5 motivos para ir a Semana do Livro Nacional


Bom dia, leitores!
Vocês já devem estar cansados de saber (sinceramente, espero que não) que dia 26, aqui na nossa Capital Federal vai rolar um evento muito legal onde autores locais serão prestigiados em um dia só de Literatura Nacional. Sim, estou falando da Semana do Livro Nacional –DF. E vocês também já devem ter conhecido nossos queridos autores e se não conheceram, podem conhecer agora clicando aqui. O fato é: alguém está em dúvidas se deve ou não ir ao evento? Se não, espero encontrar vocês lá. Se sim, vamos tentar dar um empurrãozinho na sua decisão. Listamos os 5 principais motivos para você querer ir ao evento (não só no de Brasília, mas em qualquer edição que estará rolando mais próxima da sua casa). Se você é leitor, ao menos um desses motivos ira despertar sua vontade de comparecer e dar aquela força preciosa à Literatura Nacional, que tanto tem lutado por um espaço no mercado editorial. Bem, vamos aos motivos:

1
 A ascensão da Literatura Nacional: O mercado literário está mudando. Disso ninguém mais dúvida. Autores que há 3 ou 4 anos atrás eram completamente desconhecidos pelo grande público, hoje são amados por uma poderosa legião de fãs e isso está fazendo a diferença para os que estão iniciando agora sua carreira no meio literário. Não apenas isso. As editoras estão finalmente enxergando o grande potencial das obras nacionais e apostando forte nelas. A revolução está aqui e você pode fazer parte da história. Frases batidas de que "brasileiro não lê" ou "Ninguém lê nacional" estão ficando no passado.

2
 Autores mais próximos do que imaginamos: Todos os leitores sonham em conseguir ficar mais próximos de seus ídolos. Mas a distância, a questão financeira e outros N motivos dificultam nossa vida, as vezes fazendo com que tenhamos de atravessar estados (Bienais que o diga) e enfrentar filas enormes apenas por um autografo. Não que isso não valha a pena, mas existem muitos outros autores por ai com os quais podemos ficar batendo papo sem se preocupar com tempo ou fila. É uma experiência gratificante, garanto. Então, e se você descobrisse que um autor mora na sua cidade? No seu bairro? O que faria? Procuraria ler o livro dele? Procuraria saber mais sobre essa pessoa tão próxima? A Semana do Livro Nacional promete revelar que existem escritores tão próximos que é possível encontra-los no shopping ou na fila do cinema. Eu mesmo encontrei vários que moram tão perto de mim que eu poderia alcançá-los para bater um papo sobre mercado editorial ou sobre como publicar um livro sem suar a camisa. Falando assim até pode parecer surreal, mas essa é a realidade: eles estão aí e podemos encontrá-los sem muito esforço.

3
 Encontro com outros leitores: Grandes Feiras literárias (como a Bienal e a Feira de Paraty) são lugares ótimos para encontrar e conhecer outros que nutrem a mesma paixão literária que você, mas não são os únicos eventos em que podemos encontrá-los. Leitores de sua cidade estão aí, esperando uma chance para sair de seus lares e mostrarem para o mundo porque curtem o livro “x” e o autor “y”. A Semana do Livro Nacional, mais do que um encontro de autores, é um encontro de leitores que ainda são pouco informados sobre a existência de autores nacionais. Esses tomam suas bases de leitura, apenas os estrangeiros, que são fortemente divulgados pela mídia. A Semana do Livro Nacional quer mudar esse paradigma e mostrar que existem autores nacionais tão bons quanto os que vêm de fora. É dever dos leitores apontar quem são essas pessoas extraordinárias capazes de dar asas a nossa imaginação.

4
 Sorteios: Preciso comentar? rsrs Como todo bom evento, o evento terá sorteio de vários brindes e livros. Sabe aquela grana que você reservou para comprar o livro de um dos autores convidados? Pois é, se você ganhar o sorteio pode acabar comprando um livro de outro autor, o que nós leva ao quinto motivo...

5
 Autógrafos e fotos: Se você não se contenta só em ler uma obra e quer ir atrás de um autógrafo e uma foto, esse é o evento certo para você. Registrar aquele momento em que se conhece o autor de sua história favorita não tem preço e é isso que o evento quer proporcionar: a experiência de estar ao lado de autores que estão querendo fazer parte da nossa história e da nossa estante ;)


Bônus: Conhecer de perto o blog Academia Literária DF que acaba de fazer 01 ano!!!!

É isso ai galera, espero ter convencido ao menos mais um a ir ao evento. Com o apoio de vocês, podemos vencer obstáculos e atravessar fronteiras que nenhum de nós conseguiria sozinho.

Até breve.

Luciano Vellasco

Sou o cara que brinca de ser escritor e se diverte em ser leitor. Apaixonado por livros, fotografia e escrever. Jogador de rpg nos domingos livres, colecionador de Action Figures e Edições Limitadas de jogos. Cinéfilo, amante de series e animes. Estou sempre em busca de conhecer novas pessoas e aprender com cada uma delas e por último, mas não menos importante: um lendário sonhador.
Leia Mais sobre o autor

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!