ENTREVISTA: Renan Carvalho

Bom dia, amados leitores e leitoras. Já falamos do autor Renan Carvalho e já falamos sobre o trabalho dele. Que tal agora conhecer um pouco mais do nosso parceiro segundo suas próprias palavras?
Então, puxe a cadeira e confira nossa entrevista. Com vocês,



Academia: Em primeiro lugar, estamos muito contentes que você tenha aceitado ser nosso Parceiro da Academia! Vamos começar pelo autor. Quem é Renan Carvalho?
Renan: Olá, eu que agradeço.
Quem é Renan Carvalho, puts... Renan é um moleque que tinha um sonho, o sonho de construir um mundo maluco e cheio de magia. Essa parte do sonho ele conseguiu cumprir. Agora só é preciso mostrar esse mundo pra todo o mundo.

Academia: Como surgiu seu interesse pela escrita? A ideia de adotar a escrita como profissão veio na infância?
Renan: Gosto de ficção desde pequeno. Filmes, HQs, games, tudo fazia parte do meu imaginário infantil. A leitura de livros mesmo veio no final da adolescia, foi quando viciei e descobri que gostaria de escrever um também. Agora escrita como profissão foi um passo muito maior. Trabalho com essa visão faz apenas dois anos. Mas ainda tenho muito que construir para viver disso.

Academia: Você lançou-se no ramo da literatura há pouco tempo. Pode nos contar como está sendo essa experiência e qual a aceitação dos leitores?
Renan: A experiência é fantástica. E a melhor parte é a interação com os leitores. Ter um trabalho seu sendo absorvido por tantas pessoas é algo indescritível. O público gostou bastante do primeiro livro. Isso me deixou muito feliz e motivado para trabalhar ainda mais nos próximos.

Academia: Quais foram as dificuldades que você enfrentou até que o seu livro chegasse às mãos dos leitores? Houve crise de criatividade? Houve "nãos" das editoras?
Renan: A parte editorial é sempre complicada. Recebi alguns nãos de editoras, mas achar a editora é apenas uma parte do trabalho. O autor iniciante tem que colocar muito a mão na massa. Foram diversas viagens e eventos por minha conta para divulgar o livro. Fui para outros estados gastando do meu bolso. Eu que fiz toda a divulgação em redes sociais e blogs. É bastante trabalhoso. Tenho um emprego durante a semana e deixo a divulgação do livro para os finais de semana. São dois trabalhos basicamente, mas apenas um deles dá dinheiro. rsrs

Academia: Quando você teve a inspiração e a ideia para escrever o livro? Algum trecho da obra foi mais difícil ou mais fácil de ser elaborado?
Renan: A ideia veio em 2011, depois que eu voltei do intercâmbio nos Estados Unidos. Conheci um país um pouco diferente do nosso, com infraestrutura, coisas que funcionam. Supernova precisava contar a história de um lugar com problemas sociais e políticos, algo muito baseado na realidade brasileira.
A parte mais difícil de elaborar no livro foi a narrativa na visão da Judra, uma garota. Mas não posso dar mais detalhes. Sem spoilers, hehe.

Academia: Você teve influência de algum autor ou obra? Quais foram suas inspirações?
Renan: Quase todos de fantasia e infanto-juvenis que eu li. Mas gosto sempre de citar a Suzanne Collins. Adoro a narrativa dela.

Academia: "Supernova" mistura RPG com ação, suspense e uma pitada de ficção científica. Como foi que essas temáticas entraram na sua vida? Você joga ou jogava RPG?
Renan: Eu jogava muito RPG na adolescência. Lia muitos livros de regras, mundos fantásticos nos quais os jogos eram ambientados. Isso me ajudou a abrir a cabeça e afinar a criatividade.

Academia: Como foi o processo de criação dos personagens? Você acrescentou alguma característica sua ou mesmo de conhecidos aos personagens?
Renan: Cada personagem de Supernova acaba tendo um pouco de Renan. Não tem como não ter. Ao mesmo tempo, todos à minha volta se tornam inspiração. Sou muito observador. Gosto de ver a personalidade das pessoas, os trejeitos, as formas de agir e pensar. Tudo isso ajuda na hora de criar um personagem.

Academia: Sabemos que a continuação “A Estrela dos Mortos” já está em andamento e, inclusive, houve a divulgação do Prólogo para a alegria dos leitores. Há alguma previsão de lançamento desse novo livro? E quanto ao Booktrailer, alguma novidade?
Renan: O livro está em produção. Mas essa é uma fase muito delicada e que exige cuidado. Não quero algo mal feito no mercado. Por isso ainda não tenho uma data de lançamento. Também estou ansioso, mas temos que ter paciência. Quanto ao trailer do segundo livro, não sei ainda se farei. Estou estudando outras formas de divulgação e pode ser que o trailer não seja usado.

Academia: Para finalizar, gostaríamos de agradecer pela parceria e colaboração com a Academia. Deseja deixar um recado para os aspirantes a escritores? E para seus leitores?
Renan: Eu que agradeço pela ajuda. Para os aspirantes a escritores, só tenho uma dica: trabalhe muito! Sonhos se realizam com suor. Para os leitores eu deixo um grande abraço e que esperem mais um pouco para a continuação de Supernova. Não vão se arrepender.



Estamos esperando pela continuação de "Supernova", Renan. Estamos esperando!!!
Helkem Araujo

O meu mundo não é como o dos outros, quero demais, exijo demais; há em mim uma sede de infinito, uma angústia constante que eu nem mesma compreendo, pois estou longe de ser uma pessoa; sou antes uma exaltada, com uma alma intensa, violenta, atormentada, uma alma que não se sente bem onde está, que tem saudade; sei lá de quê! - Florbela Espanca
Leia Mais sobre a autora

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!