10 Livros Infantis que se tornaram grandes clássicos do cinema

Olá amados leitores.

Hoje trago uma reportagem muito interessante e não, eu não estou fazendo propaganda do Itaú, mas sim do seu projeto"Leia para uma criança".

Afinal você pode ler para uma criança e inspirar mais pessoas a fazerem o mesmo. Sendo esta uma responsabilidade de todos nós. E pode acreditar: ler para uma criança é um ato capaz de provocar efeitos transformadores na vida delas e na nossa também.

Já acompanho a anos esse projeto e sempre peço os livros que o mesmo disponibilizam de forma gratuita para dar para as crianças de orfanato, de rua e quem mais precisa.

Além desta proposta o Itaú lançou uma matéria para nostalgia de alguns e para o incetivo de outros.

Todo mundo tem um filme que marcou a infância. Seja pelas personagens divertidas, pelas aventuras cheias de reviravoltas ou pelos cenários de sonho, esses filmes se tornaram clássicos por encantarem gerações — e marcarem para sempre a infância como um momento tão mágico e especial. O Itaú listou 10 filmes baseados em livros inesquecíveis, que vão apenas dar ainda mais vontade de ler o original.


A Fantástica Fábrica de Chocolate
A Fantástica Fábrica de Chocolates O livro, de 1964, foi inspirado em uma competição real entre indústrias de chocolate! Quando Roald Dahl era pequeno, nos anos 20, as duas maiores fábricas da Inglaterra viviam criando maneiras mirabolantes de esconder segredos industriais uma das outra. Além disso, uma das marcas, a Cadbury, costumava enviar pacotes de chocolate para a casa de crianças, para que experimentassem e avaliassem antes do produto sair no mercado, e cada barra era um tesouro para as crianças da época. Deu no que deu: o livro fez o maior sucesso e já foi adaptado duas vezes para a telona.



101 Dálmatas
101 Dálmatas Com poucas alterações em relação à obra original, 101 Dálmatas foi um dos filmes mais bem sucedidos de 1961, seu ano de estreia. O longa deu tão certo que foi lançado mais quatro vezes no cinema, em 1969, 1979, 1985 e em 1991, conquistando gerações de fãs em cada década. Na obra original, de Dodie Smith, Cruella de Vil era casada e tinha um gato, que foi omitido no filme.



Matilda
Matilda Do mesmo autor de A Fantástica Fábrica de Chocolates, Matilda foi publicado em 1988 e, aos poucos, conquistou o mundo todo com suas adaptações para o cinema, o rádio e até para os palcos de teatro, em forma de musical. No livro, há uma versão mais amigável de Augusto Glup, o menino glutão de A Fantástica Fábrica de Chocolates, chamado Bruce Bogtrotter.






Mary Poppins
Mary Poppins Para quem quer ler a versão original desse clássico Disney, um aviso: o livro é bastante diferente! Para começar, Mary é bem menos “fofinha” do que a versão imortalizada por Julie Andrews; a babá é voluntariosa, divertida e bocuda. Escrito pela australiana P.L. Travers, o livro não perde em nada em diversão em comparação com o filme — pode curtir junto ou separadamente.





Tá Chovendo Hambúrguer
Tá Chovendo Hambúrguer A história original, publicada em 1978 e escrita por Judi Barrett, é contada do ponto de uma neta que, junto com seus irmãos, ouvia histórias de seu avô antes de dormir (viu? Até nos livros, é legal ler para uma criança ;-)). O filme ganhou novos personagens e um enredo mais perto da ficção científica, mas não perdeu sua essência divertida, curiosa e, é claro, meio maluquinha.




Alice no País das Maravilhas
Alice no País das Maravilhas O original de Lewis Carroll é talvez ainda mais conhecido que suas versões cinematográficas. Publicado em 1865, é o livro mais antigo da nossa lista e, talvez, tenha dado origem a todos eles: com seu estilo corajoso, desbocado e divertido, Alice não se tornou apenas uma das heroínas mais famosas da literatura, mas abriu alas para um novo tipo de literatura infanto-juvenil.




Jumanji
Jumanji Apesar de ter dado origem a um longa muito marcante da infância, a versão impressa de Jumanji é praticamente um conto, cheio de ilustrações. No original, publicado em 1981, os adultos não tem vez — a história toda é contada e vivida pelas crianças, que descobrem um tabuleiro de jogos mágico.



A História Sem Fim
A História Sem Fim Um dos maiores clássicos de fantasia e do cinema infanto-juvenil, a obra de Michael Ende foi publicada primeiro em alemão, em 1979, e traduzida para o inglês somente em 1983. O longa muda alguns detalhes na narrativa, que pode render novos filmes. Mais um motivo para relembrar a infância, ver os filmes e ler os livros para uma criança.





Como Treinar Seu Dragão
Como Treinar seu Dragão O filme de 2010 é a adaptação apenas do primeiro volume da série de Cressida Cowell, que conta com 12 livros, e é bem diferente do original. Na versão escrita pela autora, publicada em 2000, os Vikings já costumavam caçar dragões antes mesmo da história começar, enquanto no longa, uma grande guerra acontece por conta dos dragões. A autora não se incomodou com as mudanças: disse que o espírito do livro permaneceu fiel na adaptação. 

Seja no cinema ou na literatura, a gente também acredita que boas histórias podem mudar o mundo!




Gostou dessa história? Então não esqueça de deixar o seu comentário.


Postagem nº8: Clique para saber como participar

Fonte: Itaú

Comentários
4 Comentários

4 comentários :

  1. Quanta coisa boa, né? Sou apaixonada por Matilda e A Fantástica Fábrica de Chocolate!

    ResponderExcluir
  2. Olá!!
    To passada com minha falta de informação, só Alice no País das Aventuras que eu sabia que era inicialmente livro, nossa gostei de saber sobre os outros rsrs
    Bjocas!!

    ResponderExcluir
  3. Como é bom ser criança. Já assisti praticamente todos os filmes que você citou acima, menos A História Sem Fim, e Jumanji.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Thais. O projeto leia para uma criança possui um propósito incrível e, todos, devemos apoiar esta causa. Acompanhei vários dos filmes listados, mas os que mais ganharam o meu coração foram Matilda, Mary Poppins e Alice no País das Maravilhas.

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!