Semana do Livro Nacional


                
Bom dia, leitores.
                Hoje vou contar uma história para vocês. Prometo que não será muito longa e prometo revelar o porquê de estar contando a vocês.

***

               Era uma vez uma ideia. Essa ideia, bem pequena na época, de um jovem que queria muito publicar um livro. Só que esse jovem era inexperiente. Então, ele foi procurar se informar do que era preciso para publicar um livro. Ele ficou um pouco frustrado ao ver que publicar livros no Brasil era algo muito difícil, que iria exigir dele muitos sacrifícios. Mas ele não desistiu, até porque nem tinha escrito um livro ainda, quanto mais publicado um! Então ele pensou: ainda que eu não tenha escrito um livro, gostaria de ver meus futuros colegas em uma situação melhor do que a que estão hoje, pois existem livros excelentes que nunca tiveram uma chance de chegar às mãos dos milhares de leitores vorazes espalhados pelo Brasil. Nasceu daí uma ideia derivada da primeira ideia. Como este rapaz gostava de escrever e tinha um blog dedicado especialmente para isso, pensou que poderia ajudar os escritores brasileiros mostrando às pessoas suas obras e suas experiências de vida nessa jornada tão árdua que é ser escritor. Só que era necessário mais, ele precisava de algo que chamasse a atenção das pessoas, ele precisava de algo mais sério, algo mais voltado ao meio literário.
                “Porque não criar um blog literário para divulgar autores nacionais?”
                Outra amiga, também com muitas ideias relacionadas ao cenário da literatura nacional na cabeça, pensava em algo que pudesse ajudar.
               Do sonho desse rapaz e dos desejos dessa amiga surgiu algo.  
   Nascia aí a semente do projeto intitulado Academia Literária-DF.
               Então esse rapaz se aperfeiçoou e, grudado por dias na tela de seu computador, moldou sozinho o blog que iria sustentar a ideia criada pelos dois. Depois de algumas semanas ele ficou sabendo de um evento literário e julgou que seria a hora perfeita de estrear o blog. Correu com tudo na velocidade da luz e, quase por milagre, fez a primeira postagem de apresentação minutos antes do início do evento, que por sinal foi muito bom, pois havia ali todos os ideais que o rapaz almejava para tocar a Academia para frente: valorização dos autores e da literatura nacional.
              Foi nesse evento que ele teve um dos primeiros contatos com autores que ainda não tinham seu lugar de direito ao sol, que ainda não eram conhecidos pelo grande público. Aquele era o lado ruim da coisa. O lado bom, ele logo pode conhecer: eles, os escritores, eram pessoas comuns como todos nós. Não eram “deuses” intocados que só vemos na contra capa de livros e nas fotos espalhadas pela internet, daqueles que você precisaria atravessar países, enfrentar filas quilométricas por um autografo e uma foto. Eles estavam ali, conversando, brincando, autografando, tirando fotos e ninguém precisava fazer qualquer esforço maior que dar alguns passos. Esse contato direto com o autor, que muitos não conseguem por N motivos, foi o que mais cativou o rapaz.
               Foi nesse evento que ele conheceu a Viviane (Chefa para os subordinados e Vivi para os íntimos). Uma mulher maluca que tinha um poder obscuro de fazer as pessoas gostarem dela apenas com a sua presença. Até hoje o rapaz acredita piamente que isso é alguma bruxaria. O que se deu a partir de então foi uma amizade bem divertida. Ela foi a primeira Parceira do novo blog, a primeira entrevistada e a primeira experiência de divulgação de um autor.
                Isso aconteceu há muitos meses atrás.
                O rapaz da história sou eu, Luciano Vellasco.
                A amiga da história é a Amanda Gomes.

***

                Porque eu contei essa história?
                Bem, me ensinaram que na vida tudo tem um propósito, uma razão de ser e existir. E coincidência ou não o evento literário que marcou o início da Academia marcará mais uma vez esse ano, pois, somos nós que vamos organizar a Semana Nacional do Livro - Brasília!!!
                Vivi, você pode até achar que fez pouco mas a sua ação (inesperada, diga-se de passagem) fez parte do meu sonho dar um salto gigantesco. Eu, em nome de toda a Academia, agradeço pelo que você fez por nós ao me indicar. Muito obrigado. De coração.
                Então, é isso pessoal.
 É oficial: a Academia Literária-DF irá organizar o evento que deu o que falar no país todo no ano passado e que fará barulho mais uma vez neste ano.
                Aguardem novidades!



Luciano Vellasco

Sou o cara que brinca de ser escritor e se diverte em ser leitor. Apaixonado por livros, fotografia e escrever. Jogador de rpg nos domingos livres, colecionador de Action Figures e Edições Limitadas de jogos. Cinéfilo, amante de series e animes. Estou sempre em busca de conhecer novas pessoas e aprender com cada uma delas e por último, mas não menos importante: um lendário sonhador.
Leia Mais sobre o autor

Comentários
5 Comentários

5 comentários :

  1. Uhuuuu. Estamos na área, galera. E estamos cheios de energia e de ideias para fazer da Semana Nacional do Livro - Brasília 2014 um evento inesquecível!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Primeiramente parabéns a esse rapaz e essa amiga com idéias. E negócio é o seguinte:
    - VAMOS COM TUDOOO! Vamos fazer um mega evento! \o/

    ResponderExcluir
  3. Awwwwnnn, não sabia que eu era tão importante assim!! <3

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!