CONSIDERAÇÕES: Semana do Livro Nacional DF


Boa tarde, leitores! No último sábado (26/07) foi realizado o evento Semana do Livro Nacional DF! O evento foi organizado pela equipe da Academia Literária DF, com o apoio das parceiras do Blog Leitora Sempre. Vou aqui relatar como foi à experiência de organizar um evento que teve proporções nacionais. Porém, antes de tudo, queria agradecer a oportunidade a Viviane Machado, que indicou meu nome para o trabalho e a Josy Stoque, idealizadora do evento, por ter confiado a nós a organização desta segunda edição do evento. Espero poder estar a frente dos próximos eventos. :)

Bastidores
Da esquerda para a direita: Brenda, Jéssica, Amanda, Núbia e Helkem

            Assim como foi no evento Mochila Literária DF, a preparação para o evento foi de muita correria, principalmente no dia do evento. Repetindo o que fizemos no evento anterior, tivemos de: Ir de um lado para o outro. Resolver isso, resolver aquilo. Checar a presença dos autores, procura funcionário tal que sumiu. Testa o som, testa o projetor. Traz a água, organiza os brindes, dobra os panfletos, monta os crachás. Mais cadeiras: coloca cadeira aqui, coloca cadeira ali. Organiza aqui, organiza ali... mas no geral, tivemos um pouco menos de trabalho que no M.L. Acho que estamos pegando o jeito da coisa.
                Mais uma vez a equipe está de parabéns pelo evento. Um especial para a Helkem Araújo que carregou a parte gráfica do evento nas costas, a Thais Borges por ter feito postagens maravilhosas sobre os autores participantes, mesmo as vésperas da viajem dos sonhos dela e para a Núbia Gontijo, que foi nossa fotografa oficial. Vlw Núbia ;)

Apresentação

            Espero que me deem um desconto, pois ainda estou aprendendo a não ficar (tão) nervoso ao falar em público. Como muitos já sabem, a Academia fez aniversário esse mês e para nós foi muito gratificante estar à frente do evento que no ano passado deu o pontapé inicial na nossa jornada literária. Disse aos presentes sobre a dificuldade de ser um blogueiro. Ainda somos muito desvalorizados pelo nosso trabalho, assim como os novos autores que estão tentando um espaço, estamos sempre tentando um espaço no coração dos leitores, pois é por meio do nosso trabalho que muitos conhecem obras que a mídia não divulga. Deixo aqui um recado aos autores para que valorizem suas parcerias com blogueiros. Acredito que a colaboração mutua é a chave para o sucesso. Falei também sobre a experiência de só postar sobre nacionais. Nossas resenhas, todas elas, foram apenas de livros nacionais e nossas notícias bem mais voltadas aos autores nacionais. Creio que por conta disso, muitos ainda não conheçam nosso trabalho. Como os autores bem já sabem, é difícil você divulgar o que é nacional, quando editoras e a mídia oferecem uma enxurrada de livros estrangeiros para os ávidos leitores. Nada contra, sou super a favor, mas deveria haver um equilíbrio entre o nacional e o estrangeiro.
            Depois apresentei o evento e a proposta que ele esta trazendo. Vocês podem conferir aqui. A Jéssica fechou com a apresentação e a história do blog dela, a Leitora Sempre. Muito bom, Jéssica, falou bem \0/

Autores
As autoras marcando forte presença no evento.
           Os autores deram um show de simpatia e humildade para com o público. Eles estavam lá para mostrar aos leitores do DF que não é preciso ir até outros estados à procura de escritores. Nós temos os nossos e eles são muito bons!
              As crianças. Gente, as crianças roubaram a cena no primeiro bloco. Tão pequenos e já carregando a responsabilidade de representar a Capital Federal no meio literário. E nenhum deles fez feio! Maria Eduarda B. A Diniz, Henrique Souza Moraes, Nur Nidale Karajá e a fofa Anna Rubi Leal Rodrigues Ribeiro. Obrigado, vocês fizeram desse evento mais especial do que ele já era. Aos pais desses pequenos guerreiros, continuem a incentivar a carreira desses jovens. Vocês estão dando um excelente exemplo aos pais de plantão.
                Os adultos não ficaram atrás. Mesmo os mais nervosos, conseguiram expressar muito bem suas opiniões quanto ao novo cenário do mercado editorial brasileiro. Estamos presenciando a ascensão de nossos autores e cada vez mais eles estão conseguindo um lugar de direito ao lado dos grandes. Continuem na luta meus amigos. A Academia está aqui para auxilia-los no que pudermos.
Em nome da Academia Literária-DF quero agradecer imensamente a presença de todos vocês e adoraria poder reencontrar mais vezes cada um de vocês. A Academia está aberta a novas parcerias e seria muito gratificante para nós podermos divulgar o trabalho de cada um. Mais uma vez: obrigado pela paciência, pela compreensão e pelo amor que vocês têm pela literatura.

Mediador
Parceria que ainda vai dar o que falar.
            Mais uma vez, Marcos Linhares deu um show à parte com seu jeito irreverente de conduzir a participação dos autores no evento. Tanto os autores, como a organização somos só elogios a esse homem de grande visão que muitas vezes da a cara a tapa por acreditar que algo é possível. Obrigado mais uma vez por aceitar o nosso convite de mediar o evento.

MCs

            A grande surpresa do evento! Algo que ninguém esperava num evento literário e talvez por isso tenha dado tão certo. Os rapazes deram um show de interação com o público, ao pedir a eles que desse os temas para as batalhas de rimas. E não faltaram temas: Literatura, Romance, Futebol, Guerra, até mesmo Batata Frita e Cachorro Quente (ideia das crianças que estavam morrendo de fome àquela altura do evento). Agradeço ao pessoal pela presença, vocês foram 10!

Público

            Mais uma vez, provamos que Brasília tem público para grandes eventos literários. Quem estava lá não se arrependeu do que assistiu. A participação de vocês é muito importante, tanto para os autores quanto para a organização do evento. Ficamos muito felizes por cada um que pode comparecer ao evento. Vocês fazem valer a pena. Obrigado!

Sorteios

                Sempre um momento muito esperado por todos, não é? Levar brindes e livros para casa e sempre bom. Acho que eu não consegui passar bem o que eu quis dizer com a caixa que sorteamos (tava nervoso)... então aqui vai a explicação: queremos que as pessoas se lembrem do que fizemos naquele dia e que lembrem do que fazemos todos os dias para a literatura como um todo. Queremos que a marca da Academia seja um símbolo de luta por um mundo onde os livros são essenciais para a sociedade. E com a caixa, queremos que a pessoa que levou para casa, guarde um livro que tocou sua vida, para que ele não estrague, para que daqui a vinte, trinta, cinquenta anos a pessoa possa pegar o livro, ler sem medo de rasgar as páginas e reviver as memórias dos tempos em que a narrativa do livro marcou sua vida. Esse é o nosso desejo. E espero que a pessoa que venceu pense assim também.


Conclusão

                Creio que demos um passo importante para uma mudança de paradigmas que Brasília tem a respeito de eventos literários. Eu espero que o evento tenha servido de inspiração para mais pessoas apostarem suas fichas em mais e mais eventos como este. E espero que cada autor e leitor tenha levado para si uma boa lembrança das mais de quatro horas que passamos juntos. Espalhem a notícia, digam que o cenário está mudando. Que podemos fazer muito mais se nos unirmos por uma causa. Mais uma vez provamos que a união faz a força, que juntos podemos fazer mais e melhor.

Obrigado a todos, que de alguma forma estão tornado isso possível. 
Nos vemos nos próximos eventos!
Querem fotos??? Cliquem aqui!

Aguardem novidades ;)
Luciano Vellasco

Sou o cara que brinca de ser escritor e se diverte em ser leitor. Apaixonado por livros, fotografia e escrever. Jogador de rpg nos domingos livres, colecionador de Action Figures e Edições Limitadas de jogos. Cinéfilo, amante de series e animes. Estou sempre em busca de conhecer novas pessoas e aprender com cada uma delas e por último, mas não menos importante: um lendário sonhador.
Leia Mais sobre o autor

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!