Tecnologia do Blogger.

12/02/2014

Companheiro de leitura, o Marca-Páginas!!!!



Olá, queridos leitores.
                A leitura é uma atividade individual e solitária, isso é fato. Também é fato que, a menos que o leitor esteja isolado e preservado de quaisquer distrações; o livro seja realmente curto; a pessoa tenha a incrível e rara capacidade da leitura dinâmica ou seja um daqueles ainda mais raros seres compulsivos que não largam o livro antes de ver o final, mesmo ele sendo gigante; este solitário e dedicado leitor não estará assim tão solitário. Ele terá por companhia (além dos vários personagens da obra) um fiel cúmplice: o marca-páginas.
                Sabem aquelas abas laterais presentes nas capas da maior parte dos livros? Aquilo se chama “orelha” e não, não são feitas para serem usadas como marca-páginas. Há quem considere um crime horrendo contra o pobre livro usa-las para tal fim. Mas, ainda assim, não é difícil encontrar pessoas que se valem das orelhas para marcar o ponto onde interrompeu sua leitura. Pior que essa conduta é DOBRAR a ponta da página do livro (ato também denominado  “fazer orelha no livro”, vejam só!). Isso, 10 entre 10 leitores concordam, é realmente uma falta gravíssima capaz de causar terríveis calafrios em quem presencia tamanha agressão. Mas temos que admitir: às vezes, na avidez de começar IMEDIATAMENTE a ler uma incrível história a muito desejada e não tendo um marca-páginas a mão, acabamos sendo obrigados a usar outros artifícios para sinalizar o ponto onde interrompemos a leitura. E então, para não cometer os sacrilégios supracitados, um pequeno papel qualquer pode servir a este propósito. Entretanto todos concordam que o ideal é ter um marca-páginas lindo e eficiente.
                Amigos inseparáveis, livro e marca-páginas são figurinhas fáceis nas mesas, bolsas, mochilas ou mãos dos amantes das boas histórias. Uma dupla feita um para o outro. Quem possui muitos livros, invariavelmente possui também um bom número de marca-páginas. Há quem os colecionem, tornando-se autoridades no assunto, reunindo vários tipos e modelos, dos mais simples aos mais rebuscados e elaborados. E falando em tipos, você conhece os diferentes tipos de marca-páginas? Não? É claro que não seria possível falar de todos aqui, mas que tal passar os olhos em alguns deles?

Convencionais (de papel)

                Os mais comuns, nos balcões das livrarias abundam esse tipo. Também são mimos frequentemente distribuídos por autores em sessões de autógrafos, feiras, encontros e eventos literários, bienais e afins. Colecionadores os possuem aos montes! Feitos em papel de maior gramatura (para quem não conhece o termo, significa papel mais grosso), apresentam-se em formato retangular geralmente com dimensões padronizadas. As imagens são as mais variadas possíveis e os temas geralmente giram em torno de capas de livros, logotipos de editoras, livrarias e blogs literários. Também existem aqueles que trazem estampados personagens, cenários ou temas de livros e mesmo os próprios autores. A durabilidade desse tipo depende do cuidado de quem manuseia. Mas, invariavelmente, acabam ficando gastos e carcomidos pelo tempo. Leninha, do Sempre Romântica, utiliza uma técnica genial pra conservar os marcadores de uso dela (ela também é colecionadora de marcadores e separa os deu uso e os da coleção): ela manda plastificar os marcadores!!!! Assim eles ficam infinitamente mais resistentes e ela ainda pode escolher os que mais gosta para levar pra onde quiser sem medo. Simples e genial. Ideias boas devem ser compartilhadas, este é nosso lema.

Marcadores a venda no blog da parceira da Academia Vivianne Fair.


Marcador do parceiro
Renato C. Nonato

Marcador da parceira Janaina Rico



Marcador do parceiro
Marcelo Pontes


Marcadores da parceira Karen Soarele.


Industriais e chiquetosos

                Algumas séries famosas possuem marcadores licenciados e oficiais. Lindos de morrer!!! Outros marcadores maravilhosos são vendidos em lojas físicas e on line. Geralmente fabricados em metal, esses são industrializados e tem a vantagem de ser muito duráveis. Mas nem tudo são flores. Por ser de metal, se não forem usados com cuidado, eles podem realmente marcar as páginas criando vincos e dobras indesejáveis. Mas que são um deleite para os olhos, isso são!!!


Marcadores de metal oficiais da saga Harry Potter.


Marcador de metal lindo de pena. Ideal para homens e mulheres.


Modelo de metal consiste em uma haste que fica dentro do livro e um enfeite.



Aspecto do modelo anterior quando em uso.



Charmosos e divertidos, são grandes clips com enfeite.


De borracha, possui a vantagem de marcar também a linha. ^_^

Artesanais

                Fáceis de encontrar em lojinhas ou feirinhas de artesanato, esses marcadores são feitos dos mais variados materiais. Tudo depende da imaginação e da habilidade do artesão. Tem os de papel, de origami, de tecido, com contas e penduricalhos. É um item que chama a atenção pelos detalhes. Sua durabilidade e resistência dependem muito do material e da técnica usada em sua confecção.

Feitos em papel - colagem ou impressão - com várias possibilidades de imagens e temas.


Os enfeites podem variar assim como o material usado neles, mas a fita unindo as pontas se mantêm constantes.



Uma variação mais refinada e vintage do anterior.


Uma variação em tecido do primeiro.

O enfeite no centro pode variar de tema e material, mas o ponto chave desse marcador é o elástico que envolve o livro, um efeito semelhante aos elásticos integrados em várias agendas a venda.


Magnéticos

                Industrializados ou artesanais, o diferencial desse tipo de marca-páginas é o imã de ambos os lados. Desse modo, ele “abraça” a página. É um item bastante interessante para integrar a coleção de qualquer pessoa e muito útil a qualquer leitor.


 

 

 




Personalizados

Estes compõem o tipo mais variado. Seguindo a filosofia do “faça-você-mesmo”, podem ser imagens impressas e recortadas, podem ser trabalhos manuais, podem ser dobraduras. Assim como artesanais (o que no fundo também o são), estes também dependem da imaginação e da habilidade do quem o faz. A diferença é que o leitor não o compra pronto, ele mesmo arregaça as mangas e põe as mãos na massa. E os resultados são marcadores lindos e únicos, bem ao gosto de quem os criou e os irá utilizar.


Modelo com arte criada e disponibilizada no Deviant Art para ser impresso e recortado.



Este é simples e lindo: basta cortar um página de um gibi ou HQ e plastificar. Basta revista velha dando sopa.



Este é feito em tecido, mas pode ser também de papel. Basta cortar duas figuras iguais e costurar o canto.



Este é feito em dobradura e enfeitado como monstro devorador.



Outra aplicação do modelo ao lado. Basta soltar a imaginação ^_^


Se não tem aptidões manuais, basta colocar fitinhas coloridas em um clip.
                E falando em marcadores personalizados, que tal fazer o seu? Esse modelo tem uma estrutura básica bem simples e fácil de fazer e pode ser enfeitado com os mais diversos temas. Você pode se inspirar no monstrinho e no Harry Potter aí de cima. Então, vamos tentar? Ah, o gif maravilhoso e super didático foi criado pela Graziela do blog Um Toque pra Você.



Credito das imagens:
- Imagem principal: Minha Vida Literária.
- Convencionais: Recanto da Chefa; imagem própria; Garota e Seus Livros; Tô Pensando em Ler; e Incriativos

Comentários
7 Comentários

7 comentários:

  1. Helkem seu post ficou MAGNÍFICO *-*
    Ainda mais encantada por esses meros papeis maravilhosos. E amei os Industriais e chiquetosos, podem me dar já o de pena :p
    E os dos nossos parceiros são lindos né.

    ResponderExcluir
  2. Amo marcadores.. Tenho vários.
    Seu post está demais amei. Bj

    ResponderExcluir
  3. Nossa, que post mais fofo e perfeito! Nunca vi tanto marcador tão lindos! E olha os meus ali, que honra!! <3

    ResponderExcluir
  4. Adorei a postagem e de ter sido citada.
    Sou colecionadora e apaixonada por marcadores, mas tenho meus queridinhos, aqueles que me acompanham sempre, por isso fica a dica de plastificar. Eles duram mais e não se perdem facilmente.

    Indicando o post aos amigos e... doida pelos marcadores da postagem, se tiver sobrando estou solicitando para minha coleção, rsrsr

    ResponderExcluir
  5. Nuss, amei as variedades de marca páginas <3 (alguns eu nem sabia que existiam /hum)
    Sou tão assim com marca página que até fiz um XD

    ResponderExcluir
  6. Oi, Helkem!
    Eu adoro marcadores! Na verdade, antes de lançar os meus livros eu nem era muito ligada nisso, mas peguei a mania com as minhas leitoras. Esses dias recebi um marcador do Kumon, feito de pvc, em forma de lápis. Super bonitinho!
    Gosto muito de marcadores com a imagem dos personagens, o de Tempestade de Areia ficou assim! :D http://instagram.com/p/eDLI-FTZTe/

    Beijos!!
    Karen

    ResponderExcluir
  7. Thais, Regina, muito obrigada pelos elogios. Fiz a postagem com muito carinho ^_^
    DarkMi-chan, aproveite para ir a caça, garota. Tem cada marcador lindo!!! E olha que só citei e usei alguns para ilustrar.
    Leninha, quando vi seus marcadores plastificados achei sensacional. Sério, a ideia é genial. Nunca tinha pensado nisso e ficava mega triste quando meus marcadores lindos ficavam desgastados. Vou por sua ideia em prática ^_^ E obrigada por divulgar.
    Vivi linda e querida Karen, toda oportunidade é um bom motivo pra homenagear e divulgar nossos queridos parceiros. Não poderia deixar de ilustrar o post com os marcadores das obras de vcs. Sucesso sempre, meninas!!!!

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!