Academia Indica: Cartas a Vapor

Olá, queridos leitores da Academia! Como estão de férias? Por aqui, apesar de ter dado uma folga da faculdade, estou a pleno vapor! E por falar em vapor, hoje estreamos uma nova Tag no Blog! Ela se chama “Academia Indica” e aqui traremos indicações de tudo o que há de interessante na cultura pop que tenha ligação direta ou indireta com literatura. Então podem se preparar, pois falaremos de  algumas séries (algo que o pessoal tem pedido muito), HQ’s, Itens de Colecionador, jogos (Tabuleiro e Vídeo Game) e o que mais vier pra gente. Animados? Vem conosco que já escolhemos nosso estreante:


Cartas a Vapor


O que é?

       Cartas A Vapor é um jogo de tabuleiro totalmente ambientado no universo de histórias Brasiliana Steampunk criado pelo autor Enéias Tavares. Seu livro de estreia: "A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison", publicado pela editora LeYa e se passa no século XX, em Porto Alegre dos Amantes. Na obra o autor insere personagens clássicos da literatura brasileira como Bento e Sergio de "O Ateneu" (Raul Pompeia), Simão Bacamarte de "O Alienista" (Machado de Assis) e Solfieri de Azevedo de "Noite na Taverna" (Álvares de Azevedo).
     O jogo ganhou vida com a ajuda dos fãs que colaboraram em um financiamento coletivo no Kickstarter que foi um enorme sucesso, tendo batido não só a meta inicial, como duas metas extras. Quem ajudou recebeu uma série de brindes que dependia do valor da contribuição e hoje vou mostrar o que ganhamos pela nossa colaboração, além de claro, fazer uma resenha do conteúdo. 
 
Registro histórico obtido por um de nossos enviados a Porto Alegre dos Amantes

A Caixa

Vamos começar pela caixa. Considero a arte gráfica muito importante para despertar o interesse de um futuro comprador. Essa ideia não se aplica apenas em livros (onde algumas vezes os leitores compram livros mais pela capa que pela sinopse lida), mas também a outros tipos de mídias como jogos. Se você é um colecionador como eu, sabe bem que quando temos um trabalho bem feito em mãos, a vontade de expor para o mundo é bem maior. E Cartas a Vapor cumpre bem o quesito de dar orgulho a seus donos. O jogo veio dentro de uma caixa muito bem trabalhada de 20cm x 20cm.


O conteúdo

          Por dentro temos um conjunto de peças que contém cartas, um manual de regras e o manual do Guia Turístico. No meu ainda veio o Manual de Expansão e mais alguns cards extras, disponível para os apoiadores do jogo, mas vou me atentar aqui apenas ao conteúdo original.
         O Manual de regras, como é de se esperar de manual de regras, irá auxiliá-los na aprendizagem do jogo. Ao final do manual temos os agradecimentos (meu nome está lá!) e os créditos do jogo.
       Sobre as cartas: São 20 personagens (10 heróis e 10 vilões). Aos que tiveram a oportunidade de ler a obra “A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison” saibam que os personagens da obra estão de volta! Veremos Antoine Louison, Vitória Acauã, Madame de Quental, Simão Bacamarte e algumas surpresas, como o demônio Pamu, o Venerável (sim, um DEMÔNIO). 8 cartas de cenário, que na verdade são 24 cartas, pois elas se unem em duas ou três cartas para formar o cenário. 50 ferramentas para auxiliar ambos os times na batalha, baralho comum com 104 cartas, 5 informações confidenciais, 99 peças, 6 mini manuais e um Guia Turístico.
       Já deu para notar que tem coisa pra caramba, não é? O material todo é muito rico em detalhes, tanto artísticos quanto técnicos. Algo que chamou muito minha atenção foram as missões. Cada uma delas é pode vir a se tornar uma mini-história (prevejo ideias para contos). Uma delas em especial é muito conhecida dos leitores do livro de Enéias: “Dr. Louison está encarcerado no Hospício São Pedro por seus crimes, e agora os membros do Pathenon Místico planejam sua fuga”. E ou não um prato cheio para várias histórias spin offs dentro do universo de Brasiliana?

Manual, guia e cartas... muitas cartas.

Os criadores

Kevin e Samanta são empresários na empresa Potato Cat. Eles são os responsáveis (com a ajuda de colaboradores) por desenvolver o game. Para saber tudo sobre Cartas a Vapor, basta acessar o blog da empresa. Lá estão informações do processo de criação do jogo. É muito legal ver como tudo foi feito. Vale a leitura. No site vocês podem encontrar outros projetos muito legais também. 


Site | Blog | Facebook


O autor de Brasiliana Steampunk



Enéias Tavares nasceu em Santa Maria à meia noite, deixando seus pais na dúvida sobre a exata data. De qualquer modo, é de Escorpião, como seus escritores prediletos: Alan Moore e Neil Gaiman. Não que acredite em horóscopo, mas gosta de tomos arcanos e tratados cabalísticos. Desde criança, escreve histórias - que mantém sabiamente escondidas dos olhares públicos -, mas foi ainda na adolescência que decidiu que um dia seria escritor profissional. Tal meta foi desviada por uma década, quando se dedicou à graduação e à pós-graduação em Letras. Hoje, leciona literatura clássica na UFSM, onde também pesquisa os livros iluminados de William Blake. "A lição de anatomia do temível dr. Louison" venceu em 2014 o concurso "A Fantasy quer o seu mundo", da Casa da Palavra/LeYa. Desde sua publicação, tem se dedicado a divulgação da obra e a produção de textos e artes que expandem o universo da série Brasiliana Steampunk. Estes estão gratuitamente disponíveis no site oficial da série. Mora num velho mausoléu, na companhia de duas panteras - Mona e Penélope -, de um camundongo escuro e maledicente, de três escorpiões robóticos que não tem coragem de nomear e de Adamastor, feroz cão de guarda disfarçado de bengala novecentista.

Onde comprar?

         Por enquanto o jogo está disponível nos sites listados abaixo. Segundo seus criadores, em breve estarão disponíveis em mais lojas, tanto físicas quanto online. 


Conclusão

Em um primeiro momento (quando eu sabia muito pouco sobre o jogo) decidi que participaria do financiamento coletivo para ajudar um amigo em um projeto audacioso. Com o tempo conheci pessoalmente os próprios criadores do jogo (Kevin e Samanta), conheci o protótipo do jogo (tendo a honra de jogar com os próprios criadores) e soube que precisava de um exemplar não apenas para ajudar amigos, mas porque aquilo era de qualidade. Aquilo era da nossa terra e certamente tem potencial para alcançar jogadores Brasil afora sem sombra de dúvidas.
Recomendo demais o jogo para os entusiastas dos Boardgames. Vocês certamente terão em mãos um produto de qualidade genuína que certamente animarão suas jogatinas. Aos fãs de Brasiliana Steampunk que estão órfãos de mais histórias, Cartas a Vapor oferece uma gama interessante de desdobramentos da história iniciada em A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison. Vale a pena a aquisição e matará um pouco da ansiedade pelo segundo volume da obra de Enéias Tavares. 

É isso, queridos leitores! Espero que tenham curtido o post. Adoraríamos saber sua opinião nos comentários. Estamos esperando vocês para batermos um papo sobre jogos de tabuleiro. Agora, se me dão licença, eu tenho uma dimensão a salvar.

#Publieditorial
Luciano Vellasco

Sou o cara que brinca de ser escritor e se diverte em ser leitor. Apaixonado por livros, fotografia e escrever. Jogador de rpg nos domingos livres, colecionador de Action Figures e Edições Limitadas de jogos. Cinéfilo, amante de series e animes. Estou sempre em busca de conhecer novas pessoas e aprender com cada uma delas e por último, mas não menos importante: um lendário sonhador.
Leia Mais sobre o autor

Comentários
2 Comentários

2 comentários :

  1. Luciano!
    Amei Academia Indica, vai ser o máximo.
    E já gostei dessa primeira indicação, primeiro porque amo jogos de tabuleiros e depois por o estilo Steampunk é ótimo. Nem sabia da existência da série dos livros e do jogo.
    Valeu mesmo!
    “O silêncio é de ouro e muitas vezes é resposta.” (Sabedoria popular)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de JANEIRO dos nacionais, livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!