Remissão pela Leitura

Bom dia, leitores!
Hoje trago uma notícia muito bacana que eu vi no jornal de sexta passada.

Cárcere: Uma lei foi aprovada aqui no Distrito Federal que garante aos detentos redução de quatro dias de pena para cada livro lido.




Leia a reportagem:

A lei, que foi aprovada pela Câmara Legislativa há duas semanas garantirá aos detentos do DF o abono de quatro dias de prisão para cada livro lido.  Já há uma regulamentação semelhante a essa, aprovada em 2009, para detentos em presídios federais.
O projeto, batizado de “Remissão pela Leitura”, começa a valer a partir do ano que vem. Cada detento terá direito de apresentar uma resenha de um livro por mês. Os relatórios serão analisados por educadores da UnB, que validarão ou não a diminuição.

Livros atrás das grades

Só serão aceitos resumos de livros emprestados dentro da cadeia. O DF conta com um acervo de 60 mil exemplares distribuídos em 11 bibliotecas ou salas de leitura no interior de presídios.
O projeto deve fazer sucesso. Um levantamento concluído no ano passado pela pesquisadora da UnB Maria Luzineide Ribeiro mostra que o brasiliense detento lê em média 10 vezes mais do que o em liberdade (36 livros por ano).
“É natural que as pessoas desenvolvam o hábito da leitura no cárcere. É uma forma de eles combatem a depressão e experimentarem a liberdade dentro daquele ambiente”, afirma Luzineide, que entrevistou 200 entre 2012 e 2013 para saber mais sobre a formação de leitores dentro do sistema prisional do DF.
Os livros chegam aos detentos por doação de familiares. Todos os livros no interior do presídio são de uso coletivo.

A Academia Literária apoia essa ideia.
E vocês? Qual a sua opinião?


Fonte: Metro Brasília

Luciano Vellasco

Sou o cara que brinca de ser escritor e se diverte em ser leitor. Apaixonado por livros, fotografia e escrever. Jogador de rpg nos domingos livres, colecionador de Action Figures e Edições Limitadas de jogos. Cinéfilo, amante de series e animes. Estou sempre em busca de conhecer novas pessoas e aprender com cada uma delas e por último, mas não menos importante: um lendário sonhador.
Leia Mais sobre o autor

Comentários
1 Comentários

Um comentário :

  1. Ideia brilhante e ainda para se confirma que foi lido o livro fazer resenha e ser avaliada, excelente ideia. Dá até para analisar o comportamento do detento através dessas resenhas. Gostei da ideia!!!

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!