Cinco livros nacionais para quem ama nerdices



Olá, queridos leitores da Academia! Como vocês estão? Vocês que acompanham a cultura pop devem saber hoje comemoramos o Dia do Orgulho Nerd! O que? Você não sabe que raios de dia é esse? Não tem problema! Explicamos para vocês no quadro abaixo:

O Dia do Orgulho Nerd, ou Dia do Orgulho Geek, é uma iniciativa que defende o direito de toda pessoa em ser um nerd ou um geek, e para promover a cultura nerd/geek, comemorada em 25 de maio. A data foi escolhida para comemorar a première do primeiro filme da série Star Wars, o Episódio IV: Uma Nova Esperança, em 25 de maio de 1977, mas divide o mesmo dia com dois outros "feriados" de fãs semelhantes: o Dia da Toalha, para os fãs da "trilogia de cinco" O Guia do Mochileiro das Galáxias, em homenagem ao seu escritor Douglas Adams e o Glorioso 25 de Maio para os fãs da série Discworld, em homenagem ao seu escritor Terry Pratchett.

Pois bem, todos que lembram do dia do Orgulho Nerd rapidamente lembram desses autores/livros fantásticos, mas resolvemos fazer algo diferente. Ao invés de falar sobre estes livros que a maioria já conhece, que tal mostrar um pouco do que os nossos nerds estão fazendo por aqui? Separamos uma lista de cinco livros nacionais de ficção científica (e seus derivados) que todo nerd/geek pode ler sem medo de ser feliz!


Os Guardiões do Tempo (Nelson Magrini)
TEMA: Viagens Interplanetárias

Essa obra foi uma baita surpresa para mim. A sinopse não revelava muita coisa e o fato de crianças viajarem para o futuro não me pareceu a primeira vista ser um bom enredo. Mas o autor criou um universo incrível dentro da obra, com direito a, como dito, viagens no tempo, viagens interestelares, alienígenas, novos planetas e tudo o mais que uma boa ficção deve ter. Recomendo também para os mais aficionados, pois existem termos de física quântica, cosmologia, engenharia, e outros campos da ciência que são legais de ler. Para quem ficou curioso, veja neste link a resenha.


A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison (Enéias Tavares)
TEMAInvestigação Steampunk

Quem acompanha o blog sabe o quanto eu admiro o trabalho do autor Enéias Tavares e tudo começou com essa obra, onde eu tive a primeira (de muitas, espero eu) experiência com leituras do gênero Steampunk. Recomendo aos leitores que adoram um suspense misturado com mistérios e engenhocas a vapor. O autor habilmente adapta sua história em cenário nacional e eu acho isso muito bacana. Não é necessário ir para outro continente para contar uma boa história. Não apenas isso, o autor audaciosamente reinventa alguns heróis clássicos da nossa literatura e nos instiga com a leitura da obra a querer saber mais sobre eles, a dar uma chance às obras que muitos de nós rejeitamos nos tempos de escola. Ficaram curiosos? Tem resenha do livro neste link.

Rio 2054 (Jorge Lourenço)
TEMADistopia futurista

Como dito anteriormente, tenho um carinho especial com obras nacionais adaptadas em cenários nacionais. E nem é preciso dizer em que cenário ocorre essa história, não é? A obra de Jorge trás uma narrativa interessante: uma guerra pelos royalties do petróleo arrasou o Rio de Janeiro e agora ele é governado por um conglomerado de empresas. A cidade maravilhosa foi divida em dois: o Rio Alfa, lar dos ricos; e Rio Beta, lar dos sobreviventes do movimento separatista. Recomendo essa obra por se tratar de uma ficção que se aproxima muito da nossa realidade, com cutucadas interessantes sobre como a sociedade está caminhando para o futuro. Ficaram curiosos? Tem resenha neste link.

O Inimigo do Mundo (Leonel Caldela)
TEMADados e Masmorras


Essa foi a obra que deu o pontapé para minha jornada no mundo da fantasia. Eu jogava o cenário de RPG brasileiro chamadp Tormenta a muitos anos e em 2006 saiu este livro maravilhoso, a primeira novelização do cenário. Leonel Caldela não economiza palavras para descrever as aventuras perigosas do grupo de Vallen Allond. Para aqueles que vivem de desbravar masmorras, chutar bundas de monstros e enfrentar vilões, O Inimigo do Mundo é leitura recomendadíssima! Aos que jogam no cenário de Tormenta, a leitura é quase obrigatória para entender alguns acontecimentos marcantes do cenário. Curiosos? Veja a resenha da obra no link.

A Batalha do Apocalipse (Eduardo Spohr)
TEMAAnjos, demônios e o além

E para fechar esta lista, uma das obras mais fantásticas que eu já tive a oportunidade de ler. Eduardo Spohr entrega aos leitores uma história sensacional sobre um anjo renegado que caminha pelo mundo, pois havia sido expulso do paraíso. Mostrando histórias que vão desde o mundo antigo até os dias atuais, A Batalha do Apocalipse é um livro que recomendo para aqueles que curtem histórias sobre anjos, demônios e o mundo além do nosso. Muito mais do que uma simples batalha pelo controle do mundo, a obra de Spohr trás muitos ensinamentos que podemos muito bem levar para o mundo real. Esse é um único da lista que não tem resenha (li numa época que ainda não tinha blog). Um dia eu ainda escrevo uma resenha sobre :)

*** 

E ai, leitores? O que acharam? Curtiram as indicações? Querem indicar outros livros legais? Coloca ai nos comentários seus livros nerds ;)



Luciano Vellasco

Sou o cara que brinca de ser escritor e se diverte em ser leitor. Apaixonado por livros, fotografia e escrever. Jogador de rpg nos domingos livres, colecionador de Action Figures e Edições Limitadas de jogos. Cinéfilo, amante de series e animes. Estou sempre em busca de conhecer novas pessoas e aprender com cada uma delas e por último, mas não menos importante: um lendário sonhador.
Leia Mais sobre o autor

Comentários
4 Comentários

4 comentários :

  1. Fantástico! *-*
    Realmente a maioria dos livros fantásticos que li são estrangeiros, como senhor dos aneis, cronicas de gelo e fogo, enfim é interessante ver que temos ótimos livros aqui também. Esse primeiro me pareceu bem legal e com a resenha temos uma ideia bem bacana de como ele é ^^
    Parabéns pelo texto! Gostei!

    ResponderExcluir
  2. Luciano!
    Temos muito que comemorar nesse dia especial, né?
    Adorei suas indicações e gostaria de ler Rio 2054 e A batalha do apocalipse, dizem que o autor tem uma escrita fantástica.
    Parabéns!
    “A solidão é a mãe da sabedoria.” (Laurence Sterne)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE MAIO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Todos os indicados são maravilindos.👍
    E não poderia deixar de tietar meu amorzinho "A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison". Leiaaam! 😍😆

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!