Parceria: Bookstart



Bom dia, leitores!
Como vocês já devem saber (se não sabem, vão saber agora) a Academia Literária DF está sempre apoiando e divulgando iniciativas para fomentar a literatura e ajudar autores nacionais a terem um espaço no competitivo e ainda restrito mercado editorial brasileiro.
Muitos não têm ciência do quanto é complicado para autores iniciantes publicarem um livro. Os custos de produção são altos e muitas vezes o autor tem de desembolsar do próprio bolso, tanto para a comercialização do livro, quanto para divulgação e eventos, mas isso é uma conversa para um post futuro.
O fato é que hoje as coisas melhoraram um pouco. As editoras estão abrindo cada vez mais portas para os autores nacionais, plataformas de publicação como a Amazon tem ajudado o autor a dar o primeiro passo, redes sociais ajudam a divulgar e alavancar as vendas dos livros, blogueiros estão ai trabalhando arduamente para colocar no topo seus nacionais favoritos (como nós) e eis que surge um novo aliado nessa batalha: o financiamento coletivo.
Financiamento coletivo (crowdfunding) é o simples ato de arrecadar dinheiro na internet para projetos de: filantropia, ONGs, cultura, atletas, ativismo, games, pequenos negócios, entre outros. A famosa “vaquinha”, só que virtual. Financiamento coletivo não é algo comum aqui no Brasil. Eu mesmo conhecia por alto o Cartase (no passado, pois fiz uma pesquisa sobre a plataforma a alguns dias atrás). Recentemente uma nova plataforma de financiamento coletivo surgiu: a Bookstart. E o diferencial dela para vocês que estão lendo este texto é que a empresa é a primeira do tipo focada no mercado editorial brasileiro.
É isso mesmo, leitores. A Bookstart nasceu com a missão de serem os “intermediários entre os milhares de manuscritos que andam guardados nas gavetas, e os livros maravilhosos que você deseja tanto ler”. A Academia ficou muito contente com isso e mais contente ainda por firmar uma parceria com a plataforma. Estaremos atuando na ampla divulgação das obras (essa selecionadas através dos nossos próprios critérios de divulgação) cadastradas na plataforma para financiamento. Vamos unir forças para colocar no mercado, obras de autores que não tem condições de arcar com as altas despesas de publicações por demanda e a dificuldade de ser visto por uma editora. \0/
Vamos conhecer um pouco a respeito da plataforma?

Clique aqui para ver
Foco no mercado editorial

O Bookstart é a primeira plataforma de financiamento coletivo focada no mercado editorial brasileiro. Apresentamos uma forma alternativa para publicação de novas obras usando o conceito de crowdfunding, ajudando autores e editoras a viabilizar seus projetos através da colaboração dos próprios leitores. Nosso propósito é reunir em um só lugar leitores, autores e editoras.

Oportunidade para autores

Por meio do financiamento coletivo, oferecemos uma oportunidade para todo e qualquer autor realizar o sonho de ter seu livro publicado. Aqui é o lugar certo para angariar recursos, conectar-se com seus fãs, publicar seu livro e vê-lo exposto para todo o mercado editorial. Se você é um autor independente, fale conosco. Estamos aqui para publicar seu livro. Somos uma vitrine literária!

Oportunidade para editoras

O Bookstart proporciona às editoras a oportunidade de publicar seus títulos em pré-venda, sem desembolso de recursos. Através do financiamento coletivo para livros, os leitores têm o prazer de viabilizar novas obras que, pelos moldes de financiamento tradicionais, não teriam espaço nas livrarias.

Missão do Bookstart: muito além do crowdfunding

Nosso ideal é criar a cultura do leitor ativo que interage, opina e participa da criação literária brasileira. Todos os dias, criamos novas pontes entre autores talentosos a leitores ávidos por novidades, que tenham interesse em fazer parte do sucesso de seu autor preferido.


Nas palavras do organizador da plataforma:

"Somos uma plataforma de financiamento coletivo, onde cada autor ou editora monta um projeto a fim de angariar os recursos necessários para custear a publicação do seu livro. Este projeto tem um tempo determinado, em torno de 60 dias, após este prazo é iniciado o processo de editoração, impressão e entrega do livro. Ou seja, o livro só virará realidade se esta pré venda atingir a meta financeira. Caso a meta não seja atingida, o Bookstart estorna o pagamento de todos os apoiadores.
Uma observação importante é que autores e editoras contam com a contribuição financeira dos leitores para viabilizar a Campanha e, para cada Real contribuído, há uma recompensa. Essas recompensas variam de acordo com a criatividade e imaginação dos idealizadores do projeto.
Não somos uma editora, nos posicionamos como um modelo complementar ao de publicação hoje vigente. Por isso, atuamos como parceiros das editoras e dos autores, queremos sempre estar do lado deles e não como concorrentes. Abaixo um breve resumo de como funciona para os dois casos:
Editoras: O Bookstart é um intermediário. A Editora parceira monta o projeto e nos envia o arquivo por email (pode ser em Word) para colocarmos no site. Assim que recebermos o arquivo cadastramos a Campanha e enviamos o link para que comece a divulgação do projeto em todos os lugares e mídias que a editora tenha abertura. Após os 60 dias, caso o projeto tenha sido bem sucedido, depositamos os recursos na conta da editora decrescido da nossa comissão.
Autores: Nos casos de autores que não encontraram editoras, podemos formatar o projeto e montar uma Campanha no Bookstart. Hoje contamos com um Editor Chefe que tem a capacidade de gerenciar o processo de editoração e impressão para publicar o manuscrito com qualidade. Neste caso, toda a expertise editorial fica por nossa conta.
Hoje, nós já temos parceria com uma distribuidora que pode colocar todos nossos Ebooks nas maiores livrarias do Brasil e também no exterior. Contamos também com parceria de gráficas para impressão dos exemplares físicos. Para a promoção e divulgação, além no mail marketing, fechamos parceria com páginas do Facebook que nos permitem divulgar os projetos para mais de 400 mil pessoas. Disponibilizamos estes serviços para todos nossos parceiros, sejam editores ou autores.
Nosso objetivo é revelar e publicar novos autores. Junto com editoras podemos aumentar o número de livros publicados e também fazer com que mais livros sejam lidos. Pensando que para cada Real de apoio há uma recompensa, podemos dizer que com o financiamento coletivo, todo o autor sai do Bookstart publicado e com exemplares vendidos."


O que acham, leitores? Alguém ai tem um livro guardado na gaveta e está doido para publica-lo? Eis sua oportunidade! Para saber mais sobre a plataforma de financiamento, basta clicar aqui! Duvidas? Acesse as Perguntas Frequentes.


E lembre-se: divulgação é a alma do negócio ;)



Luciano Vellasco

Sou o cara que brinca de ser escritor e se diverte em ser leitor. Apaixonado por livros, fotografia e escrever. Jogador de rpg nos domingos livres, colecionador de Action Figures e Edições Limitadas de jogos. Cinéfilo, amante de series e animes. Estou sempre em busca de conhecer novas pessoas e aprender com cada uma delas e por último, mas não menos importante: um lendário sonhador.
Leia Mais sobre o autor

Comentários
3 Comentários

3 comentários :

  1. Luciano, eu sou loira e tipo meio que fiquei boiando ainda.
    A iniciativa é tipo o Catarse?
    A gente arruma patrocinadores pra financiar o livro?

    ResponderExcluir
  2. Exatamente igual o Cartarse. Só que somente para publicação de livros. Coloca o livro lá e pede para o pessoal (qualquer um) ajudar a financiar. No site deles tem tudo detalhado :)

    ResponderExcluir
  3. Esse tipo de iniciativa é uma alternativa bem interessante aos aspirantes a escritores que tanto batalham para conseguir seu lugar ao sol. Vale muito a pena conhecer e apoiar.

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário!