Dicas de sobrevivência para a Bienal do Livro Rio 2019



Olá, queridos leitores da Academia! Como estão? Amanhã irei partir para a Bienal do Livro Rio de Janeiro e lá no Instagram (link)  pedimos dicas para nossos leitores para montarmos uma espécie de guia de sobrevivência para os aventureiros dessa feira maravilhosa. Será que você tem o que é preciso para sobreviver a maratona da bienal? Confira nossas dicas no texto abaixo!
Programação
A dica aqui é conferir a programação. Veja na internet quais as atrações de cada dia pra poder planejar qual o dia ou os dias que mais lhe interessa. Preste atenção aos horários e veja se haverá distribuição de senhas (se houver, onde e quando). Muitas sessões de autógrafos têm senha e quantidade limitada, então fique de olho e não perca seu tão sonhado autógrafo por vacilo.
Localização
Saiba se localizar dentro da Bienal. São três pavilhões, mais ou menos divididos por tema (primeiro é sempre o literatura infantil; segundo ficam as grandes editoras; terceiro ficam grande parte das arenas/auditórios). Logo após a bilheteria, geralmente tem um mapa gigante. E a Bienal distribui o mapa nos postos de informação.


Vestimentas
Vista roupas confortáveis, porém bonitas. Confortáveis porque serão dias intensos e cansativos. Bonitas porque você vai querer registrar seu encontro com os amigos, à sessão de autógrafos com seus escritores (as) favoritos (as), vai querer fazer fotos ou selfies nos cenários legais;
Calçados
Use sapatos confortáveis! Acho que nem preciso explicar porque, mas vamos lá: você vai passar boa parte do dia em pé, andando de um lado pro outro, pegando filas, etc, etc, etc... Acredite, independente do que estiver usando, seus pés vão ficar acabados ao fim do dia. Garanta que eles estejam minimamente inteiros usando alguma coisa confortável.
Mochila
Leve uma mochila ou uma mala de rodinhas. Se você pretende comprar muitos livros ou levar vários dos habitantes da sua estante para autografar, uma boa pedida é levar uma mala ou mochila de rodinhas. Assim você não fica exausto (a) e irritado por ter que carregar peso. Acredite, sua coluna agradece!
Guarda-Volumes
Use o guarda-volumes. Se você tiver muito, mas muito livro mesmo, talvez uma boa ideia é considerar a contratação do guarda volume. É um valor a ser considerado (se é caro ou barato, depende dos seus referenciais) mas é uma muito interessante quando você têm uma montanha de livro pra autografar e não tá a fim de ficar puxando uma mala o dia inteiro. Se estiver com um grupo de amigos, podem inclusive contratar um guarda-volumes pra todos e dividir o custo. Fizemos isso nas duas últimas Bienais do Rio e valeu muitíssimo a pena!
Power Bank
Power Bank salvará sua vida. Hoje em dia são poucos os celulares que aguentam um dia inteiro de uso. O meu mesmo aguenta umas 9-10h. Mas como farei muitos vídeos e fotos, capaz de durar bem menos. Então, o Power Bank é a salvação para quem irá usar muito o celular para fazer registros!


Petiscos
Leve petiscos. Biscoitos, bolachas, salaminhos, salgadinhos em pacotes pequenos, barras de cereal. Alguma guloseima para dar uma enganada na fome também é uma ideia. Tem áreas de alimentação na Bienal, mas esteja preparado para enfrentar filas, mesas lotadas e preços não tão amigáveis assim na hora do almoço.
Garrafinha
Leve uma garrafinha de água ou um copo térmico ou um copo dobrável.  A Bienal disponibiliza bebedouros, mas não são tantos assim e SEMPRE tem filas. Sempre! Sem contar que costumam ter um jato de água bem fraquinho. Então, considerando que manter-se hidratado é de suma importância, leve algo que facilite sua vida nessa missão!
Guarda-chuva
Leve um guarda-chuva ou uma capa de chuva. Coincidência ou não, em todos os anos que estivemos na Bienal (2011, 2013, 2015 e 2017) sempre choveu em um ou mais dias. E às vezes, choveu bem na hora de ir embora. Agora imagine você saindo com todos os seus preciosos livros embaixo de chuva? Imaginou? Pois bem, leve um guarda-chuva!


Lenços
Essa é especialmente para as mulheres: levem um pacote de lenços de papel. É um clássico: evento grande, muita gente, banheiros femininos com filas intermináveis e ausência completa de papel higiênico. Os lenços vão salvar sua vida ;)

E aí, o que acharam da lista? Acrescentaria algum item imprescindível? Coloca aí nos comentários!

Luciano Vellasco

Sou o cara que brinca de ser escritor e se diverte em ser leitor. Apaixonado por livros, fotografia e escrever. Jogador de rpg nos domingos livres, colecionador de Action Figures e Edições Limitadas de jogos. Cinéfilo, amante de series e animes. Estou sempre em busca de conhecer novas pessoas e aprender com cada uma delas e por último, mas não menos importante: um lendário sonhador.
Leia Mais sobre o autor

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário!