Câmara Ligada debate o tema "Literatura e Juventude"

Irei participar do programa Câmara Ligada, que na edição de Agosto irá debater  a importância do incentivo à escrita e o hábito da leitura.
________________________________________________________________________________




Olá, queridos leitores da Academia! Como estão? Vocês já ouviram falar do programa Câmara Ligada, da TV Câmara? Que sim ou que não, vou explicar para vocês. Mas o que isso tem a ver com literatura? Vocês podem me perguntar. Bom, também vou explicar essa história direitinho no post de hoje. 

O programa:

O Câmara Ligada é um espaço garantido para a juventude brasileira falar sobre política, cultura e cidadania! O projeto dá vida a um programa de TV e Rádio, além de vários produtos para web, construídos a partir do encontro entre estudantes do Ensino Médio + especialistas + deputados + uma banda nacional + jovens protagonistas cheios de histórias para contar. Quinzenalmente o programa traz assuntos de interesse da juventude que tenham interface com as questões ligadas aos Direitos Humanos, Participação Política, Inclusão Social. São combinações que geram conversas incríveis!


Pois bem. Em julho recebi um convite da minha amiga jornalista Rayla Alves para participar de uma reunião de pauta do Conselho Jovem do programa. Um grupo formado por jovens de Brasília que discutem vários temas importantes tanto para a sociedade, quanto para a nossa juventude atual. Os temas trazidos pelo Conselho são votados e selecionados para que a produção faça um programa inteiro sobre o tema.
Eu fui lá meio desacreditado. Sabe quando você não se sente preparado para apresentar um trabalho? Eu tava meio assim. Bom, como devem imaginar, eu escolhi um tema dentro da minha área de atuação, ou seja, literatura. Vocês não tem noção do tanto de temas importantes essa galera é capaz de debater. Foi uma experiência muito gratificante participar e ouvir tantas opiniões dos mais diversos assuntos. Só para exemplificar: depressão, racismo, homofobia, suicídio, cultura afro, juventude surda, assédio no mercado de trabalho, entre muitos outros.
dcsdc
Qual foi minha surpresa ao ver que, de tantos temas incríveis, o meu foi o segundo mais votado, só perdendo para a temática sobre depressão. Agora vocês conseguem entender qual a relação entre o programa e literatura, não é? Agora saibam que o programa vai ao ar AMANHÃ, a partir das 15h! Estarei lá ao vivo como influenciador digital. 😎 O programa terá também como convidados a Paula Gomes de Oliveira, que é professora da Faculdade de Educação da UnB. O João Pedro Doederlein, conhecido como akapoeta (link), e a Vivianne Fair (link), que é autora, ilustradora e professora. E ainda teremos uma banda! A Plutão Já Foi Planeta (link). Vocês podem acessar mais informações sobre cada um no site da Câmara (link).



Se ligada na chamada do tema 

Eu estou muito, mas muito feliz pela oportunidade. Isso para minha área de formação (jornalismo) é muito importante. Mais importante ainda para o meu trabalho com literatura, um assunto que não é amplamente debatido. E é claro que vocês podem acompanhar, pois o programa será transmitido ao vivo pelo Youtube (link). Vou deixar abaixo um vídeo produzido pelo programa onde falo sobre o tema que escolhi. O vídeo é enorme, então pulem para “53h38” e apertem o play 😍  



Quem vai me assistir? Comentem!

Até a próxima.
Luciano Vellasco

Sou o cara que brinca de ser escritor e se diverte em ser leitor. Apaixonado por livros, fotografia e escrever. Jogador de rpg nos domingos livres, colecionador de Action Figures e Edições Limitadas de jogos. Cinéfilo, amante de series e animes. Estou sempre em busca de conhecer novas pessoas e aprender com cada uma delas e por último, mas não menos importante: um lendário sonhador.
Leia Mais sobre o autor

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!