessoa foi criado na África do Sul e teve o inglês como a sua segunda língua. Das quatro obras que publicou em vida, três são na língua inglesa.





As Duas Faces do Destino
Fundada em 1897, a Academia Brasileira de Letras só admitiu a primeira mulher em seus quadros 70 anos depois. A pioneira foi a escritora cearense Rachel de Queiroz. Em compensação, a ABL foi a primeira academia no mundo a eleger uma mulher para a presidência, a escritora Nélida Pinõn, que assumiu o cargo em 1995.



As Duas Faces do Destino

A Bíblia Sagrada é o livro mais vendido do mundo. Calcula-se que os números de exemplares já ultrapassaram 6 bilhões.





As Duas Faces do Destino

Em uma época em que o Brasil tinha pouquíssimas livrarias, Monteiro Lobato colocou livros em mercearias, provocando uma demanda e praticamente criando a indústria editorial no país.





As Duas Faces do Destino

Guimarães Rosa, famoso escritor brasileiro, morreu três dias depois da sua posse na Academia Brasileira de Letras.







As Duas Faces do Destino

Aluísio de Azevedo tinha o hábito de, antes de escrever seus romances, desenhar e pintar, sobre papelão, as personagens principais mantendo-as em sua mesa de trabalho, enquanto escrevia.





As Duas Faces do Destino

A caligrafia do escritor Machado de Assis era tão ruim que, às vezes, até ele tinha dificuldade de entender o que escrevia.






As Duas Faces do Destino
Machado de Assis era míope, gago e sofria de epilepsia. Enquanto escrevia Memórias Póstumas de Brás Cubas, foi acometido por uma de suas piores crises intestinais, com complicações para sua frágil visão. Os médicos recomendaram três meses de descanso em Nova Friburgo. Sem poder ler nem redigir, ditou grande parte do romance para a esposa, Carolina (Carolina Augusta Xavier de Novaes).



As Duas Faces do Destino


Conforme inventário da UNESCO de traduções de livros, Agatha Christie é a autora mais traduzida em todo o mundo, com 6.598 traduções de seus contos, romances e peças teatrais.




As Duas Faces do Destino

Paulo Coelho é o autor brasileiro mais publicado em todo o mundo. Sua obra já foi editada em 52 países e vertida para 48 idiomas e dialetos. O segundo é o baiano Jorge Amado.





Gostaram das Curiosidades? Conhece outras curiosidades e gostaria de compartilhar? 
Então compartilhe nos comentários! 
Isso é tudo pessoal, depois trago mais curiosidades para vocês.




Fontes:
Revista Literária
Listas Literárias
Mais que Curiosidadel
So Literatura
Wagner lemos
Alcionei de Oliveira
Comentários
1 Comentários

Um comentário :

  1. Nossa, coitado do Machado de Assis!!!! Além de míope, gago e epilético, nem ele mesmo entendia a própria letra....

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!