Enéias Tavares nasceu em Santa Maria à meia noite, deixando seus pais na dúvida sobre a exata data. De qualquer modo, é de Escorpião, como seus escritores prediletos: Alan Moore e Neil Gaiman. Não que acredite em horóscopo, mas gosta de tomos arcanos e tratados cabalísticos. Desde criança, escreve histórias - que mantém sabiamente escondidas dos olhares públicos -, mas foi ainda na adolescência que decidiu que um dia seria escritor profissional. Tal meta foi desviada por uma década, quando se dedicou à graduação e à pós-graduação em Letras. Hoje, leciona literatura clássica na UFSM, onde também pesquisa os livros iluminados de William Blake. "A lição de anatomia do temível dr. Louison" venceu em 2014 o concurso "A Fantasy quer o seu mundo", da Casa da Palavra/LeYa. Desde sua publicação, tem se dedicado a divulgação da obra e a produção de textos e artes que expandam o universo da série Brasiliana Steampunk. Estes estão gratuitamente disponíveis no site oficial da série. Mora num velho mausoléu, na companhia de duas panteras - Mona e Penélope -, de um camundongo escuro e maledicente, de três escorpiões robóticos que não tem coragem de nomear e de Adamastor, feroz cão de guarda disfarçado de bengala novecentista.
A lição de anatomia do temível Dr. Louison veio reforçar que ficção científica é literatura de qualidade, de altíssimo valor literário quando escrita por uma mente vastamente culta e caprichosa.
"Vejo uma união convexa de artérias e ventrículos, carne preenchida de sangue, sangue rubro e espesso, em movimento contínuo. Vejo o batimento cardíaco, bombeando, vibrando, pulsando no ritmo do mar salgado que carregamos em nós, lembrando-nos de que outrora fomos peixes no grande oceano indistinto. Vejo um emaranhado preciso e nebuloso, uma máquina perfeita em compassada vibração, fazendo os homens e as mulheres viverem, respirarem, sentirem, arderem. Quando segurei um coração humano pela primeira vez, entre as palmas das minhas mãos, minha consciência abriu-se para a maravilha orgânica da vida, mesmo que ali, entre meus dedos enluvados, repousasse apenas um pequenino órgão morto. Quando abri a primeira das minhas vítimas, o coração ainda pulsava, e eu o abracei com minhas mãos, como se nu e flutuante, nadasse no ventre do cosmos, entre estrelas e orbes planetários, sentindo no pulsar da carne úmida e líquida o segredo de todos os mistérios. É isso o que eu vejo, doutor Bacamarte."
Sou o cara que brinca de ser escritor e se diverte em ser leitor. Apaixonado por livros, fotografia e escrever. Jogador de rpg nos domingos livres, colecionador de Action Figures e Edições Limitadas de jogos. Cinéfilo, amante de series e animes. Estou sempre em busca de conhecer novas pessoas e aprender com cada uma delas e por último, mas não menos importante: um lendário sonhador.
Leia Mais sobre o autor
uau. Deve ser uma obra incrível. Gostei da caracterização dos personagens, do enredo também. Bom saber que a literatura fantástica nacional está cada vez mais conhecida e ganhando seu espaço devido entre os leitores. ^^
ResponderExcluirMeus parabéns pela parceria, que ela renda bons frutos para o blog ^^
bjs
Obrigado Maria!
ExcluirBeijos
Ebaaaaaaa!!!! Steampunk! Eu acho é pouco!!! Indo contra todos os meus princípios, quero que este livro seja uma saga interminável, pra sempre termos steam brazuca por aqui! Huahauhahuah. Parabéns pela parceria, e parabéns ao Enéias pelo trabalho incrível e por ter ganho o concurso.
ResponderExcluirPS: Podia ter falado da ilustra, que eu quase morri de tão linda que é essa capa... rsrsrs
Nossa. Que empolgação maravilhosa. Teremos uma resenha muito em breve do livro do nosso autor parceiro. Beijos
ExcluirParabéns pela parceria, pelo o que vi ele é um ótimo autor, claro que este é um requisito para estar aqui na Academia, o blog sempre nós brinda com grandes escritores.
ResponderExcluirAbraços
www.pontoparaler.com.br
rsrs
ExcluirObrigado Paulo. O Enéias além de um ótimo autor também é uma ótima pessoa. Muito prestativo.