QR Code: O que é e para que serve?


Bom dia, leitores!
Alguns com certeza devem estar estranhando a imagem acima, cheia de pequenos blocos negros com fundo branco.

Alguém arrisca dizer o que é?

Essa imagem é um QR Code. Vamos explicar a vocês o que é e para que são usados.

O que é o QR Code?


O QR Code é um gráfico em duas dimensões (2D) de uma caixa preto e branco que contém informações escondidas que são pré-estabelecidas como textos, páginas da internet, SMS ou números de telefone.
Este conteúdo mostrado na caixa pode ser lido por meio de aparelhos específicos para este tipo de código ou de aplicativos instalados em celulares. Neste caso, a câmera do aparelho é usada para fazer a leitura do código. Funciona de maneira quase idêntica a um leitor de código de barra.


Para que serve o QR Code?


Atualmente, o QR Code é mais usado pela mídia impressa (revistas, panfletos, outdoors) e está ganhando espaço cada vez maior nos livros impressos (confira imagem abaixo). Editoras publicam códigos QR para que leitores acessem em seus celulares e computadores algum conteúdo extra relacionado ao livro ou a home page da editora.
Uso do QR em livros impressos
Mas há outros setores que também usam o QR Code. Em alguns países ele é usado na televisão. Por meio do código, o telespectador pode comprar ou receber informações extras sobre um produto exibido num programa de TV.
No Livro "Não Faz Sentido: Por Trás Da Câmera" do autor Felipe Neto (imagem ao final deste parágrafo), os QR Codes são usados para direcionar os leitores para os vídeos do seu canal do Youtube. Outras funções já usadas em códigos QR são compra de pizzas a partir de panfletos de pizzarias, acesso a vídeos de lançamento imobiliário vistos em outdoors e acesso a informações extras a partir de um cartão de visitas. Aqui que a Academia Literária entra. Estamos usando o QR Code para divulgar nosso blog de maneira mais veloz aos leitores que por muitas vezes não dispõem de tempo para ficar em casa na frente do computador. Com essa nova geração de Smarthphones e Tablets, está cada vez mais fácil e cômodo acessar sites enquanto estamos fora de nossas casas.





Imagem do livro "Não Faz Sentido"
Uma das vantagens do QR Code é que ele dispensa a necessidade de se digitar endereços da web, tarefa não muito fácil em muitos celulares. Então, para facilitar é só iniciar o aplicativo de leitura, apontar o celular para um QR Code para que o conteúdo adicional seja exibido no navegador de internet.







Cartão de visita do Blog "Academia Literária DF"

Ok, mas como fazer a leitura de um QR Code?


      
            Para que o código possa ser escaneado, é preciso contar com um aparelho celular que possua câmera digital e um Aplicativo de leitura para QR Code. Basta digitar no campo de pesquisa “QR Code” que vários aplicativos de leitura vão aparecer. Para usuários de iPhone, pode ser baixado gratuitamente na App Store o aplicativo Qrafter. Usuários do Android podem buscar o aplicativo QR Droid na Android Market. Já os usuários de Blackberry podem instalar o Blackberry QR-Code Reader. Como dito anteriormente, é muito simples fazer a leitura: Execute o aplicativo instalado no seu celular, posicione a câmera digital de maneira que o código seja escaneado. Em instantes, o programa irá exibir o conteúdo decodificado e irá redirecioná-lo para o site do link que estava no código.

Aponte a câmera para o código

             

            Vale lembrar que para acessar o conteúdo dos QR Codes é necessário estar com acesso a internet.

           Vamos fazer um pequeno teste? Baixem o aplicativo nos seus smartphones e descubram o conteúdo da imagem abaixo!


 Fontes: G1, IG.


Luciano Vellasco

Sou o cara que brinca de ser escritor e se diverte em ser leitor. Apaixonado por livros, fotografia e escrever. Jogador de rpg nos domingos livres, colecionador de Action Figures e Edições Limitadas de jogos. Cinéfilo, amante de series e animes. Estou sempre em busca de conhecer novas pessoas e aprender com cada uma delas e por último, mas não menos importante: um lendário sonhador.
Leia Mais sobre o autor

Comentários
2 Comentários

2 comentários :

  1. Finalmente descobri o que é esse troço UAHSUASHAUSHAUSH'

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Você ainda vai ver muito ele por aqui. ;)
    Que bom que o artigo te ajudou a descobrir. rs

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!